Breaking News
Home / Biologia / Biologia Evolutiva

Biologia Evolutiva

Já dizia o geneticista e biólogo evolutivo ucraniano-estadunidense, Theodosius Dobzhansky (1900 – 1975): “mada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução”. A frase tem relação ao fato de que a Teoria da Evolução acabou por unificar todos os ramos da biologia: sem a evolução, os diversos ramos desta ciência não teriam conexão.

PUBLICIDADE

Assim, vale lembrar que o ramo da biologia que se ocupa com o estudo do processo evolutivo dos seres vivos é a Biologia Evolutiva. Porém, é importante entender, antes, o que é o termo evolução. Por evolução se compreende um processo, ao longo do tempo, em que ocorre a variação e adaptação de populações, podendo dar origem a novas espécies a partir de uma já existente.

A questão científica da evolução teve seu princípio com Jean-Batiste Lamarck (1744-1829), que cunhou a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. De maneira bem simplificada, para Lamarck, as espécies apresentavam modificações em seus organismos por conta do uso frequente de um determinado órgão. Como exemplo, o pescoço da girafa. Pela lei do uso e desuso, o pescoço da girafa era grande, pois elas precisavam se alimentar das folhas das árvores e, por isso, esticavam o pescoço – o que proporcionou o crescimento dele.

Outra lei proposta por Lamarck foi a herança dos caracteres adquiridos: qualquer mudança que um ser vivo sofresse, seria passada para seus descendentes. Embora as teorias de Lamarck estivessem equivocadas em vários aspectos, foi ele quem frisou um fator de grande relevância para a evolução: a influência do meio na evolução das espécies.

O naturalista Charles Darwin (1809-1882), por sua vez, propôs a Teoria da Evolução, que tentou explicar o que ocorria. Para Darwin, a evolução ocorria por conta da luta pela sobrevivência, sendo que apenas os mais aptos sobreviveriam e, assim, passariam suas caraterísticas aos seus descendentes. Além disso, o naturalista inglês propôs a ideia de que todos os organismos existentes compartilham um ancestral comum (a questão da ancestralidade). E foi só em 1940 que uma série de cientistas, utilizando a teoria de Darwin, reinterpretaram os dados com conhecimentos de várias áreas da biologia, em especial, a genética moderna, surgindo a teoria sintética da evolução.

Assim, de forma geral, a Biologia Evolutiva tem como objetivo entender, elucidar e trabalhar questões relacionadas à evolução dos seres vivos, sendo que os pesquisadores destas áreas recebem o nome de biólogos evolucionistas. Por conta da complexidade do tema, há muitas perguntas ainda não respondidas no que se refere às questões sobre a evolução das espécies.

PUBLICIDADE

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Check Also

Amaranto

Produto Natural – Amaranto

PUBLICIDADE O amaranto é um grão com alto valor nutritivo. Ele possui amplas quantias de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.