Breaking News
Home / Biologia / Tipos de Seleção Natural

Tipos de Seleção Natural

PUBLICIDADE

Quais são os tipos de seleção natural?

A seleção natural é um processo natural que resulta na sobrevivência e sucesso reprodutivo de indivíduos ou grupos melhor adaptados ao seu ambiente e que leva à perpetuação de qualidades genéticas mais adequadas a esse ambiente particular.

Seleção Direcional

O primeiro tipo de seleção natural é chamado de seleção direcional.A seleção direcional são mais frequentemente vistas quando uma coloração é favorecida sobre outra para uma espécie, por exemplo. Isso poderia ser para ajudá-los a misturar-se em um ambiente, camuflar-se ou imitar outra espécie para enganar os predadores. Outros fatores que podem contribuir para que um extremo seja selecionado em detrimento do outro incluem a quantidade e o tipo de alimento disponível.

Tipos de Seleção Natural

Seleção Disruptiva

Seleção disruptiva ou diversificadora é um termo usado para descrever mudanças genéticas da população que favorecem simultaneamente indivíduos em ambos os extremos da distribuição. Na seleção disruptiva os indivíduos dos extremos contribuem com mais prole do que aqueles com características intermediárias, produzindo dois picos na distribuição em um gráfico.

Por exemplo: em uma região que vive uma população de pássaros que possuem três tipos de bico: alguns possuem bico fino e delicado, outros possuem o bico mais forte e maior e outros pássaros uma mistura dos dois primeiros tipos, ou seja, intermediária, o que dificulta os alimentos disponíveis a esses pássaros.

Seleção de Estabilização

O mais comum dos tipos de seleção natural é a seleção estabilizadora. Nesta o fenótipo mediano é o selecionado durante a seleção natural.

A seleção estabilizadora é o tipo de seleção natural que a cor da pele humana segue. A maioria dos humanos não é extremamente clara ou de pele extremamente escura. A maioria das espécies cai em algum lugar no meio desses dois extremos. Isso cria um pico muito grande bem no meio da curva do sino.Em vez disso, faz com que o pico da curva do sino seja ainda maior do que o que seria considerado normal. Isso geralmente é causado por uma mistura de características através de incompleta ou codominância dos alelos.

Seleção Sexual

Seleção Sexual é outro tipo de seleção natural. No entanto, ele tende a distorcer as razões fenotípicas na população. Na seleção sexual, as fêmeas das espécies tendem a escolher parceiros baseados em características que mostram que são mais atraentes. A aptidão dos machos é julgada com base nos mais atraentes e, que irão reproduzir mais e os descendentes também terão essas características.

Seleção artificial

A seleção artificial não é um tipo de seleção natural, obviamente, mas ajudou Charles Darwin a obter dados para sua teoria da seleção natural. A seleção artificial imita a seleção natural, pois certas características são escolhidas para serem passadas para a próxima geração. No entanto, em vez da natureza ou do ambiente em que a espécie vive, sendo o fator decisivo para tais características são favoráveis ​​e quais não são, são os seres humanos que fazem a seleção de características durante a seleção artificial.

Darwin foi capaz de usara seleção artificial em seus pássaros para mostrar que as características desejáveis ​​podem ser escolhidas através da criação.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Hermafrodita

Hermafrodita

PUBLICIDADE O que é hermafrodita? Hermafrodita ou intersexual é um indivíduo que tem algumas ou …

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.