Breaking News
Home / Biologia / Biomecânica

Biomecânica

PUBLICIDADE

O que é

Biomecânica é uma disciplina científica que aplica princípios estudados em mecânica para a compreensão dos organismos vivos.

Esta disciplina incorpora pesquisadores de áreas como biofísica, bioengenharia, biologia e medicina, e abrange organismos de plantas a baleias.

Um número de faculdades e universidades têm programas de biomecânica que oferecem treinamento para os alunos, juntamente com inúmeras possibilidades de pesquisa neste campo muito amplo.

O estudo da biomecânica pode ocorrer em várias escalas e níveis, desde o nível molecular de sinalização celular até o estudo de organismos inteiros.

Entender como os organismos se movem é um aspecto importante deste campo, assim como o entendimento dos sistemas mecânicos do corpo, como o sistema circulatório e o aparelho digestivo.

Enquanto as pessoas podem não pensar em organismos vivos como máquinas, em muitos aspectos, elas realmente se comportam como máquinas, e os conceitos usados na mecânica básica também podem ser aplicados ao corpo.

Um campo de interesse em biomecânica é o estudo de lesões.

As lesões esportivas, em particular, são atraentes para alguns pesquisadores, com pessoas interessadas em aprender como os atletas no auge de seu desempenho se movimentam e se machucam, além de estudar lesões em pessoas que não são tão atléticas. Pesquisadores de biomecânica também analisam tópicos como a perda de um membro pode mudar padrões de movimento, como dispositivos protéticos podem ser melhor projetados para se mover com o corpo e como corpos respondem ao estresse e tensão variando de esgotamento da massa óssea no espaço até trabalhar como trabalhadores manuais.

Em um nível clínico, a biomecânica é muito importante para entender os padrões de lesão e para desenvolver programas de fisioterapia que aumentem a força.

A biomecânica também é a ciência por trás de muitas recomendações de ergonomia para todos, desde massoterapeutas até funcionários de escritório. Entender como atividades como usar um computador, sentar em uma cadeira desconfortável ou levantar objetos pesados forçam o corpo é um primeiro passo importante para encontrar maneiras de ajudar as pessoas a reduzir o esforço.

A biomecânica também é usada para mostrar às pessoas como usar seus corpos com mais eficiência, como no caso de um massoterapeuta que usa a pressão dos cotovelos em vez de apenas as mãos.

Pesquisadores também estão interessados em como diferentes tipos de organismos se movem e funcionam, e como essas variações conferem vantagens. Por exemplo, os peixes e os mamíferos marinhos nadam de várias maneiras diferentes, enquanto as plantas desenvolveram uma variedade de maneiras criativas de acessar nutrientes e recursos, como a luz do sol.

Biomecânica – Ciência

A biomecânica é a ciência preocupada com as forças internas e externas que atuam no corpo humano e os efeitos produzidos por essas forças.

Mais especificamente, a Biomecânica é o estudo do movimento humano e descreve as forças que causam esse movimento.

A biomecânica pode desempenhar um papel crucial tanto na prevenção de lesões quanto no aprimoramento do desempenho.

É importante que os atletas de todas as idades e níveis de habilidade compreendam a importância da educação para desenvolver mecanismos adequados.

A educação pode vir de várias formas, mas com a ênfase no aluno visual da sociedade atual, o feedback visual é uma das maneiras mais eficazes de modificar a técnica de um atleta e permitir que ele atue no nível mais eficiente possível.

A capacidade de um atleta de executar com eficiência e sem lesões é duas características-chave no resultado do desempenho, e ambas podem ser melhoradas com a análise biomecânica.

Quais são os diferentes tipos de trabalhos de biomecânica?

Existem muitos tipos diferentes de trabalhos biomecânicos, desde a avaliação do desempenho atlético até a pesquisa da marcha humana.

Vários laboratórios de pesquisa em todo o mundo se especializam em analisar como o corpo humano se movimenta em diferentes situações, e muitas carreiras biomecânicas envolvem pesquisa científica.

Outros trabalhos em potencial incluem o desenho de interfaces homem-computador, prevenção de lesões esportivas, correção de problemas biomecânicos e avaliação da marcha de pessoas com dor crônica.

A biomecânica é o estudo de como o corpo humano se move. Sempre que uma pessoa realiza alguma atividade, incluindo algo tão simples quanto caminhar, seu corpo deve coordenar o movimento de vários músculos.

Esses músculos se contraem ou relaxam para mover os ossos no que é coletivamente conhecido como sistema musculoesquelético. Os estudantes de biomecânica precisam ter um forte entendimento da biologia humana, mas eles também devem ser capazes de aplicar princípios de engenharia mecânica aos músculos e ossos. A maioria dos trabalhos biomecânicos exige um mínimo de mestrado, enquanto alguns precisam de um doutorado.

