Breaking News
Home / Biologia / Glicocálix

Glicocálix

PUBLICIDADE

O que é Glicocálix?

O glicocálix é uma camada extracelular, situado externamente à membrana plasmática, formado por principalmente por glicídios (carboidratos). O mesmo está presente na maioria das células animais, sendo encontrado também em algumas células vegetais, de algas e de protozoários.

Quando o glicocálix está ligado diretamente nos fosfolipídios ele é chamado glicolipídio. Quando a ligação é direta em uma proteína é denominado de glicoproteína.

O glicocálix dá a célula proteção contra agressões do ambiente externo, além de reter nutrientes e enzimas, mantendo um ambiente adequado ao redor de cada célula para seu melhor funcionamento.

É responsável também pelo reconhecimento celular, faz com que as células de defesa não ataquem o próprio organismo.Durante a diferenciação celular (organogênese), o glicocálix assimila estímulos através de seus receptores que irão atuar na formação e diferenciação de tecidos e órgãos, e dão a estes a capacidade de se reconhecerem, já que células com diferentes glicocálix são formadas por glicídios diferentes e células com glicocálix iguais são formadas por glicídios iguais.

Quando se tem uma falha neste reconhecimento, pode se desenvolver doenças denominadas de autoimunes, por exemplo: diabetes, onde as células de defesa atacam as células do pâncreas.

Glicocálix

Membrana plasmática: pode ser denominada também de plasmalema. Estrutura que separa a célula do meio externo, o que é essencial para manter as condições ideais para as funções celulares. Formada por uma bicamada lipoproteíca, composta principalmente por fosfolipídios e proteínas. Está presente em todas as células, desde bactérias até células animais.

Controla a entrada e saída de substâncias, chamado este processo de permeabilidade seletiva.

Além da própria célula, a maioria das organelas são revestidas por membrana plasmática, por exemplo: retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e cloroplastos.

Glicocálix

Parede celular: revestimento que está localizado externamente à membrana plasmática. Estão presentes em bactérias, cianobactérias, fungos, algas e vegetais.

Formada por:

– quitina encontrada na parede dos fungos;

– peptidoglicano, presente na parede das bactérias e cianobactérias;

– celulose, encontrada nas paredes vegetais.

Tem como funções: revestimento, sustentação e proteção.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE O que é a síntese de proteínas? A síntese de proteínas é um processo …

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE O que é a teoria do encaixe induzido? A teoria do encaixe induzido foi proposta …

Sinalização Celular

PUBLICIDADE O que é sinalização celular? A sinalização celular é um processo de comunicação entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.