Breaking News
Home / Biologia / Parasitoides

Parasitoides

O que são Parasitoides

PUBLICIDADE

Por Parasitoides se compreende organismos que parasitam outros seres vivos, levando-os a morte. O parasitoide geralmente se fixa na superfície ou no interior de um hospedeiro. Ao contrário de um parasita, que depende do hospedeiro vivo para continuar seu ciclo de vida, o parasitoide, pelo contrário: faz com que o hospedeiro morra.

Antes de mais nada, é importante entender as diferenças entre predador, parasita e parasitoide. No caso de um predador, ele mata a presa rapidamente e, para sobreviver, precisa de mais de uma presa.

Um exemplo de predador é o leão: ele preda os outros seres vivos, como zebra, gnu, e outros animais. Ele precisa sempre caçar para se manter vivo.

No caso do parasita, ele não mata o hospedeiro: ele necessita do hospedeiro vivo para completar seu ciclo. Há tantos parasitas internos (que vivem no interior dos seres vivos), quanto os externos (que ficam na superfície dos hospedeiros).  Como exemplo, há as lombrigas: elas são parasitas internos que não levam as pessoas à morte (a não ser em casos drásticos de desnutrição). Já os carrapatos, piolhos e pulgas, por sua vez, são parasitas externos.

No caso dos parasitoides, ao contrário dos parasitas, ele necessariamente levam seu hospedeiro à morte. Para que seu ciclo de vida se complete, ele acaba por exaurir, lentamente, a vida do hospedeiro. Para exemplificar, existem vespas que, para que seu ciclo de vida seja completado, precisam de lagartas como hospedeiras. Estas vespas procuram as lagartas e botam ovos na parte externa. Ao eclodirem, as larvas de alimentam das lagartas, matando-a.

Os parasitoides são muito utilizados no controle biológico de pragas. Por controle biológico se compreende o uso de inimigos naturais das pragas, que acabam por eliminá-las.

No caso dos parasitoides importantes para a agricultura, podemos citar, como exemplo:

Mosca com aparência de abelha (Diptera: Bombyliidae): as larvas são parasitas de ovos de gafanhotos. Os adultos alimentam-se de pólen e as fêmeas, obrigatoriamente, de néctar, por isso são consideradas também polinizadores.

Parasitoides

Vespinha parasitoide (Encarsia formosa): esta espécie é parasitoidedamosca-brancae cochonilha-de-carapaça.

Parasitoides

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.