Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Biologia / Fisiologia Celular

Fisiologia Celular

PUBLICIDADE

Quando falamos em células, podemos dividi-las em dois tipos: células eucariontes e células procariontes. Antes de entrarmos no assunto de células eucariotas, é importante ressaltar o que é uma célula procarionte, que nada mais é do que uma célula mais simples, sem envoltório nuclear (portanto, sem núcleo definido) e sem nível de complexidade interna. As bactérias são exemplos de seres procariontes.

Por sua vez, uma célula eucariota é mais complexa, contando com um núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético é envolto por uma dupla membrana, que o separa do citoplasma. A célula eucariota é composta, inclusive, por diversas organelas citoplasmáticas (ao contrário das células procariotas, que são bem mais simples).

Exceto os organismos unicelulares pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea, todos os demais seres vivos (fungos, protozoários, plantas e animais) são constituídos por células eucariotas. Vale lembrar que, tanto as células vegetais, quanto animais, também são eucariotas, por apresentarem núcleo delimitado por membrana, além de contarem com organelas membranosas que apresentam as mais diversas funções.

Destacamos ainda que a presença de ribossomos, os quais são organelas que estão relacionadas com a síntese de proteínas, pode ser observada tanto em células eucariontes, como também em células procariontes. Outro aspecto para ser ressaltado é que, nas células eucariotas, os ribossomos são encontrados de forma livre no citoplasma ou, também, podem estar associados ao retículo endoplasmático. Desta forma, ele passa a compor o retículo endoplasmático rugoso. Porém as demais organelas só se apresentam nas células eucariotas.

Entre as organelas presentes em seres eucariotos, podemos destacar: Complexo de Golgi (função de processar e armazenar os produtos oriundos do processo de transcrição e tradução de uma proteína); lisossomo (contém enzimas digestivas); mitocôndria (atua na respiração celular), peroxissomos (atuam no metabolismo do peróxido de hidrogênio), organoplastos (funções como armazenamento de substâncias de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos), entre outras organelas.

Juliano Schiavo é biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referência:

CARNEIRO, José; JUNQUEIRA, Luiz C. Biologia celular e molecular. Carneiro, J, Junqueira, 2012.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biociência

PUBLICIDADE Definição A biociência é qualquer ciência que lide com os aspectos biológicos dos organismos …

Plasmídeos

PUBLICIDADE Plasmídeo é um segmento de DNA independente dos cromossomos e capaz de replicação, que …

Mutação

PUBLICIDADE Uma mutação ocorre quando um gene de DNA é danificado ou alterado de maneira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.