Breaking News
Home / Biologia / Cladística

Cladística

O que é Cladística?

PUBLICIDADE

A cladística ou sistemática filogenética é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução dos mesmos. Trata-se de um meio de organizar os seres de acordo com suas características evolutivas, com o objetivo de entender as relações entre os organismos.

Base de estudo para biologia comparada e evolução aplicada, porém não se define a história de um grupo apenas pela sistemática filogenética, atuando também a geologia, biogeografia, genética, entre outras disciplinas.

Baseia-se no fato que existe uma árvore com um ou mais ancestrais que deram origem a toda diversidade de seres, ou seja, o principio de ancestralidade da vida, que é um dos pilares da evolução. Os grupos são formados por relações de parentescos estabelecidas através deste ancestral.

As evidências estão nas transformações dos caracteres, ou seja, cada linhagem ou espécie compartilham uma série de atributos que são herdáveis. Com o tempo as diferenças vão se acumulando até que em algum momento podemos dizer que são duas espécies diferentes, fenômeno conhecido como especiação.

Cladística

A cladística é composta por clados, que são agrupamentos que incluem todos descendentes viventes ou extintos e um ancestral comum,é todo grupo que envolva mais de uma linhagem e um ancestral comum.

Alterações genéticas e físicas são denominadas caracteres, ou seja,as características de uma determinada espécie.Estes caracteres podemser diferenças tais como: variação de DNA, anatômica, comportamento, entre outras características.

PUBLICIDADE

No cladograma são representadas as relações evolutivas entre os seres vivos, sendo composto pela raiz, ramos, nós e terminais. Cada ramo representa uma linhagem que é agrupada, separando ou unindo os seres de acordo com suas características evolutivas.Os nós são os pontos de cladogênese que representam grupos irmãos.

Cladística

A cladística se inicia quando a fenética (método de classificação) estava em seu auge.

Fenética: forma utilizada para classificar os seres vivos. A fenética se baseia em um conjunto de métodos matemáticos que visa reunir grupos por semelhanças observáveis e, comparar as mesmas por meio de porcentagens de semelhanças. Os organismos eram reunidos em grupos ou subgrupos, onde se dava ênfase á algumas semelhanças mais importantes para a relação de parentesco, informando os ancestrais mais possíveis. Porém não leva em conta que uma simples semelhança pode não ser um indicativo de parentesco.

Cladística

Na cladística os grupos são divididos em:

Grupo monofilético: formado por um ancestral comum e todos os seus descendentes, ou seja, possui um ancestral comum exclusivo.

Grupo parafilético: inclui descendentes de um ancestral comum, porém não todos eles, faltando um grupo para se tornar monofilético.

PUBLICIDADE

Grupo polifilético: não inclui o ancestral comum de todos, mas sim possui vários ancestrais, um em cada grupo. Definido por uma semelhança que não foi herdada de um ancestral comum. Conjunto de espécies que apresentam caracteres comuns, mas que agrupam clados de origens variadas, faltando dois ou mais grupos para que se torne monofilético.

Camila Correia

Check Also

rosa

Rosa Flor

PUBLICIDADE O gênero Rosa é composto por um grupo conhecido de arbustos espinhosos e representantes …

poiquilocitose

Poiquilocitose

PUBLICIDADE Poiquilocitose refere-se à presença de poiquilócitos no sangue. Os poiquilócitos são glóbulos vermelhos com …

Anisocitose

Anisocitose

PUBLICIDADE Anisocitose é um termo médico que significa que os glóbulos vermelhos do paciente são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.