Muitas pessoas com qualificações biomédicas ou biomecânicas trabalham no setor de pesquisa. Muita pesquisa é realizada sobre como o corpo humano se move, e as pessoas com um grau de biomecânica estão em alta demanda neste campo. Avaliar e corrigir a marcha humana tem uma ampla gama de aplicações clínicas, desde reduzir a dor crônica até ajudar pessoas com certas doenças a se movimentarem com mais eficiência.

Há uma série de trabalhos biomecânicos que envolvem o design de interfaces entre máquinas e seres humanos. Isso está se tornando mais importante à medida que os avanços tecnológicos tornam as máquinas mais comuns, especialmente em situações industriais. Graduados em biomecânica que têm uma compreensão profunda de como as funções do corpo humano são frequentemente necessárias para trabalhar com este tipo de tecnologia.

Graduados com um grau de biomecânica também podem se tornar biomecânicos esportivos. Isso envolve analisar como o corpo humano funciona para descobrir como aumentar o desempenho atlético.

Trabalhos de biomecânica esportiva também podem envolver a prevenção de lesões, porque muitos problemas de uso excessivo podem ser evitados se o corpo estiver funcionando corretamente.

Muitas organizações esportivas diferentes, incluindo equipes esportivas, departamentos de pesquisa e universidades, contratam graduados em biomecânica.

Existem vários outros trabalhos biomecânicos. Isso inclui trabalhar em laboratórios que analisam o movimento dos pacientes, avaliando a força humana para decidir se uma pessoa é adequada para um determinado local de trabalho e até mesmo projetando próteses.

Os tipos de empregos biomecânicos disponíveis para um graduado geralmente dependem de sua experiência, bem como do grau alcançado, portanto, algumas carreiras podem não ser imediatamente acessíveis aos graduados.

Os benefícios da biomecânica

Basicamente, entender biomecânica e aplicá-la é a base para uma boa técnica em todos os esportes.

Então, estudando como o corpo humano naturalmente quer se mover, podemos remover o estresse e a pressão nos ossos, articulações, músculos e ligamentos. Isso resulta em melhor desempenho atlético, lesões reduzidas e maior bem-estar geral. Atletas de todas as idades e níveis de habilidade podem se beneficiar da análise biomecânica, seja para redução da dor ou para aumentar o desempenho de alto nível.

Aqui estão mais alguns benefícios da biomecânica adequada:

Maior velocidade de movimento (corrida, natação, etc.)
Mais poder (saltar, bater, levantar, etc.)
Conservação de energia através da economia de movimento.
Ajuda a eliminar desequilíbrios musculares.
Reduz o desgaste das articulações e ligamentos.
Melhor forma e técnica específicas do esporte.

Em suma, com boa biomecânica você pode ficar mais rápido e mais forte, reduzindo as lesões.

Como a biomecânica pode ser usada no esporte?

A biomecânica esportiva é um subcampo da biomecânica e é um ramo da ciência humana e biológica. Essencialmente, a biomecânica do esporte e do exercício concentra-se na análise da mecânica fisiológica do movimento humano.

Isso inclui a análise de como as forças interagem e os efeitos que essas forças exercem sobre e dentro do corpo.

Em outras palavras, a biomecânica nos esportes examina e explica por que e como o corpo humano se move como ele. Em um esporte como o tênis, isso também inclui a interação entre um atleta, seu ambiente e o equipamento.

Geralmente, os principais objetivos da biomecânica esportiva são:

Melhore o desempenho atlético identificando e aplicando a técnica ideal.
Evite lesões e acelere a recuperação.

Definição e história da biomecânica

Todo mundo já foi a um mecânico antes. Provavelmente você levou seu carro para ele ou para manutenção regular ou porque algo deu errado.

Por causa de sua compreensão dessas máquinas volúveis e onipresentes que todos utilizamos, elas provavelmente foram capazes de diagnosticar o problema com relativa rapidez e fazer com que você voltasse à estrada em alguns dias, no máximo.

Muito menos pessoas já foram a um biomecânico ou até mesmo sabem o que é!

Vamos explorar o que é exatamente o campo da biomecânica e analisar suas aplicações e usos no século XXI.

A biomecânica é o estudo de como os sistemas e estruturas de organismos biológicos, desde as menores plantas até os maiores animais, reagem a várias forças e estímulos externos.

Nos seres humanos, a biomecânica geralmente se refere ao estudo de como os sistemas esquelético e de musculatura funcionam sob diferentes condições.

Na biomecânica em geral, os cientistas muitas vezes tentam aplicar a física e outras formas de análise baseadas na matemática para descobrir os limites e as capacidades dos sistemas biológicos.

De certa forma, a biomecânica existe desde que as antigas mentes gregas e romanas começaram a dissecar animais e a vivisseccionar humanos para descobrir os sistemas internos de nossos corpos.

