Homo Sapiens

O Homo sapiens é uma espécies de primatas bípedes aos quais os humanos modernos pertencem, caracterizados por uma capacidade cerebral média de 1400 cc e pela dependência da linguagem e pela criação e utilização de ferramentas complexas.

O que é o Homo Sapiens?

O Homo sapiens é um tipo de macaco bípede. As espécies evoluíram na savana e possivelmente nas zonas úmidas da África há apenas 200.000 anos, tornando-a uma das mais novas espécies terrestres.

O Homo sapiens é uma espécie entre uma dúzia do gênero homo, incluindo o homo erectus, que colonizou a Eurásia há 2 milhões de anos, e o homo neanderthalensis, que só foi extinto há 30.000 anos.

Atualmente, todas as espécies, exceto o homo sapiens do gênero homo, estão extintas.

O gênero homo divergiu dos chimpanzés há cerca de 7 milhões de anos e dos gorilas há 8 milhões de anos.

O Homo sapiens não foi o primeiro macaco socialmente adepto, ou o primeiro macaco bípede, ou o primeiro macaco a se espalhar pela maior parte do mundo, ou o primeiro macaco que usa ferramentas, ou provavelmente até o primeiro macaco que usa a linguagem, mas é o primeiro macaco a desenvolver tecnologia e cidades avançadas.

Embora a espécie tenha 200.000 anos, não foi até cerca de 40.000 anos atrás que a espécie desenvolveu as qualidades tradicionalmente associadas ao homem moderno: arte, música, sistemas de símbolos e rituais complexos, e não até 10.000 anos atrás na “revolução neolítica” “que desenvolveu cidades, divisão de trabalho e agricultura. A escrita e o trabalho do bronze começaram há 6.000 anos, no Oriente Próximo e Médio.

Há 40.000 anos, o homo sapiens partiu da África, como seus ancestrais homo erectus há 2 milhões de anos e colonizou toda a Eurásia e Oceania por alguns milhares de anos. 10.000 anos atrás, pouco antes do final da última Era Glacial, o homo sapiens cruzou a ponte terrestre do Estreito de Bering para as Américas. O único continente hoje não seriamente colonizado pelas espécies é a Antártica.

Aproximadamente 50 anos atrás, as espécies conseguiram enviar uma pequena equipe ao satélite natural da Terra, Luna, tornando-se a primeira espécie terrestre a pisar em outro corpo celeste.

Existem inúmeras qualidades compartilhadas entre todos os membros do homo sapiens. Eles são chamados de universais humanos e incluem adorno corporal, sentimentos morais, classificação de estados internos, nomes pessoais, propriedades, folclore e centenas de outros. Cerca de 70.000 anos atrás, a espécie experimentou um gargalo populacional, sendo reduzida para 1.000 a 10.000 pares reprodutores.

Esse gargalo é parcialmente responsável pelo nível relativamente baixo de heterogeneidade genética entre indivíduos homo sapiens em relação a outras espécies.

O que é o gênero Homo?

Homo é um gênero de primata, a única espécie viva sendo Homo sapiens, ou humanos. O gênero é caracterizado por uma postura ereta, cérebros grandes, inteligência alta e ausência de pêlos.

Alguns dos membros mais famosos do gênero são Homo habilis (viveu de 2,5 a 1,6 milhões de anos), Homo erectus (de 2 a 200.000 anos atrás),

Homo heidelbergensis (de 600.000 a 250.000 anos atrás), Homo neanderthalis (de 130.000 a 30.000 anos atrás), Homo floresiensis (95.000 a 13.000 anos atrás) e Homo sapiens (200.000 anos atrás até o presente).

Existem outras espécies menos mencionadas, num total de 14 atualmente conhecidas.

O gênero pode ser considerado um dos animais terrestres de maior sucesso na história do planeta. Embora os membros desse gênero não excedam a biomassa ou o número de certos grupos de bactérias ou krill antártico, suas habilidades, incluindo auto-reflexão, raciocínio abstrato, cultura complexa, tecnologia, linguagem complexa e uma capacidade aparentemente aberta de cooperação social em escala de tirar o fôlego representam uma ruptura sólida com tudo o que veio antes deles.

Isso levou alguns a acreditar que os humanos foram criados por um ser divino, mas a maioria dos cientistas acredita que a evolução do gênero pode ser explicada em termos de evolução incremental dos ancestrais dos chimpanzés.

Os testes genéticos confirmam uma relação muito próxima entre humanos e chimpanzés.

Partindo de chimpanzés há cerca de 2,5 milhões de anos, o Homo evoluiu pela primeira vez na África e logo foi encontrado em todo o continente, exceto no deserto do Saara.

O deserto do Saara foi a principal barreira que impedia o gênero de migrar para fora da África, até cerca de 2 milhões de anos atrás, quando o Homo erectus cruzou a península do Sinai para os dias de hoje em Israel e além.

Muitos cientistas explicam isso através da Teoria da Bomba do Saara, que postula que o deserto do Saara passou por períodos de esverdeamento, atraindo o gênero da África ocidental e central para o Egito moderno e para outros continentes.

