Breaking News
Home / Biologia / Tipos de Seleção Natural

Tipos de Seleção Natural

PUBLICIDADE

A seleção natural é definida como um processo ou uma “força” que permite que organismos mais bem adaptados ao seu ambiente sobrevivam melhor e produzam mais descendentes.

A seleção natural pode assumir muitas formas ou tipos.

O cientista britânico Charles Darwin (1809-1882) não foi o primeiro cientista a explicar a evolução ou reconhecer que as espécies mudam com o tempo. No entanto, ele recebe a maior parte do crédito simplesmente porque foi o primeiro a publicar um mecanismo de como a evolução aconteceu. Esse mecanismo é o que ele chamou de Seleção Natural.

Com o passar do tempo, mais e mais informações sobre a seleção natural e seus diferentes tipos foram sendo descobertas. Com a descoberta da genética pelo abade e cientista vienense Gregor Mendel (1822-1884), o mecanismo da seleção natural tornou-se ainda mais claro do que quando Darwin o propôs pela primeira vez. Agora é aceito como fato pela comunidade científica.

Para tornar mais fácil falar sobre isso, vamos considerar a distribuição de características em uma população de forma gráfica. Em nós vemos a curva normal do sino de distribuição de traços. Por exemplo, se estivéssemos falando sobre a altura como uma característica, veríamos que sem qualquer pressão de seleção sobre esta característica, as alturas dos indivíduos em uma população variariam, com a maioria dos indivíduos tendo uma altura média e menos sendo extremamente baixos ou extremamente alta. No entanto, quando as pressões de seleção atuam sobre uma característica, essa distribuição pode ser alterada.

A seleção natural pode ocorrer com ou sem mudança ambiental:

Em um ambiente constante, a seleção natural manterá uma população estável e essencialmente manterá o status quo.
Em um ambiente constante, se uma nova variação: As diferenças entre os indivíduos de uma população. surge o que é mais vantajoso, a nova característica será perpetuada e a espécie irá evoluir.
Em um ambiente em mudança, a seleção natural favorecerá as variações: As diferenças entre os indivíduos de uma população. que resultam em uma melhor adequação ao novo ambiente, resultando em adaptação e evolução.

Quais são os tipos de seleção natural?

A seleção natural é um processo natural que resulta na sobrevivência e sucesso reprodutivo de indivíduos ou grupos melhor adaptados ao seu ambiente e que leva à perpetuação de qualidades genéticas mais adequadas a esse ambiente particular.

Seleção Direcional

O primeiro tipo de seleção natural é chamado de seleção direcional.

seleção direcional são mais frequentemente vistas quando uma coloração é favorecida sobre outra para uma espécie, por exemplo.

Isso poderia ser para ajudá-los a misturar-se em um ambiente, camufla

r-se ou imitar outra espécie para enganar os predadores.

Outros fatores que podem contribuir para que um extremo seja selecionado em detrimento do outro incluem a quantidade e o tipo de alimento disponível.

Tipos de Seleção Natural
Seleção Natural

Seleção Disruptiva

Seleção disruptiva ou diversificadora é um termo usado para descrever mudanças genéticas da população que favorecem simultaneamente indivíduos em ambos os extremos da distribuição.

Na seleção disruptiva os indivíduos dos extremos contribuem com mais prole do que aqueles com características intermediárias, produzindo dois picos na distribuição em um gráfico.

Por exemplo: em uma região que vive uma população de pássaros que possuem três tipos de bico: alguns possuem bico fino e delicado, outros possuem o bico mais forte e maior e outros pássaros uma mistura dos dois primeiros tipos, ou seja, intermediária, o que dificulta os alimentos disponíveis a esses pássaros.

Seleção de Estabilização

O mais comum dos tipos de seleção natural é a seleção estabilizadora. Nesta o fenótipo mediano é o selecionado durante a seleção natural.

A seleção estabilizadora é o tipo de seleção natural que a cor da pele humana segue. A maioria dos humanos não é extremamente clara ou de pele extremamente escura.

A maioria das espécies cai em algum lugar no meio desses dois extremos. Isso cria um pico muito grande bem no meio da curva do sino. Em vez disso, faz com que o pico da curva do sino seja ainda maior do que o que seria considerado normal. Isso geralmente é causado por uma mistura de características através de incompleta ou codominância dos alelos.

Seleção Sexual

Seleção Sexual é outro tipo de seleção natural. No entanto, ele tende a distorcer as razões fenotípicas na população.

Na seleção sexual, as fêmeas das espécies tendem a escolher parceiros baseados em características que mostram que são mais atraentes. A aptidão dos machos é julgada com base nos mais atraentes e, que irão reproduzir mais e os descendentes também terão essas características.

Seleção artificial

seleção artificial não é um tipo de seleção natural, obviamente, mas ajudou Charles Darwin a obter dados para sua teoria da seleção natural.

seleção artificial imita a seleção natural, pois certas características são escolhidas para serem passadas para a próxima geração. No entanto, em vez da natureza ou do ambiente em que a espécie vive, sendo o fator decisivo para tais características são favoráveis e quais não são, são os seres humanos que fazem a seleção de características durante a seleção artificial.

Darwin foi capaz de usara seleção artificial em seus pássaros para mostrar que as características desejáveis podem ser escolhidas através da criação.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.