PUBLICIDADE
O que é a nomenclatura botânica?
A nomenclatura botânica é a nominação científica das plantas, respeitando um conjunto de normas e regras existente para cada grupo, para determinar a nomenclatura de um táxon para seja reconhecido mundialmente.No caso da botânica este conjunto é conhecido por Código Internacional de Nomenclatura Botânica ou através da sigla ICBN.
Os grupos de plantas não classificados são denominados de cepas e quando as mesmas são classificadas em categorias taxonômicas, o que é feito é colocar a linhagem em um sistema hierárquico, sendo que cada grupo está dentro de um nível de categoria, ou seja, um táxon é o bloco que forma a linhagem dentro da sua categoria, sendo classificado hierarquicamente.
Os táxons botânicos são os seguintes: Reino, Divisão (sub), Classe (sub), Ordem (sub), Família (tribo), Gênero (seção), Espécie, Subespécies (variedade).
A nomenclatura botânica está ligada à taxonomia das plantas. A nomenclatura botânica é um conjunto de regras que aplica um nome a determinado táxon. A taxonomia é uma ciência cujo objetivo é determinar a constituição de um táxon determinado.
As principais regras de nomenclatura são:
– O nome deve estar em latim ou em uma palavra latinizada porque é uma língua morta.
– O gênero deve ser uma palavra latinizada, começar com letras maiúsculas. Exemplo: Achillea
– A nomenclatura binomial criada por Linnaeus é usada para nomear a espécie, que consiste em: Nome genérico + nome específico. Quando se fala sobre a espécie, sabe-se a que gênero pertence.
– O epíteto específico deve estar em letras minúsculas e concordar com o gênero.
– Quando ocorre uma reclassificação, o nome genérico é alterado, mas não o específico.
– Quando uma nova espécie é descrita ou outra já existe, é descrita novamente, há um espécime que deve ser depositado em Herbários.
– Plantas cultivadas recebem nomes de acordo com o Código Internacional de Plantas Cultivadas.
Camila Correia