Breaking News
Home / Biologia / Plastos

Plastos

PUBLICIDADE

Plastos – Definição

Os plastos ou plastídios são um grupo de organelas filogeneticamente e fisiologicamente relacionadas encontradas em todos os tipos de plantas e algas.

Em suas funções, os diferentes tipos de plastídios contribuem para o metabolismo das plantas, promovendo assim o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Uma das principais características dessas organelas é o fato de possuírem dupla membrana.

Nas células, os plastos ou plastídios estão principalmente envolvidos na fabricação e armazenamento de alimentos. Eles estão, portanto, envolvidos em processos como fotossíntese, síntese de aminoácidos e lipídios, bem como armazenamento de vários materiais entre algumas outras funções.

Plastos – O que são

Os plastos ou plastídios são organelas de dupla membrana encontrados nas células de plantas e algas.

Eles são necessários para processos vitais essenciais, como fotossíntese, fabricação e armazenamento de alimentos. Possuem diferentes tipos de pigmentos que podem alterar a cor da célula.

Também podem armazenar produtos como amido e sintetizar ácidos graxos e terpenos, para produzir energia e matéria-prima para a síntese de outras moléculas.

PlastosPlastos ou Plastídios

Alguns dos tipos de plastos mais comuns incluem:

Cloroplastos: são provavelmente os mais conhecidos dos plastos. Estes são responsáveis pela fotossíntese. O cloroplasto é preenchido com tilacóides, que é onde ocorre a fotossíntese e clorofila.

Cromoplastos: local para os pigmentos serem armazenados e sintetizados na planta. Estes são encontrados em plantas com flores, frutas e folhas de envelhecimento. Existem pigmentos carotenóides que permitem as diferentes cores nas frutas e nas folhas do outono. Uma das principais razões para essas estruturas e cores é atrair polinizadores.

Gerontoplastos: são basicamente cloroplastos que estão passando pelo processo de envelhecimento. Estes cloroplastos das folhas estão começando a se converter em diferentes organelas ou estão sendo repostos, uma vez que a folha não está mais utilizando a fotossíntese durante a senescência da planta.

Leucoplastos: são organelas não pigmentadas e não têm cor alguma. Eles são encontrados nas partes não fotossintéticas da planta, como as raízes. Dependendo do que a planta precisa, eles podem se tornar essencialmente galpões de armazenamento para amidos, lipídios e proteínas. Eles são mais facilmente usados para sintetizar aminoácidos e ácidos graxos.Os leucoplastos são subdivididos em três diferentes plastídios: amiloplastos,para armazenamento de amido e detecção da gravidade para geotropismo; proteinoplastos, para armazenar e modificar proteína e elaioplastospara armazenar gordura.

Alguns dinoflagelados e lesmas do mar, em particular do gênero Elysia, pegam as algas como alimento e mantêm os plastos da alga digerida para lucrar com a fotossíntese, depois de um tempo, os mesmos também são digeridos, processo conhecido como cleptoplastia.

Plastos – Resumo

Plastos ou Plastídios

Os plastídios são responsáveis pela fotossíntese, armazenamento de produtos como o amido e pela síntese de muitas classes de moléculas, como ácidos graxos e terpenos, que são necessários como blocos de construção celular e/ou para a função da planta.

Os plastídios são componentes essenciais da fotossíntese em plantas e algas.

Organelas, chamadas de plastídios, são os principais locais de fotossíntese nas células eucarióticas. Os cloroplastos, bem como qualquer outro pigmento contendo organelas citoplasmáticas que permitem a coleta e conversão de luz e dióxido de carbono em alimento e energia, são plastídios.

Encontrados principalmente em células eucarióticas, os plastídios podem ser agrupados em dois tipos distintos, dependendo de sua estrutura de membrana: plastídios primários e plastídios secundários.

Os plastídios primários são encontrados na maioria das algas e plantas, e os plastídios secundários mais complexos são normalmente encontrados no plâncton, como diatomáceas e dinoflagelados.

Explorar a origem dos plastídios é um campo de pesquisa estimulante porque aumenta nossa compreensão da base da fotossíntese em plantas verdes, nossa principal fonte de alimento no planeta Terra.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.