Breaking News
Home / Biologia / Genoma

Genoma

PUBLICIDADE

Definição de Genoma

Um genoma é o conjunto completo de DNA de um organismo, incluindo todos os seus genes.

Cada genoma contém todas as informações necessárias para construir e manter esse organismo.

Nos seres humanos, uma cópia de todo o genoma – mais de 3 bilhões de pares de bases de DNA – está contida em todas as células que possuem um núcleo.Um genoma é o conjunto completo de DNA de um organismo, incluindo todos os seus genes.

Cada genoma contém todas as informações necessárias para construir e manter esse organismo.

Nos seres humanos, uma cópia de todo o genoma – mais de 3 bilhões de pares de bases de DNA – está contida em todas as células que possuem um núcleo.

Definição de – Projeto Genoma Humano

Projeto Genoma Humano foi um dos grandes feitos da exploração na história.

Em vez de uma exploração externa do planeta ou do cosmos, o Projeto Genoma Humano foi uma viagem interna de descoberta liderada por uma equipe internacional de pesquisadores que procuravam sequenciar e mapear todos os genes – juntos conhecidos como genoma – dos membros de nossa espécie Homo sapiens.

A partir de 1º de outubro de 1990 e concluído em abril de 2003, o Projeto Genoma Humano nos deu a capacidade, pela primeira vez, de ler o plano genético completo da natureza para a construção de um ser humano.

O que é um genoma?

Um genoma é definido como todo o ácido desoxirribonucleico (DNA) que está dentro de uma célula. Isso inclui o DNA nas mitocôndrias e nos cromossomos dentro do núcleo da célula.

O DNA transmite instruções para construir e manter as células que compõem cada pessoa.

O conjunto completo de instruções é chamado de genoma.

Muitas pessoas se perguntam sobre o propósito do genoma.

Ele contém 46 pacotes de DNA chamados cromossomos – 23 da mãe da pessoa e 23 do pai da pessoa.

Os cromossomos dão instruções que permitem que uma única célula se desenvolva de um embrião a um adulto com mais de 100 trilhões de células.

O DNA também instrui as células sobre como responder a vários estímulos ao longo da vida da pessoa, como responder a germes, poluentes e alimentos.

O DNA forma uma hélice dupla trançada, composta por cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos – adenosina, citosina, timina e guanina.

Os quatro nucleotídeos que formam o DNA tornam o genoma de cada pessoa único. Além disso, a maneira como os nucleotídeos se unem produz genes específicos e informa à célula como produzir determinadas proteínas.

Milhares e milhares de proteínas são necessárias para construir um humano e cada genoma contém aproximadamente 20.500 genes.

O Projeto Genoma Humano foi um projeto de pesquisa internacional. O objetivo era sequenciar e mapear todos os genes do corpo humano. Foi concluída em 2003 e deu aos pesquisadores a chance de examinar o mapa completo do que é necessário para construir um ser humano, do ponto de vista genético. Existem algumas pequenas lacunas; no entanto, até que os pesquisadores possam inventar novas tecnologias, essas lacunas permanecerão em branco.

Novos projetos de pesquisa estão constantemente em andamento em relação ao genoma. Os cientistas agora estão animados com a genômica comparada.

A genômica comparada comparou as sequências genômicas de vários organismos diferentes, como seres humanos, camundongos, leveduras e macacos. Ao comparar o genoma humano com os de outras espécies, os pesquisadores identificam diferenças e semelhanças. O objetivo é ajudar os pesquisadores a aprender mais sobre como os genes humanos funcionam e, assim, combater as doenças humanas.

Como em muitos projetos de pesquisa científica, o estudo do genoma pode causar algumas questões morais. À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre a evolução do estudo com humanos, isso pode afetar as visões de gênero e raça. Também pode levar a novos fatores a serem considerados em relação à identidade e o que significa ser humano e levantar questões sociais, morais, psicológicas e éticas para as gerações atuais e futuras.

Genoma
O DNA forma uma hélice dupla trançada, composta por
cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos

Qual é a função do DNA genômico?

O DNA genômico é a informação genética que compõe o genoma ou o conjunto completo da informação genética de um organismo.

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma cadeia molecular composta de quatro bases nucleotídicas diferentes chamadas adenina, timina, guanina e citosina. A sequência dessas bases em filamentos de DNA contém “instruções” codificadas que definem a maioria dos processos que ocorrem durante o desenvolvimento e a função cotidiana de um organismo. O DNA genômico armazena a totalidade deste “manual de instruções” codificado.

Geralmente existe em células na forma de cromossomos, que são complexos grandes e compactos compostos de DNA e uma variedade de proteínas reguladoras.

Os segmentos do DNA codificador, que contém informações usadas para produzir proteínas e outras unidades funcionais, e o DNA não codificante, que não produz um produto final funcional, existem no DNA genômico. Os segmentos codificadores do DNA são geralmente transcritos para o ácido ribonucleico, ou RNA, e traduzidos para proteínas.

As proteínas são unidades funcionais altamente abundantes no corpo que estão envolvidas de alguma forma em quase todos os processos bioquímicos do corpo.

