Breaking News
Home / Biologia / Estrutura Celular

Estrutura Celular

PUBLICIDADE

Quando falamos em células, sempre é importante lembrar que existe uma constituição básica. Todas as células contam com uma membrana plasmática e citoplasma, sendo que a membrana plasmática tem como função separar o meio extracelular do meio intracelular, além de fazer reconhecimento celular, permitir a entrada e saída de substâncias, como também conferir proteção e estrutura à célula. Já o citoplasma é o local onde se encontram organelas, as quais são responsáveis por diversas ações.

Também é interessante dividir as células em eucariontes e procariontes. Para facilitar o entendimento, vamos explicar por partes:

  1. Célula procariota: trata-se de uma célula mais simples, sem envoltório nuclear (portanto, sem núcleo definido) e sem nível de complexidade interna. Sua estrutura é menos complexa, sendo composta por membrana plasmática (que envolve a célula), não apresenta núcleo (o material genético fica disperso dentro do citoplasma, formando o nucleoide) e conta com ribossomos dispersos, auxiliando na síntese proteica.

Outra característica da estrutura da célula procariota é poder apresentar a cápsula, que é uma cobertura externa para proteger a célula, impedindo a desidratação, como também favorece a adesão desta célula às superfícies. Também há a presença de parede celular, que confere forma à célula e a protege.  Vale ressaltar que existe também o citoplasma, semelhante a um gel, que ajuda a dar a manter a forma da e dar estrutura.

As células procariotas apresentam ainda plasmídeos, formados por moléculas duplas de DNA, as quais servem para armazenar material genético. Quanto à membrana celular, esta tem como função fazer o reconhecimento celular, além de regular a entrada e saída de substâncias, como também envolver todo o citoplasma. Também é possível encontrar em células procariotas a presença de estruturas locomotoras, como flagelos e cílios.

  1. Célula eucariota: trata-se de uma célula mais complexa, que conta com seu núcleo delimitado por uma membrana. As células eucariotas apresentam em sua estrutura: membrana plasmática, núcleo e organelas, como: Complexo de Golgi, lisossomos; mitocôndrias, peroxissomos, organoplastos, ribossomos (estes podem ser encontrados de forma livre no citoplasma ou, também, podem estar associados ao retículo endoplasmático, compondo o retículo endoplasmático rugoso), entre outras.

Importante: tanto células animais, quanto vegetais, são eucariotas. Porém a célula vegetal apresenta diferenças quando comparadas às células animais. Por exemplo: células vegetais contam com parede celular e cloroplastos, raramente tem lisossomos, contam com vacúolos grandes, poucas apresentam centríolos, entre outras características.

Juliano Schiavo é biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referência:

CARNEIRO, José; JUNQUEIRA, Luiz C. Biologia celular e molecular. Carneiro, J, Junqueira, 2012.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.