Breaking News
Home / Biologia / Helicônia – Flor

Helicônia – Flor

PUBLICIDADE

Heliconia L. é um gênero que agrupa mais de 100 espécies de plantas tropicais, nativas da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.

Usos

A maioria das espécies são ornamentais, embora o rizoma ou tubérculo de algumas espécies sejam comestíveis, amplamente utilizada na preparação de pratos regionais.

Helicônias protegem as fontes de água e são essenciais no reflorestamento.

Helicônia

Nativas das florestas tropicais do continente americano, as Heliconias são plantas arbustivas que contam com centenas de espécies, cada qual com porte, características e coloração da flor específicos.

Formam lindas touceiras cuja altura pode variar entre 50cm e 3m, com grandes folhas verdes e lustrosas muito semelhantes às das bananeiras. As flores compridas podem ser pendentes ou ascendentes, apresentam intensa coloração, produzem néctar atrativo aos beija-flores e são muito duráveis quando usadas como flor-de-corte.

Excelentes para jardins decorativos externos, não necessitam de replantio e podem durar décadas. Quando bem adubadas, irrigadas e em clima favorável, as helicônias produzem flores durante o ano todo!

Muito rústicas, se adaptam a qualquer tipo de clima e solo, porém preferem clima quente e úmido. O plantio dos rizomas deve ser feito em local com boa luminosidade, porém protegido de raios solares diretos.

A planta

A Helicônia Rostrata, conhecida também como papagaio ou bananeira-do-mato é de origem tropical, apresentando belo formato que apresenta grande interesse ornamental e é fácil de cultivar.

As flores são protegidas por inflorescências de tons fortes como o vermelho, amarelo e verde (cores que lhe dão o nome de planta-papagaio em algumas regiões) e protegem flores muito bonitas e exuberantemente coloridas.

Fonte: es.wikipedia.org/www.jardimexotico.com.br/es.wikipedia.org

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.