Breaking News
Home / Biologia / Pasteurização

Pasteurização

PUBLICIDADE

Definição

Método de conservação de alimentos no qual temperaturas moderadamente altas (62 ° C a 100 ° C) são usadas (por cerca de 15 a 30 minutos) para inativar certas enzimas e matar certos microorganismos (como aqueles que causam tuberculose), especialmente no leite.

Como todos os patógenos não são mortos a essas temperaturas, os produtos pasteurizados precisam de refrigeração após a exposição ao ar.

Inventado em 1863 (originalmente para vinho) pelo químico e microbiologista francês Louis Pasteur (1822-95), que também inventou a inoculação e a primeira vacina contra a raiva.

Pasteurização – processo de aquecimento

Pasteurização, processo de tratamento térmico que destrói microorganismos patogênicos em certos alimentos e bebidas.

Foi nomeado pelo cientista francês Louis Pasteur, que na década de 1860 demonstrou que a fermentação anormal de vinho e cerveja poderia ser evitada aquecendo as bebidas a cerca de 57 ° C por alguns minutos.

pasteurização do leite, amplamente praticada em vários países, notadamente nos Estados Unidos, requer temperaturas de cerca de 63 ° C mantidas por 30 minutos ou, alternativamente, aquecimento a uma temperatura mais alta, 72 ° C e por 15 segundos (e ainda temperaturas mais altas por períodos mais curtos de tempo).

Os tempos e temperaturas são aqueles determinados como necessários para destruir o Mycobacterium tuberculosis e outros mais resistentes ao calor dos microrganismos causadores de doenças, não formadores de esporos, encontrados no leite. O tratamento também destrói a maioria dos microrganismos que causam a deterioração e, assim, prolonga o tempo de armazenamento dos alimentos.

Para a indústria de laticínios, os termos “pasteurização”, “pasteurizado” e termos semelhantes significam o processo de aquecimento de cada partícula de leite ou produtos lácteos, em equipamentos adequadamente projetado.

O que é Pasteurização?

Em 1864, um francês chamado Louis Pasteur descobriu que os líquidos tais como o leite pode ser aquecido a uma temperatura ligeiramente abaixo do ponto de ebulição e aí mantida durante um determinado período de tempo para eliminar as bactérias mais prejudiciais.

O processo de pasteurização foi nomeado após Louis Pasteur em reconhecimento de sua imensa contribuição para a segurança alimentar

Mercearias carregam uma grande variedade de produtos pasteurizados, incluindo leite, sucos, leites não lácteos e outros produtos alimentícios similares.

Muitas nações exigem que os alimentos sejam pasteurizados por segurança.

pasteurização se baseia no princípio de que as bactérias mais prejudiciais podem ser mortas pelo calor. A maneira mais eficaz de matar bactérias é ferver, mas isso compromete o sabor do líquido.

pasteurização atinge um meio feliz, mantendo o sabor delicioso enquanto torna a comida mais segura.

Além de minimizar o risco de doença, a pasteurização também torna os alimentos mais estáveis em estoque e menos propensos a apodrecer, o que significa que produtos lácteos frescos e sucos estão disponíveis para mais pessoas.

Pasteurização
A pasteurização aumenta a disponibilidade de produtos lácteos frescos

Pasteurização
O leite é pasteurizado para matar bactérias nocivas

Existem dois métodos principais de pasteurização: o líquido pode ser aquecido a 63 graus Celsius e mantido ali por pelo menos trinta minutos, ou o líquido pode ser pasteurizado a 72 graus Celsius por um mínimo de 16 segundos.

A pasteurização pode ser feita usando um método contínuo, onde o líquido flui através de um sistema de pasteurização, ou usando um método em lotes, onde um lote do líquido é pasteurizado por vez.

pasteurização contínua é popular para grandes produtores, porque não diminui a velocidade da linha de fornecimento, tanto quanto a pasteurização em lote.

pasteurização deve ser realizada em equipamentos limpos. Se a bactéria é introduzida depois que o líquido foi pasteurizado, pode colonizá-lo e potencialmente causar um surto de doenças transmitidas por alimentos. Por essa razão, as empresas que realizam a pasteurização estão sujeitas a inspeções frequentes para garantir que o equipamento que estão usando seja seguro e que os líquidos que estão pasteurizando estão sendo manuseados corretamente.

Após a pasteurização, as bactérias ainda podem aparecer.

É importante que os alimentos sejam manuseados e armazenados com segurança em todas as etapas do processo de fornecimento de animais, frutas ou vegetais para o estômago.

Na maioria dos casos, após a pasteurização do alimento, ele deve ser refrigerado. A comida é mantida em refrigeração até que seja transportada em caminhões refrigerados para as mercearias, que armazenam os alimentos sob refrigeração até que os consumidores os comprem.

Os consumidores domésticos são responsáveis por seguir as diretrizes relativas à temperatura para garantir que os alimentos que estão consumindo sejam seguros.

Fonte: www.idfa.org/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.foodsafetysite.com/www.businessdictionary.com

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.