Hermafrodita

PUBLICIDADE

O que é hermafrodita?

Hermafrodita ou intersexual é um indivíduo que tem algumas ou todas as características sexuais primárias de ambos os sexos, ou seja, organismo que tem órgãos completos ou parciais reprodutores e produzem gametas normalmente associados machos e fêmeas.

Muitos grupos taxonômicos de animais (principalmente invertebrados) não possuem sexos separados. Nestes grupos, o hermafroditismo é uma condição normal, permitindo uma forma de reprodução sexual em que cada parceiro pode atuar como feminino ou masculino. Por exemplo, a grande maioria dos tunicados, caracóis, minhocas e lesmas são hermafroditas.

O hermafroditismo também é encontrado em algumas espécies de peixes e, em menor grau, em outros vertebrados.

A maioria das plantas também é hermafrodita.A maioria das espécies hermafroditas exibe algum grau de autofecundação. A distribuição das taxas de autofecundação entre os animais é semelhante à das plantas, sugerindo que processos semelhantes estão operando para direcionar a evolução da autofecundação em animais e plantas.

Os hermafroditas sequenciais (dicogamia) ocorrem em espécies nas quais o indivíduo nasce como um sexo, mas depois pode mudar para o sexo oposto. Isso contrasta hermafroditas simultâneos, nos quais um indivíduo pode possuir genitália masculina e feminina totalmente funcional.

hermafroditismo sequencial é comum em peixes, algumas medusas, gastrópodes e algumas plantas com flores. Hermafroditas sequenciais só podem mudar de sexo uma vez.

hermafroditismo sequencial pode ser melhor entendido em termos de ecologia comportamental e evolutiva, que afirma que se um indivíduo de certo sexo poderia aumentar significativamente seu sucesso reprodutivo depois de atingir um certo tamanho, seria a sua vantagem para mudar para esse sexo.

HermafroditaHermafrodita

Trocadores Sexuais Bidirecionais: onde um organismo possui órgãos reprodutivos femininos e masculinos, mas age como feminino ou masculino durante diferentes fases da vida.

Hermafroditas simultâneos: hermafrodita simultâneo (ou síncrono) (ou homogâmico) é um organismo adulto que tem órgãos sexuais masculinos e femininos ao mesmo tempo.

Eles geralmente não praticam a autofertilização, quando encontra um parceiro, o casal se alterna entre o qual um age como o macho e outro como a fêmea.As minhocas são um exemplo de um hermafrodita simultâneo.

Embora possuam ovários e testículos, eles têm um mecanismo de proteção contra a autofecundação. A reprodução sexual ocorre quando dois vermes se encontram e trocam gametas.

Botânica

Hermafrodita é usada na botânica para descrever uma flor que tem tanto partes masculinas como femininas produtoras de óvulos. Esta condição é vista em muitas plantas.

Uma analogia mais próxima do hermafroditismo na botânica é a presença de flores masculinas e femininas separadas no mesmo indivíduo.Essas plantas são chamadas de monoicas.

Humanos

Existem três tipos de hermafroditas: verdadeiro, pseudo masculino e pseudo feminino.Um hermafrodita verdadeiro é alguém que tem ovário e tecido testicular.

A genitália pode variar de completamente masculino ou feminino, para uma combinação de ambos ou até mesmo de aparência ambígua.

Pseudo feminino significa que uma pessoa tem cromossomos XX com órgãos internos femininos normais, mas com genitália masculinizada, enquanto pseudo masculino significa que a pessoa nasce com cromossomos XY. Essa pessoa tem testículos que geralmente estão escondidos na cavidade abdominal. A genitália externa é geralmente feminina.

O tratamento em humanos depende da idade em que o diagnóstico é feito. Historicamente, se diagnosticado ao nascimento, a escolha do sexo é feita com base na condição da genitália externa (isto é, quais órgãos sexuais predominam), após o que foi realizada a chamada cirurgia intersexual para remover as gônadas do sexo oposto.

Assim, o consentimento do paciente tornou-se uma parte cada vez mais importante das decisões sobre cirurgia intersexual, de modo que a cirurgia pode ser adiada até a adolescência ou vida adulta, após os pacientes terem tempo suficiente para considerar seu gênero e tomar decisões informadas sobre o tratamento. Em indivíduos mais velhos, o gênero aceito pode ser reforçado pelos procedimentos cirúrgicos apropriados e pela terapia hormonal.

Hermafrodita – Resumo

Hermafrodita

Nos organismos que se reproduzem sexualmente, os machos têm órgãos que produzem gametas masculinos, geralmente espermatozoides. As mulheres têm diferentes órgãos sexuais que produzem gametas femininos, geralmente chamados de ovos. Nos organismos sexualmente dimórficos, cada organismo possui apenas alguns tipos de órgãos reprodutivos, e a população é dividida em gêneros. Às vezes, os organismos são divididos quase igualmente. Nestes casos, os indivíduos devem competir por companheiros. Às vezes, os gêneros formam pares igualmente, um homem para uma mulher. Outras vezes, um macho ou fêmea cruzará com um grande grupo do outro gênero.

Os hermafroditas tendem a ser animais solitários, embora existam exceções. Acredita-se que ser hermafrodita aumenta as chances de organismos solitários se reproduzirem, porque eles podem dar e receber gametas.

Isso permite que ambos compartilhem seu DNA e, ao mesmo tempo, tenham a chance de desenvolver uma prole própria.

O desenvolvimento de jovens em dois lugares diferentes também diminui a chance de que um evento aleatório elimine os dois jovens.

Quando você vive como um animal solitário e as oportunidades de acasalamento são escassas, essa é uma vantagem importante para os organismos hermafroditas.

Fonte: Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.