A função da maioria do DNA genômico não codificante, grande parte do qual é espaçada entre alguns segmentos do DNA codificador, não é bem conhecida.

Algumas delas funcionam em vários papéis estruturais e regulatórios, mas os cientistas foram incapazes de atribuir uma função precisa à maior parte dela.

O DNA genômico tem uma variedade de funções na hereditariedade. Pequenos pontos de variação nos genomas de pessoas diferentes resultam em indivíduos com características diferentes, como altura e cor dos olhos. Quando os pais se reproduzem, seus filhos recebem algum DNA genômico do pai e outros da mãe, e seus traços dependem das informações genéticas recebidas de cada pai.

Isso é benéfico do ponto de vista evolutivo, pois introduz uma maior diversidade no genoma, garantindo que pelo menos algum subconjunto de uma população seja geneticamente capaz de lidar com situações que podem ser desfavoráveis à sobrevivência.

Diferentes tipos de organismos e agentes infecciosos possuem diferentes tipos de DNA genômico. Uma bactéria, por exemplo, armazena seu DNA em um único cromossomo circular, enquanto o DNA humano é armazenado em 23 cromossomos emparelhados. Os vírus, em particular, mostram uma grande variação no seu DNA genômico.

O genoma de um vírus pode ser composto de DNA de fita simples ou dupla e pode ser linear ou circular. Os vírus tendem a injetar seu DNA nas células hospedeiras, a fim de assumir o “maquinário” dessas células para produzir cópias de si mesmas, permitindo que elas se espalhem.

Genoma
Estrutura do DNA e do RNA

O que é o Projeto Genoma Humano?

O Projeto Genoma Humano foi um esforço internacional para mapear o genoma humano completo, com a finalidade de avanço científico e médico.

Embora o projeto tenha sido liderado por agências governamentais americanas, cientistas em 18 países adicionais contribuíram com habilidades e dados.

O resultado do Projeto Genoma Humano foi uma publicação de uma cópia mais ou menos completa do genoma humano, disponível gratuitamente para membros do público em vários sites que permitem que as pessoas naveguem no genoma de várias maneiras.

O genoma de um organismo consiste em todo o material genético, incluindo a codificação de genes específicos.

O principal interesse dos pesquisadores era localizar genes específicos nos cromossomos e explorar variações genéticas comuns. No entanto, eles também estavam interessados no genoma como um todo, não apenas nos genes, pois há muito material para filtrar. O chamado “DNA lixo” pode não estar fazendo nada funcional, mas pode ser importante mesmo assim.

Os pesquisadores começaram a explorar a ideia de mapear o genoma humano na década de 1980, e o projeto foi lançado oficialmente em 1990. Demorou 13 anos para criar uma cópia publicada do genoma humano, e essa cópia sequenciou cerca de 92% do genoma humano, ignorando certas áreas altamente repetitivas e difíceis de sequenciar.

O Projeto Genoma Humano contribuiu imensamente para as ciências e também permitiu que as pessoas começassem a explorar anormalidades genéticas e suas causas.

Todo ser humano tem um genoma ligeiramente diferente.

Amostras de quatro indivíduos foram usadas no Projeto Genoma Humano para criar um composto utilizável que forneceria algumas dicas sobre variações genéticas, e amostras adicionais estão sendo sequenciadas constantemente. Além de fornecer informações sobre a localização de genes específicos, o sequenciamento também permite que os pesquisadores explorem a história da evolução humana e analisem as especificidades de grupos étnicos únicos.

Embora o Projeto Genoma Humano tenha terminado oficialmente porque seus objetivos foram alcançados, os pesquisadores estão constantemente aprimorando o conhecimento adquirido nesse esforço científico e também utilizam o genoma humano publicado em uma variedade de trabalhos.

O projeto também levantou uma série de questões éticas interessantes, bem como explorações de questões legais e sociais, pois o sequenciamento do genoma humano abre as portas para várias situações, desde o potencial de criação de perfil genético até o uso indevido de informações científicas. dados para apoiar posições políticas ou sociais específicas.


Projeto Genoma Humano

Genoma – DNA

O DNA é a molécula que é o material hereditário em todas as células vivas.

Os genes são feitos de DNA, assim como o próprio genoma.

Um gene consiste em DNA suficiente para codificar uma proteína, e um genoma é simplesmente a soma total do DNA de um organismo.

O DNA é longo e magro, capaz de se contorcer como um artista de circo quando chega aos cromossomos. É magro como um chicote e inteligente como um também, contendo todas as informações necessárias para construir um organismo vivo. Num sentido muito real, DNA é informação.

Fonte: www.yourgenome.org/www.nature.com/www.healio.com/www.genome.gov/www.genomicseducation.hee.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.genomenewsnetwork.org/www.ebi.ac.uk/journals.plos.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fissão Binária

PUBLICIDADE Fissão binária é o processo muito rápido pelo qual organismos com apenas uma célula criam …

Primatas

Primatas

Definição de Primatas PUBLICIDADE Um primata é um membro do grupo mais desenvolvido e inteligente …

Gigantopithecus

PUBLICIDADE O Gigantopithecus era muito grande. O Gigantopithecus é um gênero de macaco extinto do sul da Ásia existente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.