Casamento Consanguíneo – O que é

casamento consanguíneo pode causar a transferência de dois alelos defeituosos recessivos, um da mãe e outro do pai, para os filhos; o que pode causar o aparecimento de anomalias congênitas.

casamento consanguíneo é referido a uma união conjugal entre parentes biológicos próximos. Em genética clínica, é chamada de relação por casamento entre primos de primeiro e segundo grau

Estudos ao longo de várias décadas demonstraram que existe uma alta correlação entre o casamento consanguíneo e a malformação congênita hereditária.

Alguns dos distúrbios genéticos hereditários são transferidos como autossômicos recessivos em indivíduos portadores e a consanguinidade facilita o mapeamento de homozigose dessas doenças genéticas; que aparece em seus filhos como anomalias congênitas (doença, distúrbio ou defeito).

Casamento Consanguíneo

Os filhos de pais consanguíneos correm o risco de uma série de doenças como câncer, distúrbios mentais, hipertensão, déficit auditivo, diabetes mellitus, epilepsia, asma, leucemia, talassemia beta, doenças cardíacas congênitas e não congênitas.

O que é o casamento consanguíneo?

É o grau de parentesco entre indivíduos, ou seja, ascendência em comum.

Razões que favorecem o casamento consanguíneo têm sido listadas como uma maior compatibilidade entre marido e mulher compartilhando as mesmas relações sociais, estabilidade dos casais, reforçando a solidariedade familiar, facilitando as negociações financeiras e outras. O casamento consanguíneo é enraizado e até comum em uma parte da população mundial, dependendo da localidade.

A crescente conscientização sobre a prevenção de doenças genéticas e congênitas na prole está levando um número crescente de casais a considerar o casamento e a reprodução em comunidades altamente consanguíneas para buscar aconselhamento sobre consanguinidade.

Os provedores de cuidados primários de saúde se deparam com casais consanguíneos que exigem respostas às suas perguntas sobre os riscos de saúde esperados para seus filhos.

Preconcepção e aconselhamento pré-marital sobre consanguinidade devem fazer parte do treinamento de provedores de cuidados de saúde, particularmente em populações altamente consanguíneas.

fenômeno da endogamia aumenta o nível de homozigotos para distúrbios genéticos autossômicos e geralmente leva a uma diminuição da capacidade biológica de uma população conhecida como depressão por endogamia, um objetivo importante em estudos clínicos.

Casamento Consanguíneo

Os filhos de relações consanguíneas correm maior risco de certos distúrbios genéticos. Distúrbios autossômicos recessivos ocorrem em indivíduos homozigotos para uma mutação genética recessiva específica. Isso significa que eles carregam duas cópias (alelos) do mesmo gene.

Como os parentes compartilham uma proporção de seus genes, é muito mais provável que pais relacionados sejam portadores de um gene autossômico recessivo e, portanto, seus filhos tenham um risco maior de um distúrbio autossômico recessivo.

A extensão em que o risco aumenta depende do grau de relação genética entre os pais, assim, o risco é maior nas relações de acasalamento em que os pais são parentes próximos, mas para relacionamentos entre parentes mais distantes, como primos de segundo grau, o risco é menor.

Fonte: Camila Correia