Breaking News
Home / Biologia / Vitamina A

Vitamina A

PUBLICIDADE

Vitamina A – O que é

As vitaminas são substâncias orgânicas contidas nos alimentos com função de regular o organismo e permitir o seu bom funcionamento.

Como todas as vitaminas, a vitamina A é essencial e não pode ser produzida pelo corpo na quantidade necessária para manter a saúde.

Essa vitamina está envolvida na transcrição do gene e, portanto, é essencial em todas as células.

Possui forte atividade antioxidante e é particularmente importante para a saúde dos olhos e da pele, função do sistema imunológico e saúde óssea. Além disso, acredita-se que essa vitamina desempenhe um papel importante na reprodução, na saúde reprodutiva e na amamentação infantil.

vitamina A é conhecida em sua forma precursora como beta-caroteno e em sua forma ativa como retinol.

Pessoas que não têm uma ingestão adequada de vitamina A tendem a ser mais suscetíveis a infecções e têm maior probabilidade de apresentar sintomas graves no caso de um resfriado, gripe ou outro tipo de infecção não grave. Além disso, também podem ocorrer problemas de visão e redução da visão noturna.

Pessoas com deficiência de vitamina A apresentam risco aumentado de nictalopia ou cegueira noturna. Essa condição torna difícil ou impossível enxergar com pouca luz.

Outro risco é uma doença ocular chamada ceratomalácia, que faz com que as córneas dos olhos fiquem muito secas, irritadas e turvas.

Como acontece com a maioria das outras vitaminas e minerais, a melhor maneira de obter a quantidade saudável recomendada de vitamina A é ingerindo uma grande variedade de alimentos.

Muitos alimentos são fontes ricas dessa vitamina essencial, incluindo fontes animais como carne, ovos, queijo, leite e certos tipos de peixes. Além disso, cenouras, abóbora, batata doce, melão, brócolis, espinafre e damascos são boas fontes de beta-caroteno.

vitamina A é solúvel em gordura, o que significa que o corpo pode armazenar um suprimento dessa vitamina no fígado. Isso também significa que a vitamina é melhor absorvida pelo corpo quando ingerida como parte de uma refeição que contém gordura.

Vitamina A

Embora seja essencial para uma boa saúde, a vitamina A pode ser tóxica em doses muito grandes. A doença causada pela toxicidade é conhecida como hipervitaminose A e pode causar defeitos congênitos, problemas hepáticos, queda de cabelo, descoloração da pele, ressecamento da pele e alta pressão sanguínea intracraniana. Além disso, essa doença pode aumentar o risco de osteoporose.

A hipervitaminose A ocorre quando a quantidade da vitamina no corpo excede a quantidade que o fígado pode armazenar, fazendo com que o excesso entre na circulação por todo o corpo. Na maioria dos casos, essa toxicidade se deve ao consumo excessivo de suplementos vitamínicos contendo grandes doses de vitamina A.

As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos:

Vitaminas lipossolúveis: são aquelas que são solúveis em lipídeos e ficam armazenadas nas gorduras dos organismos. Exemplos: A, D, E, K.

Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que são solúveis em água. Exemplos: C, P, vitaminas do complexo B.

vitamina A é um poderoso antioxidante, que protege as células da ação danosa dos radicais livres. Está envolvida na manutenção do tecido epitelial do corpo, na formação de proteínas das células da visão, na formação e na manutenção dos dentes, membranas mucosas, tecidos moles e ósseos, assim como para favorecer uma pele saudável.

Existem dois tipos de vitamina A:

Pré-vitamina A (retinol): encontrada em alimentos de origem animal.
Provitamina A:
 encontrada em alimentos de origem vegetal. O tipo mais comum é o betacaroteno.

Alimentos ricos em vitamina A: Tomate, mamão, manga, cenoura, ovo, abóbora, folhas verdes, leite, fígado, batata-doce, entre outros.

Benefícios da Vitamina A

Ajuda na manutenção de uma boa visão;
Participa da síntese de hormônios e enzimas;
Ajuda na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles;
Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
Fortalece o sistema imunológico;
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce;
Melhora a qualidade dos cabelos, unhas e pele;
Pode reduzir o risco de vários tipos de câncer.

Deficiência de vitamina A: Pele e olhos secos, boca seca, dor de cabeça, infecções frequentes, unhas quebradiças, fadiga, entre outros.

Excesso de vitamina A: Náuseas, vômitos, falta de apetite, ressecamento da pele, queda de cabelo, dores musculares, dor de cabeça, visão turva, entre outros.

A quantidade de vitamina A que se deve consumir diariamente depende de fatores tais como, idade, sexo, gravidez. Uma dieta saudável e equilibrada pode te proporcionar a vitamina A que o corpo precisa.

Boas fontes de vitamina A

Vitamina A

Boas fontes de vitamina A (retinol) incluem:

Queijo
Ovos
Peixe oleoso
Para barrar com baixo teor de gordura fortificado
Leite e iogurte
Fígado e produtos do fígado, como patê de fígado – esta é uma fonte particularmente rica em vitamina A, então você pode correr o risco de ingerir vitamina A em excesso se a ingerir mais de uma vez por semana (se estiver grávida, deve evitar comer fígado ou produtos de fígado)

Você também pode obter vitamina A incluindo boas fontes de beta-caroteno em sua dieta, pois o corpo pode convertê-la em retinol.

As principais fontes alimentares de beta-caroteno são:

Vegetais amarelos, vermelhos e verdes (com folhas), como espinafre, cenoura, batata doce e pimentão vermelho
Frutas amarelas, como manga, mamão e damasco

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.