Breaking News
Home / Biologia / Anilhamento de Aves

Anilhamento de Aves

O que é o Anilhamento de Aves?

PUBLICIDADE

Talvez você possa já ter reparado que, em algumas aves vendidas em pet shops, ou mesmo as que se encontram em Parques Ecológicos ou Zoológicos, há, na pata delas, um anel. Este anel, chamado de anilha, tem como objetivo ser um método de marcação individual destas aves. Além disso, trata-se de uma técnica muito utilizada para o estudo comportamental destes seres vivos, além de auxiliar no controle dos criadores de aves, tanto de espécies nativas, quanto exóticas.

O anilhamento de aves é uma atividade cuja prática está estabelecida pela legislação. Vale lembrar que, cada país, conta com um tipo de lei para estabelecer quais dados devem contar nas anilhas. Geralmente, estas estruturas afixadas nas patas das aves são feitas de metal, como liga de alumínio.

Quando se estuda o comportamento das aves na natureza, esta é uma técnica de essencial importância. No caso do anilhamento científico, quando uma ave é capturada, ela recebe uma anilha, além de contar com a retirada de informações, como tamanho do bico, das asas, peso, entre outros dados, que são catalogados. Em caso de recapturas, as anilhas permitem saber onde estas aves foram encontradas, como também favorece a coleta de novos dados dos aspectos biológicos destes animais.

Anilhamento de Aves

Pelo anilhamento é possível, por exemplo, saber qual a rota geográfica a ave percorreu. Se ela é capturada em um determinado ponto do planeta e é recapturada em outro, é possível saber qual sua distribuição geográfica – o que auxilia os pesquisadores em programas de conservação biológica. Outro ponto, é que as anilhas permitem saber a taxa de mortalidade, a longevidade das aves, entre outros dados científicos.

Em casos em que o anilhamento não tem fins científicos, mas sim comerciais, o objetivo é que a ave seja identificada junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Assim, é possível identificar o criador, o estado, se a ave é nativa ou exótica, entre outros dados. É importante ressaltar que todo anilhamento deve seguir o cumprimento de leis.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

ICMBIO. Anilhamento. Disponível em: <www.icmbio.gov.br/cemave/component/content/article/20-uncategorised/58-anilhamento.html>. Acesso em 04/08/17

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.