PUBLICIDADE
Heliconia L. é um gênero que agrupa mais de 100 espécies de plantas tropicais, nativas da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.
Usos
A maioria das espécies são ornamentais, embora o rizoma ou tubérculo de algumas espécies sejam comestíveis, amplamente utilizada na preparação de pratos regionais.
Helicônias protegem as fontes de água e são essenciais no reflorestamento.
Nativas das florestas tropicais do continente americano, as Heliconias são plantas arbustivas que contam com centenas de espécies, cada qual com porte, características e coloração da flor específicos.
Formam lindas touceiras cuja altura pode variar entre 50cm e 3m, com grandes folhas verdes e lustrosas muito semelhantes às das bananeiras. As flores compridas podem ser pendentes ou ascendentes, apresentam intensa coloração, produzem néctar atrativo aos beija-flores e são muito duráveis quando usadas como flor-de-corte.
Excelentes para jardins decorativos externos, não necessitam de replantio e podem durar décadas. Quando bem adubadas, irrigadas e em clima favorável, as helicônias produzem flores durante o ano todo!
Muito rústicas, se adaptam a qualquer tipo de clima e solo, porém preferem clima quente e úmido. O plantio dos rizomas deve ser feito em local com boa luminosidade, porém protegido de raios solares diretos.
A planta
A Helicônia Rostrata, conhecida também como papagaio ou bananeira-do-mato é de origem tropical, apresentando belo formato que apresenta grande interesse ornamental e é fácil de cultivar.
As flores são protegidas por inflorescências de tons fortes como o vermelho, amarelo e verde (cores que lhe dão o nome de planta-papagaio em algumas regiões) e protegem flores muito bonitas e exuberantemente coloridas.
Fonte: es.wikipedia.org/www.jardimexotico.com.br/es.wikipedia.org