Breaking News
Home / Biologia / Fitopatologia

Fitopatologia

O que é Fitopatologia

PUBLICIDADE

Por Fitopatologia se compreende a ciência que estuda os organismos e condições do ambiente responsáveis por causar doenças em vegetais. A palavra fitopatologia vem do grego, sendo que phyton significa planta; pathos, doenças; e logos, estudo. Ou seja: o estudo das doenças nas plantas.

Importância

A fitopatologia é responsável, além do estudo das doenças nas plantas, pelo estudo dos mecanismos causadores destas doenças, como também a interação entre os organismos patogênicos e as plantas, métodos preventivos, controle de doenças, além de ações para minimizar os impactos causados pelas moléstias que atacam os vegetais.

Desta forma, é importante ressaltar que a fitopatologia é uma ciência que abrange a busca de diagnósticos, estuda os sintomas, as causas e origens de uma determinada doença, suas formas de transmissão e, inclusive, seu controle. Para tanto, a fitopatologia se aproveita de diversos conhecimentos básicos e técnicas de botânica, microbiologia, engenharia genética, química, bioquímica, solos, meteorologia, física, enfim, diversos ramos da ciência, de forma a contemplar os conhecimentos.

Fitopatologia

Desde que a humanidade descobriu a agricultura e passou a se utilizar dela, o ser humano passou a enfrentar algumas doenças que afetavam as plantas, levando a perdas de suas plantações. Há relatos, inclusive, na bíblia, sobre doenças que atacavam vegetais, como a doença da ferrugem dos cereais, bem como doenças que atacavam as videiras e as oliveiras. Normalmente, segundo a bíblia, tais acontecimentos tinham relação com castigos divinos ou mesmo causas místicas.

Só há pouco tempo que a fitopatologia se tornou um ramo da ciência, em que são levadas em consideração as questões fisiológicas: as doenças nos vegetais passaram a ser observados com outro olhar, de forma a se considerar as relações fisiológicas entre os vegetais e seus patógenos, os quais podem ser fungos, vírus, bactérias e outros.  Além disso, estes processos são dinâmicos, resultando da interação entre o vegetal, o agente causal e o ambiente.

Portanto, é importante frisar que, com o aumento da população e, com a necessidade de ter uma produção agrícola mais produtiva, a fitopatologia é uma ferramenta essencial para cuidar das culturas agrícolas.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

FERNANDES, C.F. A importância da fitopatologia. Página Rural. 2005. Disponivel em: <http://www.paginarural.com.br/artigo/1158/a-importancia-da-fitopatologia> Acesso em 10/06/17

ROCHA, G.G. Fitopatologia – técnico em agricultura. Instituto Formação. Disponível em: < http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/14-39-41-apostilafitopatologia.pdf>. Acesso em 10/06/17

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.