Breaking News
Home / Biologia / Lactose

Lactose

PUBLICIDADE

O que é lactose?

Muito se tem ouvido falar sobre intolerância à lactose, o que faz com que as pessoas intolerantes não possam comer laticínios. Mas afinal, o que é tão comentada lactose? Basicamente, ela é o principal carboidrato (ou glicídio ou hidrato de carbono), encontrado no leite, que é produzido pelos seres denominados mamíferos.

Como exemplo de mamíferos temos os seres humanos, cachorros, vacas, morcegos, baleias, golfinhos, gatos, entre outros, cujas fêmeas sintetizam a lactose nas células alveolares da glândula mamária.

A lactose recebe o nome químico de 4–0–β– D–galactopiranosil–D- glucopyranose. Trata-se de um dissacarídeo, ou seja, um composto que apresenta em sua estrutura duas moléculas de monossacarídeos (as formas mais simples de açúcar). Esse dissacarídeo contém uma molécula de galactose unida a outra molécula de glicose por meio de uma ligação beta entre o carbono 4 da glicose e o carbono 1 da galactose.

Lactose

E voltando à questão inicial sobre a intolerância à lactose, ela consiste numa inabilidade na digestão completa da lactose, que é o açúcar predominante no leite, como mencionado acima. Isso se deve à ausência no intestino delgado da enzima beta-galactosidase, mais conhecida como lactase.

Desta forma, a lactose chega ao intestino grosso e se acumula, sendo fermentada pelas bactérias, gerando gases, inclusive, maior retenção de água, que favorecem o surgimento de diarreias e cólicas.

Quando a pessoa tem intolerância à lactose, ela apresenta uma série de sintomas ao se alimentar de algum alimento contendo esse açúcar. Entre os sintomas, destacam-se: diarreia, náusea e, às vezes, vômito, dores abdominais e inchaço. Ter intolerância à lactose não é considerado uma doença, mas apenas a um distúrbio digestivo que acaba por criar desconforto às pessoas acometidas.

Vale lembrar que o ser humano é o único mamífero que se alimenta de leite após a infância, pois em determinados grupos étnicos, a enzima lactase não diminui sua ação, atuando na quebra da lactose, de forma que o organismo possa digeri-la.

Juliano Schiavo
Escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências Bibliográficas

NORO, G. Síntese e secreção do leite. 2001. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/sintese_leite.pdf> Acesso em: 19/10/2019

HOSHINO, L. K. O. et al. Estudo da hidrólise na obtenção de leite lactose hidrolisado microfiltrado e avaliação de parâmetros físico-químicos para determinação da sua vida útil. In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3, 2009, Campinas. Anais eletrônicos. Campinas: IAC, 2009. Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/pibic/anais/2009/artigos/re0901015.pdf>. Acesso em: 19/10/2019

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Cromossomos homólogos

PUBLICIDADE Definição Os Cromossomos homólogos são dois cromossomos, um de origem paterna e outro de origem materna, …

Homologia

PUBLICIDADE Definição Homologia correspondente ou semelhante em posição ou estrutura ou função ou características; especialmente derivado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.