Breaking News
Home / Biologia / Lisossomos

O que são os Lisossomos?

Na citologia, ou seja, a ciência que estuda as células, umas das organelas que podemos destacar são os Lisossomos. Estas estruturas estão presentes no citoplasma celular, tendo como principal função da digestão intracelular, ou seja, a digestão que ocorre dentro das células.

Os lisossomos, numa metáfora para facilitar o entendimento, podem ser considerados o “estômago” das células. É nestas organelas citoplasmáticas que se encontram cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Por enzimas hidrolíticas se compreendem aquelas enzimas que atuam somente em presença de água.

Estas organelas citoplasmáticas responsáveis pela digestão intracelular são encontradas tanto em células vegetais, quanto animais. Os lisossomos foram descobertos pelo bioquímico belga, Christian de Duve (1917 –2013) no ano de 1949. O descobrimento desta estrutura fez com que Duve fosse agraciado, em 1974, com o Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Os lisossomos são organelas que são delimitadas por uma membrana única, com morfologia e tamanho variáveis. A maioria, porém, apresenta de 0,1 a 0,8 µc, sendo também, de forma geral, esféricos.Uma característica do lisossomo é que ele apresenta em sua membrana uma cobertura de carboidratos na face interna. Esta cobertura tem a função de evitar a digestão da própria membrana do lisossomo.

Os lisossomos são formados a partir do Complexo de Golgi, do qual se desprendem vesículas de transporte com pré-enzimas lisossomais. Vale ressaltar que estas organelas celulares, que consistem basicamente de sacos membranosos com enzimas hidrolíticas, têm a principal função de digerir os materiais que as células endocitam, como também atuam na reciclagem celular. Quando um componente da célula se encontra com algum problema, ou ainda já está muito velho, o lisossomo atua na degradação desta estrutura.

Formação do Lisossomo a a partir do Aparelho de Golgi

Desta forma, a célula consegue eliminar, por meio dos lisossomos, moléculas e organelas, como também componentes originados endocitose como os fragmentos da membrana plasmática, partículas, outras células e, também, microrganismos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

UNESP. Lisossomos. Disponível em: <http://www2.dracena.unesp.br/graduacao/arquivos/biologia/lisossomos.pdf>. Acesso em 26/06/17

VOETDonaldVOETJudith; PRATT, Charlotte W. Fundamentos de bioquímica : a vida em nível molecular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014

Lisossomos

Os lisossomos são organelas fechadas por uma membrana que contêm uma variedade de enzimas capazes de quebrar todos os tipos de polímeros de proteínas biológicas, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e lípidos.

Função

Os lisossomos funcionam como o sistema digestivo da célula, serve tanto para degradar o material absorvido a partir do exterior da célula e para digerir os componentes obsoletos da própria célula.

A digestão intracelular das macromoléculas (partículas) é feita pelas enzimas presentes no lisossomo, fabricadas no retículo endoplasmático rugoso.

Digestão Celular

Em sua forma mais simples, os lisossomos são visualizados como vacúolos esféricos densos, mas podem apresentar uma variação considerável em tamanho e forma, como resultado de diferenças nos materiais que foram usados para a digestão.

Os lisossomos são ricos em enzimas digestivas para quase todas as macromoléculas biológicas, as células seriam facilmente destruídas se as enzimas dos lisossomos não estivessem contidas numa organela envolta numa membrana. Não existe explicação satisfatória para a resistência da membrana lisossomal, frente às enzimas contidas nessa organela.

Ação dos Lisossomos