A espécie mais bem-sucedida e única existente, Homo sapiens, surgiu na África há 200.000 anos. Após cerca de 100.000 anos, deixou a África e se espalhou pela Eurásia, substituindo outros membros do gênero, pelos quais é provavelmente responsável por sua extinção. Cerca de 12.000 anos atrás, durante um evento chamado Revolução Neolítica, essa espécie descobriu a agricultura, possibilitando a construção de cidades e o enorme crescimento populacional. Hoje a população mundial se aproxima de 7 bilhões.

O que são neandertais?

Os neandertais são uma espécie extinta do gênero Homo, que inclui seres humanos e muitos de nossos ancestrais e seus derivados evolutivos.

Os neandertais existiram apenas entre 130.000 e 24.000 anos atrás, e podem ser pensados como um humano primitivo adaptado aos climas severos da Era do Gelo.

Eles eram relativamente curtos (altura média 5 ‘5’ ‘para homens, alguns centímetros mais curtos para mulheres), mas bem construídos. De fato, a exposição mútua entre os neandertais e os primeiros humanos modernos pode ter contribuído para a noção mitológica popular de um anão.

Os neandertais tinham crânios baixos, planos e alongados, projetando faces médias, uma caixa cerebral 10% maior que os humanos e algumas dezenas de outras características físicas que os diferenciam dos humanos modernos, além de rejeitar a ideia de que os neandertais eram apenas uma subespécie do Homo sapiens.

Os neandertais nunca existiram em números muito grandes; os cientistas calculam que nunca houve mais de 10.000 indivíduos em um dado momento. Foram encontrados cerca de 400 fósseis de neandertais, alguns com partes de partes moles preservadas, permitindo acesso a material genético. Como outros membros do gênero Homo, os neandertais viviam em grupos tribais que variavam entre 20 e 200 membros.

Sendo as espécies Homo mais recentes a serem extintas, os neandertais avançaram em sua tecnologia e cultura em relação a espécies anteriores, como Homo habilis ou Homo erectus.

Sua indústria de pedras é conhecida como mousteriana e possuía armas afiadas de dois gumes, incluindo machados, raspadores, lanças e muito mais.

Existe até alguma evidência de que os neandertais fizeram lanças para uso como projéteis, uma prática normalmente associada apenas à nossa própria espécie, o Homo sapiens.

Neandertais envolvidos em outras atividades complexas normalmente associadas aos humanos modernos: enterros rituais, abrigos sofisticados, uso de fogo e esfola animais. Como alguns grupos humanos, há também evidências de que eles praticaram canibalismo mortuário, possivelmente um efeito colateral da escassez de alimentos na tundra européia e asiática.

Há fortes evidências anatômicas e genéticas de que os neandertais tinham linguagem ou alguma forma de fala mais complexa do que apenas grunhir. Eles possuíam um osso hióide, que conecta a língua à laringe, permitindo uma gama muito maior de movimentos da língua e da laringe do que outros primatas. Estudos do ouvido neandertal de fósseis sugerem sensibilidade a uma variedade de sons, e o DNA extraído dos ossos mostra a presença da mesma versão do gene FOXP2 que os humanos modernos, um gene conhecido por desempenhar um papel próximo na linguagem humana.

Como os neandertais não estão extintos por muito tempo, seu DNA é facilmente extraível dos ossos certos, e acredita-se que o genoma dos neandertais seja sequenciado em um futuro próximo.

Isso abre a possibilidade de reviver os neandertais, sintetizando seu genoma completo e injetando-o em um óvulo fertilizado e cultivando o feto resultante no útero humano.

O renascimento dos neandertais seria uma das maiores realizações científicas de toda a história, mas apresenta um conjunto desafiador de questões éticas.

Qual é a história evolutiva dos seres humanos?

A história evolutiva da humanidade começa há pelo menos 6-7 milhões de anos atrás, com o macaco fóssil Sahelanthropus tchadensis, que exibe características humanas e semelhantes a macacos.

O Sahelanthropus pode ser o ancestral comum dos chimpanzés, gorilas e/ou humanos, um ancestral primitivo dos seres humanos, um ancestral primitivo dos chimpanzés, um ancestral primitivo dos seres humanos ou uma linhagem completamente diferente de todos os itens acima. De qualquer forma, adiou a data provável da divergência entre chimpanzés e humanos em vários milhões de anos, o que, com base em estudos moleculares iniciais, era de 3 a 5 milhões de anos atrás. Essa divergência tardia não é mais aceita entre a comunidade antropológica.

Pouco depois de 6 a 7 milhões de anos atrás, ou sempre que a história evolutiva dos ancestrais humanos se separava dos chimpanzés, o registro fóssil continua com Orrorin tugenensis (6.1-5.8 mya), o ancestral humano mais antigo com evidências de locomoção bípede; Ardipithecus (5,5-4,4 milhões), outra espécie de pé que, apesar disso, possuía cérebro e corpo semelhantes aos de um chimpanzé; o famoso Australopithecus (4-2 milhões de anos), um “australopithecine gracioso” representado pelo fóssil “Lucy”; Kenyanthropus (3-2,7 mi), um dos primeiros macacos conhecidos na história evolutiva com uma face plana; e Paranthropus (3-1,2 mi), um “australopitecino robusto”, com uma estrutura robusta e tamanho do cérebro que se aproxima de 40% dos seres humanos modernos.

