Breaking News
Home / Biologia / Canibalismo

Canibalismo

O que é Canibalismo?

PUBLICIDADE

Entre as relações ecológicas existentes no ambiente, podemos destacar o Canibalismo. Esta interação ocorre entre organismos da mesma espécie, sendo caracterizada, portanto, como uma relação intraespecífica. Além disso, como um dos indivíduos sempre é prejudicado, a relação é considerada desarmônica.

No canibalismo, um dos indivíduos se alimenta de outro, da mesma espécie. Vale ressaltar que, quando falamos de interações ecológicas, estamos falando de relações estabelecidas entre espécies, as quais podem ocorrer entre membros da mesma espécie, ou de espécies diferentes. O canibalismo pode ocorrer com alguns organismos, seja por conta da ausência de alimentos (então um indivíduo mata o outro da mesma espécie para se alimentar) ou por reprodução (algumas fêmeas matam o macho após ou durante a cópula).

No caso da espécie humana, o nome dado ao canibalismo é antropofagia, sendo que a mesma foi registrada em algumas tribos das Américas. No caso da natureza, existem algumas espécies que acabam por ser canibais. Na falta de alimentos, alguns seres vivos podem se alimentar da mesma espécie. Isso ocorre com crocodilos e ratos almiscarados, por exemplo.

Algumas salamandras, como a salamandra tigre, quando em estágios larvais, também podem se alimentar de indivíduos da mesma espécie na escassez de alimento. Este tipo de salamandra, quando em estágio larval, apresenta dois tipos morfológicos de cabeça: normal, que se alimenta de pequenos invertebrados; e canibal, com mandíbulas grandes, capaz de comer os indivíduos com cabeças “normais”.

Canibalismo

E por qual motivo isto ocorre? Isso acontece quando há algumas características: quando há muitos indivíduos desta salamandra; eles diferem muito entre tamanho; além do que os indivíduos existentes não são aparentados. Assim, alguns dos indivíduos apresentam cabeças canibais e se alimentam de outras salamandras.

Em algumas espécies, como a aranha viúva-negra e louva-deuses, as fêmeas apresentam um padrão canibal. Quando há a cópula entre macho e fêmea, as fêmeas matam os machos e se alimentam deles.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

GIAQUINTO, P.C. Sinais na Interação intra-específica. Disponível em: <www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Fisiologia/ComunicacaoAnimal/sinais-na-interacao-intra-especifica_percilia.pdf>. Acesso em 13/07/17.

Veja também

Endotoxinas

PUBLICIDADE Definição A endotoxina uma toxina contida dentro do protoplasma de um organismo, especialmente uma …

Evasinas

Evasinas

PUBLICIDADE O que são evasinas? As evasinas são alguns fatores de virulência e estratégias usadas …

Rickéttsias

Bactérias Exóticas

PUBLICIDADE O que são bactérias exóticas? Os seres vivos, entre eles as bactérias, possuem uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.