Breaking News
Home / Biologia / Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE

O que é terra primitiva?

A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do planeta desde a sua formação até os dias atuais. Quase todos os ramos das ciências naturais contribuíram para a compreensão dos principais eventos do passado, caracterizados pela constante mudança geológica e evolução biológica.

A escala de tempo geológico (GTS), como definido pela convenção internacional, descreve os grandes períodos de tempo desde o início da Terra até o presente e, suas divisões registram alguns eventos definitivos da história da mesma. A Terra se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos e, em sua época primitiva, diferenciava-se muito da forma atual.

Durante muito tempo o planeta Terra foi um ambiente inóspito, com constituição diferente de gases da atualidade. Acredita- se que cerca de 80% era constituído de gás carbônico e, que o oxigênio era ausente ou bastante escasso.

Por muitos anos, havia extremo calor devido a muitas atividades vulcânicas, o que causava liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios ultravioleta, descargas elétricas e pelas colisões frequentes com outros corpos oriundos do espaço.

Terra Primitiva

Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra durante esse período. Essa água permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação. Depois do seu esfriamento, essas moléculas acumularam-se nas depressões mais profundas do planeta e, assim, formaram os oceanos primitivos.

As moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente propiciaram o surgimento de primitivas formas de vida. Enquanto muitas dessas substâncias teriam vindo do espaço, outras foram formadas aqui graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.

Acredita-se que a Terra se formou a partir da mesma nuvem de gás (principalmente hidrogênio e hélio) e poeira interestelar que formou nosso sol e o restante do sistema solar e até mesmo nossa galáxia.Quando o nosso sistema solar começou a se unir, o sol se formou dentro de uma nuvem de poeira e gás que continuou a se contrair por suas próprias forças gravitacionais. Isso fez com que passasse pelo processo de fusão e emitisse luz, calor e outras radiações. Durante esse processo, as nuvens remanescentes de gás e poeira que cercavam o sol começaram a se formar em pequenos aglomerados, que eventualmente formaram planetas.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Teste de Schilling

PUBLICIDADE Definição O teste de Schilling é uma investigação médica usada para pacientes com deficiência …

Prostaglandina

PUBLICIDADE Definição As prostaglandinas são um grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou …

Células dendríticas

PUBLICIDADE Definição As células dendríticas, nomeadas por suas formas de sondagem, “tipo árvore” ou dendríticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.