Breaking News
Home / Biologia / Poiquilocitose

Poiquilocitose

PUBLICIDADE

Poiquilocitose refere-se à presença de poiquilócitos no sangue. Os poiquilócitos são glóbulos vermelhos com forma anormal, como visto em um filme de sangue em humanos e muitas espécies selvagens e domésticas de animais, embora sejam comuns em alguns pequenos ruminantes clinicamente normais, particularmente cabras.

Os glóbulos vermelhos normais são discos arredondados e achatados, mais finos no meio do que nas bordas. Um poiquilócito é uma célula de formato anormal. Geralmente, a poiquilocitose pode se referir a um aumento nos glóbulos vermelhos anormais de qualquer forma, onde eles constituem 10% ou mais da população total.

Tratamento
Em todos os casos, o tratamento da poiquilocitose depende de sua causa. Por exemplo, a poiquilocitose pode ser causada por uma deficiência vitamínica (por exemplo, vitamina B 12 , ácido fólico ), caso em que o tratamento é para repor a vitamina deficiente. Pode ser causada por uma doença digestiva, como a doença celíaca , caso em que a solução pode estar no tratamento da doença celíaca subjacente para que os nutrientes possam ser absorvidos adequadamente. Também pode ser visto na mielofibrose.

Etimologia
O termo deriva de poikilos ( ποικίλος ), que significa “variado” no grego antigo.

O que é

Poiquilocitose é uma condição médica rara, na qual as pessoas têm células vermelhas do sangue em forma anormal (hemácias) em suas células sanguíneas. As pessoas afetadas com esta doença têm uma quantidade maior de poiquilócitos no sangue, que são basicamente glóbulos vermelhos que são de várias formas.

Normalmente, as células vermelhas do sangue são redondas e planas, lembrando um disco. No entanto, uma pessoa que tem poiquilócitos pode transportar hemácias mais planas do que o normal ou alongadas. Em algumas ocasiões eles foram encontrados em forma de lágrima com projeções pontiagudas.

Esta desordem sanguínea pode ser fatal. O principal objetivo das células vermelhas do sangue em nosso corpo é transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos. Por causa de sua parte ímpar, eles podem ser incapazes de transportar oxigênio suficiente, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

Fonte: en.wikipedia.org/healthosphere.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE Definição A micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.