Breaking News
Home / Biologia / Pia-máter

Pia-máter

PUBLICIDADE

Definição

pia-máter é a camada mais interna das meninges e está diretamente aderida à superfície do cérebro e da própria medula espinhal.

Pia-máter é a mais íntima das três meninges; as membranas protetoras que cobrem o cérebro e a medula espinhal. As outras duas são a dura-máter (mais externa) e a aracnoide (média).

Pia-máter – Visão geral

pia-máter é uma das três camadas de membrana que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Juntas, essas membranas são chamadas de meninges.

A camada mais externa e mais dura das meninges é a dura-máter, que está mais distante do cérebro e da medula espinhal. A camada intermediária é a aracnóide, que é seguida por uma camada de líquido cefalorraquidiano. A pia-máter é a camada mais interna das meninges e se liga diretamente ao cérebro e à medula espinhal.

O que é a Pia-máter?

pia-máter faz parte das meninges, que são tecidos finos no crânio. Esses tecidos circundam o cérebro e a medula espinhal.

Outro tipo de tecido, a dura-máter, é uma parte mais difícil das meninges.

A dura-máter é a camada externa das meninges.

pia-máter é a camada interna. Uma aracnóide está no meio.

A “Pia-máter” vem do latim para “mãe carinhosa”. Como a mais tenra das camadas meningiais, a pia-máter é apropriadamente chamada. Juntas, as três camadas principais das meninges ajudam a proteger o sistema nervoso central.

pia-máter é vulnerável a uma classe de condições comumente chamadas de meningite. A meningite é a inflamação da pia-máter. Esta condição assume muitas formas diferentes, de acordo com suas diversas causas.

Uma variedade de bactérias pode causar meningite. Além disso, outra forma de meningite chamada meningite viral pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Qualquer um desses dois tipos principais, meningite bacteriana ou viral, pode ser grave e deve ser tratado o mais rapidamente possível.

Os tipos clássicos de meningite bacteriana incluem meningite tubercular e meningite séptica causada pelas bactérias Staphylococcus e Streptococcus.

Esses tipos de bactérias são comumente vistos em consultórios médicos.

O primeiro gera vários tipos de infecções que os pacientes chamam de infecções “estafilococos”.

A segunda é uma causa frequente do que muitos chamam de “infecções na garganta”.

Pia-máter
Pia-máter. Esta é a membrana interna transparente que reveste a medula espinhal
e as raízes nervosas e as protege do líquido cefalorraquidiano

Outras formas de meningite bacteriana incluem meningite sifilítica.

Todas essas formas diferentes de contágio bacteriano causam inflamação dentro do crânio que, antes do surgimento da ciência moderna, na maioria das vezes era fatal. Na medicina moderna, a meningite ainda está entre as infecções bacterianas mais perigosas.

A aracnóide e pia-máter juntos compõem o que os especialistas chamam as leptomeninges. A aracnóide está ligado a pia-máter por finos fios de tecido.

Classificando as leptomeninges em conjunto ajuda a cientistas para discutir certos tipos e efeitos da meningite.

Médicos e profissionais de saúde acompanham de perto os fatores de risco para meningite e outra condição relacionada chamada encefalite. Encefalite é o inchaço do cérebro real. A meningite pode se tornar encefalite quando a inflamação na pia-máter e tecidos adjacentes se espalha para a área interna do cérebro.

Encefalite também pode ser o resultado de trauma no crânio. Saber mais sobre esses tipos de condições e fatores de risco ajudará os indivíduos a estarem cientes dos sintomas desse tipo de doença perigosa, mais cedo ou mais tarde.

Função

Em conjunto com outras membranas meníngeas, a pia-máter funciona para cobrir e proteger o Sistema Nervoso Central.

Anatomia da pia-máter

O termo pia-máter significa literalmente mãe carinhosa. Recebe este nome porque é uma camada fina e delicada das meninges que ainda é muito protetora.

A membrana tem uma consistência de malha e é ancorada diretamente ao cérebro por uma camada de células planas em forma de estrela chamadas astrócitos que ajudam a manter a homeostase ou a regulação do ambiente interno do cérebro e da coluna.

pia-máter está ancorada na espinha por meio de uma série de pequenos ligamentos.

Os papéis da pia-máter incluem:

Fornecimento de sangue ao cérebro e suporte de vasos sanguíneos, referido como vascularização
Ajudando na produção de líquido cefalorraquidiano
Envolvendo e protegendo o cérebro

Uma pia-máter saudável é uma parte crítica do sistema nervoso central, mas, como qualquer parte do corpo, há condições que podem afetá-lo.

Fonte: www.laserspineinstitute.com/www.wisegeek.org/www.collinsdictionary.com/www.mananatomy.com/www.dictionary.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.