Breaking News
Home / Biologia / Ecossistema Humano

Ecossistema Humano

PUBLICIDADE

O que é ecossistema humano?

Ecossistema é a interação dos fatores bióticos (seres vivos) com os abióticos (não vivos), ou seja, é o conjunto de diferentes espécies vivendo em uma determinada área e interagindo entre si e entres os componentes da região, havendo o fluxo de energia e a reciclagem da matéria.

Os componentes estruturais de um ecossistema são os fatores bióticos (tudo que tem vida) como os seres vivos e os abióticos (que não tem vida), tais como, os físicos (temperatura, vento, etc.), químicos (nutrientes) e geológicos (rocha, solo, etc.).

Não apenas oceanos, florestas e desertos são ecossistemas. Segundo os pesquisadores, o ser humano também pode ser considerado um imenso ecossistema, devido à variedade gigantesca e complexa de vida que abriga dentro do corpo.

Existem milhares de espécies diferentes de micróbios vivendo na superfície e dentro do organismo humano. Essas comunidades microbianas é denominada de microbioma e inclui trilhões de micro-organismos. Esses seres invisíveis a olho nu encontram-se em uma quantidade dez vezes maior do que a de células e genes.

Quanto a esses seres, existem os que são parasitas e outros vivem em simbiose (associação entre duas espécies que resulta benefícios mútuos) com os humanos.Alguns micro-organismos como, vírus, fungos e bactérias são responsáveis por diversas doenças, porém, não são todos os micróbios que as causam,sendo a grande maioria benéfica para a saúde e, compondo um grande ecossistema dentro do organismo.O equilíbrio destes com células, órgãos e tecidos é um sinal de saúde.

Algumas partes do corpo humano como, por exemplo, cérebro e ossos, são desprovidos de micro-organismos a não ser em caso de infecções. Já outros órgãos são ambientes férteis que vão sendo ocupados por comunidades destes. Em uma situação normal, esses invasores não trazem riscos á saúde, porém qualquer desequilíbrio pode trazer problemas. Fatores ambientais tais como, higiene, alimentação, poluição, contribuem para desequilíbrios.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Esporo Bacteriano

Esporo Bacteriano

PUBLICIDADE Os esporos bacterianos são uma forma de “sobrevivência” de certos gêneros bacterianos que mostram …

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.