Breaking News
Home / Biologia / Vivíparos

Vivíparos

PUBLICIDADE

Vivíparos – O que são

Os vivíparos são animais cujo embrião se desenvolve completamente dentro do organismo materno, se alimentando e recebendo oxigênio diretamente de fontes fisiológicas, como o cordão umbilical, que é responsável pela troca de nutrientes, oxigênio e excretas.

Este processo é realizado na placenta da mãe. Geralmente a cada gestação dão origem a uma prole pequena ou única, sendo uma característica da maioria dos mamíferos.

Este tipo de reprodução é denominada viviparidade.

Exemplos: homem, cachorro, gato, rato, coelho, boi, cavalo, macaco, leão, entre outros.

Na biologia existem muitas exceções, quando se fala em viviparidade, a maioria dos animais que a apresenta são os mamíferos, porém existem outros que não pertencem a Classe Mammalia e são vivíparos, por exemplo: algumas espécies de répteis, alguns anfíbios e o escorpião imperador, que é um aracnídeo.

Outro exemplo de exceção são os ornitorrincos, embora sejam mamíferos, estes animais são ovíparos, onde o desenvolvimento do embrião ocorre dentro de um ovo.

VivíparosVivíparos

Organismos vivíparos são aqueles que dão à luz filhotes vivos, em vez de botar ovos. Os jovens se desenvolvem dentro do corpo da mãe.

Ovíparos

São aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo ao corpo materno. As fêmeas ovíparas podem por seus ovos já fecundados (fecundação interna), ou pode ocorrer à fecundação externa, ou seja, os ovos são fecundados em meio externo. Desta forma o embrião se desenvolve dentro do ovo e se alimenta de reservas nutritivas presentes no mesmo.

Por exemplo: alguns peixes, répteis, aves e invertebrados.

Ovovíparos

Quando o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário, liberando durante a eclosão os filhotes já formados.

Neste caso, o ovo, realiza diversas funções, tais como: proteger e nutrir o embrião.

Por exemplo: alguns répteis, peixes como algumas espécies de tubarões.

Ovulíparos

Ocorre quando fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo à fecundação nesse meio(fecundação externa).

Alguns peixes, invertebrados aquáticos e alguns anfíbios.

Características da viviparidade

Diferença entre Ovíparo e Vivíparo

O oposto de vivíparo é ovíparo, no qual o organismo põe ovos. Um exemplo muito reconhecível de animal ovíparo é a galinha.

Animais vivíparos investem muito tempo no desenvolvimento e cuidado dos filhotes. Os filhotes costumam levar vários meses para se desenvolver no útero da mãe e podem ficar com suas mães por meses ou até anos (por exemplo, no caso dos golfinhos, que podem permanecer dentro do casulo de sua mãe por toda a vida).

Assim, a mãe não tem muitos filhotes ao mesmo tempo. No caso das baleias, embora baleias mortas tenham sido encontradas com vários fetos, as mães geralmente dão à luz apenas um filhote.

As focas geralmente têm um filhote de cada vez. Isso contrasta com alguns outros animais marinhos, como caranguejos ou peixes, que podem produzir milhares ou até milhões de filhotes, mas os filhotes geralmente são lançados no oceano, onde há relativamente pouca chance de sobrevivência. Portanto, embora o investimento de tempo e energia em animais vivíparos seja grande, seus filhotes têm uma grande chance de sobrevivência.

Os tubarões costumam ter mais de um filhote (os tubarões-martelo podem ter dezenas de uma vez), mas esses tubarões crescem relativamente grandes no útero. Embora não haja cuidados dos pais após o nascimento, os jovens são relativamente autossuficientes quando nascem.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.