Muitos dos grandes filósofos e cientistas do nosso passado experimentaram alguma forma de biomecânica, desde Aristóteles, que escreveu Sobre o movimento dos animais no século IV aC, a Leonardo da Vinci, que estudou o músculo humano e a função articular no século XV. Itália.

No século 19, dezenas de europeus ficaram incrivelmente fascinados, por algum motivo, com a marcha dos cavalos e estudaram extensivamente a biomecânica do movimento galopante de um cavalo.

Hoje, mais do que um campo em que cientistas e filósofos se interessam, a biomecânica é seu próprio ramo da ciência humana e biológica, com departamentos inteiros em hospitais e universidades dedicados ao estudo do assunto.

Biomecânica – Cinesiologia

O termo biomecânica combina o prefixo bio, que significa “vida”, com o campo da mecânica, que é o estudo das ações das forças.

A comunidade internacional de cientistas adotou o termo biomecânica no início dos anos 70 para descrever a ciência envolvendo o estudo dos aspectos mecânicos dos organismos vivos.

Nos campos da cinesiologia e da ciência do exercício, o organismo vivo mais comumente de interesse é o corpo humano.

As forças estudadas incluem tanto as forças internas produzidas pelos músculos quanto as forças externas que atuam no corpo.

Qual é a diferença entre cinesiologia e biomecânica?

A biomecânica, o estudo dos processos mecânicos do movimento humano, é um aspecto do campo maior da cinesiologia.

A principal diferença entre cinesiologia e biomecânica é que uma disciplina é um subconjunto do outro, com foco em tópicos específicos de interesse.

Graus estão disponíveis em ambas as disciplinas, muitas vezes como parte de departamentos que oferecem educação em várias outras áreas da cinesiologia também. Estes podem incluir reabilitação, esportes, nutrição e os componentes neurológicos do movimento.

Pesquisadores em cinesiologia e biomecânica estão interessados em como as pessoas se movem, com um foco particular em condições adversas, desafiadoras e únicas.

Eles também querem aprender sobre o que acontece quando o movimento dá errado e como as lesões afetam o movimento humano.

Seu trabalho contribui para atividades como o desenvolvimento de programas de reabilitação para lesões físicas, a identificação de marcadores ocupacionais específicos associados ao trabalho físico e a criação de programas de nutrição para atletas.

Dentro do campo da biomecânica, o foco específico está no movimento mecânico. Isso inclui a articulação das articulações e a participação de tendões e músculos na coordenação da atividade física.

Compreender como os seres humanos se movem pode ser importante para atividades como o desenvolvimento de animações realistas e representações precisas na arte, em que um conjunto fora de lugar pode gerar uma imagem mesmo que os espectadores não consigam identificar conscientemente o problema.

Pessoas interessadas em biomecânica também podem se interessar pelo desenvolvimento de sistemas ergonômicos para proteger as pessoas no trabalho e brincar, reduzindo o risco de lesões.

Em cinesiologia e biomecânica, os pesquisadores podem estudar uma variedade de populações.

Estes podem incluir pessoas com problemas médicos específicos, para aprender mais sobre sua patologia e desenvolver tratamentos melhores para o futuro. Atletas são um assunto comum de pesquisa, pois podem se beneficiar da pesquisa em cinesiologia e biomecânica, e porque seus corpos fornecem uma visão interessante sobre a natureza do movimento humano.

Outros assuntos podem incluir pessoas como dançarinos ou trabalhadores manuais, para entender como a atividade física pode afetar o corpo.

Os seres humanos não são os únicos sujeitos do estudo para pesquisa em cinesiologia e biomecânica.

Este é também um assunto de interesse na ciência veterinária, particularmente para o tratamento de animais como cavalos de corrida, que precisam estar em condições físicas de pico para atividades exigentes.

Uma compreensão dos mecanismos de movimento, doença e lesão animal pode ajudar os veterinários a fornecer cuidados mais proficientes aos seus pacientes.

Também permite que prestadores de cuidados façam estimativas precisas sobre resultados com diferentes tipos de tratamentos, o que pode ser útil para tomar decisões sobre como proceder com cuidado para animais feridos.

Resumo

Em resumo, a biomecânica é o estudo e a ciência de como o sistema e a estrutura dos organismos biológicos reagem a forças e estímulos externos.

É um campo amplo que inclui muitos subcampos, incluindo biomecânica musculoesquelética, cinesiologia e biomecânica esportiva, para citar alguns.

Quando se trata de você e de mim, a biomecânica normalmente se refere a como os sistemas muscular e esquelético em humanos funcionam sob várias condições.

Um biomecânico aplicará princípios de engenharia, física e outros tipos de formas de análise baseadas na matemática para aprender as capacidades e limites do corpo humano.

Fonte: www.patcash.co.uk/study.com/www.makingstridz.com/www.wisegeek.org/synergymqt.com/www.physio-pedia.com/www.verywellfit.com/www.asbweb.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.