Breaking News
Home / Biologia / Aerobiose

Aerobiose

PUBLICIDADE

O que é Aerobiose?

A aerobiose é um processo bioquímico de respiração celular, na presença obrigatória de oxigênio. Representa a forma mais eficaz de obter energia, através do conjunto de vias metabólicas pelas quais a molécula de glicose (principal fonte de produção energética das células) é oxidada, ocorrendo à libertação de energia, que é armazenada em moléculas de ATP, ou seja, processo natural do corpo de usar a glicose para funções do organismo.

Todos os seres vivos que vivem na presença de oxigênio são denominados de aeróbios. A maioria dos seres vivos encontra-se nestas condições. Os seres que sobrevivem na ausência do oxigênio são chamados de anaeróbios.

Nos seres vivos a respiração aeróbia nos seres vivos é caracterizada pela utilização do oxigênio para a quebra da molécula de glicose, sendo degradada em dióxido de carbono e água, tornando-se energia. Esse processo é realizado pela organela das células denominada mitocôndria. É um processo inverso ao da fotossíntese, já que as plantas produzem glicose utilizando água, dióxido de carbono e energia solar.

Aerobiose

A respiração aeróbia é dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Na glicólise, o processo depende de duas moléculas de ATP. A glicose é quebrada parcialmente e forma duas moléculas de piruvato. O ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria e consiste em reações de oxirredução, descarboxilação e fosforilação.Neste processo são liberados vários hidrogênios e ocorre liberação de energia, resultando na formação de ATP.

Denominada também como transporte eletrônico ou fosforilação oxidativa, acadeira respiratória, recebe hidrogênios, formando moléculas de água. Ocorre nas cristas mitocondriais e consiste na transferência de elétrons até a molécula de oxigênio, sendo neste processo onde ocorre a maior parte da liberação de energia.

Os produtos finais da respiração celular é o gás carbônico CO2, água H2O e ATP. O NAD e o FAD são receptores intermediários de hidrogênio, já o oxigênio O2 é o receptor final.

Anaerobismo: processo de respiração que ocorre sem a presença do oxigênio.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Citocinas

PUBLICIDADE Definição As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por …

Hemodinâmica

Hemodinâmica

PUBLICIDADE Definição Hemodinâmica é um ramo da fisiologia que lida com a circulação sanguínea. O que …

Cruzamento Cromossômico

Cruzamento Cromossômico

PUBLICIDADE O que é cruzamento cromossômico? Você já ouviu falar em cruzamento cromossômico ou crossing-over? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.