Cerca de 2,2 milhões de anos atrás, o gênero Homo apareceu na história evolutiva, coexistindo com Paranthropus e outros macacos semelhantes aos humanos que viviam na época.

Esse gênero foi um enorme aprimoramento intelectual do que veio antes dele, e um de seus primeiros membros, Homo habilis, tem um nome que significa “homem prático”.

Isso porque essa foi uma das primeiras espécies animais a dominar a tecnologia de ferramentas de pedra, embora haja evidências de que o Australopithecus garhi, datado de 2,6 milhões de anos atrás, provavelmente também fosse um usuário habilidoso de ferramentas de pedra. Isso marcou o início da Idade da Pedra, que continuou por milhões de anos até a Idade do Bronze começar apenas 5.300 anos atrás.

As espécies mais importantes na história evolutiva dos seres humanos são nossos parentes imediatos: os membros do gênero Homo.

A palavra “Homo” significa simplesmente “homem” em latim, e esses seres eram realmente próximos do homem, com cérebros grandes, postura ereta, natureza social e capacidade de usar ferramentas.

Infelizmente, eles estão todos extintos agora, então nunca saberemos do que eles realmente eram capazes, ou como eles se comunicavam. Esses importantes parentes humanos incluem Homo habilis, Homo rudolfensis, Homo ergaster, Homo georgicus, Homo antecessor, Homo cepranensis, Homo erectus, Homo heidelbergensis, Homo rhodesiensis, Homo neanderthalis, Homo sapiens idaltu e Homo floresienses.

O material genético deixado para trás por algumas dessas espécies está sendo estudado e revelará informações importantes sobre sua relação com a humanidade atual.

Resumo

Homo sapiens (em latim: “homem sábio”) a espécie à qual todos os seres humanos modernos pertencem.

O Homo sapiens é uma das várias espécies agrupadas no gênero Homo, mas é a única que não está extinta.

O nome Homo sapiens foi aplicado em 1758 pelo pai da classificação biológica moderna, Carolus Linnaeus.

Há muito se sabia que os seres humanos se assemelham fisicamente aos primatas mais do que qualquer outro organismo vivo conhecido, mas na época era um ato ousado classificar os seres humanos dentro da mesma estrutura usada para o resto da natureza. Linnaeus, preocupado exclusivamente com semelhanças na estrutura corporal, enfrentou apenas o problema de distinguir Homo sapiens de macacos (gorilas, chimpanzés, orangotangos e gibões), que diferem dos humanos em inúmeras características corporais e cognitivas. (O tratado de Charles Darwin sobre evolução, Sobre a origem das espécies, viria 101 anos depois.)

Desde a época de Linnaeus, um grande registro fóssil foi descoberto.

Esse registro contém inúmeras espécies extintas que estão muito mais intimamente relacionadas aos seres humanos do que aos macacos de hoje e que eram presumivelmente mais semelhantes ao Homo sapiens comportamentalmente.

Seguir os ancestrais dos seres humanos modernos até um passado distante levanta a questão do que se entende pela palavra humano. Homo sapiens é humano por definição, enquanto macacos não.

Mas e os membros extintos da tribo humana (Hominini), que claramente não eram Homo sapiens, mas eram muito parecidos com eles?

Não há resposta definitiva para esta pergunta.

Embora se possa dizer que a evolução humana envolve todas essas espécies mais intimamente relacionadas a Homo sapiens do que aos macacos, o adjetivo humano geralmente é aplicado apenas a Homo sapiens e outros membros do gênero Homo (por exemplo, H. erectus, H. habilis).

Comportamentalmente, apenas o Homo sapiens pode ser considerado “totalmente humano”, mas mesmo a definição de Homo sapiens é uma questão de debate ativo.

Alguns paleoantropólogos estendem o tempo dessa espécie de volta ao tempo para incluir muitos fósseis anatomicamente distintos que outros preferem alocar a várias espécies extintas.

Em contraste, a maioria dos paleoantropólogos, que desejam alinhar o estudo de homininos com o de outros mamíferos, prefere atribuir a Homo sapiens apenas as formas fósseis que se enquadram no espectro anatômico da espécie como existe hoje.

Nesse sentido, Homo sapiens é muito recente, tendo se originado na África há mais de 315.000 anos atrás.

O homem neandertal tinha olhos maiores, mas não desenvolvia seu poder cerebral como o Homo sapiens

Os neandertais eram membros do gênero Homo que habitava a Europa antes do surgimento do moderno Homo Sapiens na região.
Os neandertais eram uma espécie do gênero Homo que ocupou a Europa entre 130.000 e 24.000 anos atrás