Breaking News
Home / Biologia / Roedores

Roedores

PUBLICIDADE

O que são roedores?

Os roedores pertencem à classe Mamalia e a ordem Rodentia. Apresentam como característicauma dentição altamente especializada para roer.

Representando cerca de 40% de todas as espécies de mamíferos, os roedores formam uma ordem bem sucedida e extremamente adaptável. São encontrados em todo o mundo (exceto na Antártida) e, em praticamente todos os habitats. São terrestres embora existam espécies arborícolas (esquilos-voadores), escavadoras (toupeiras) ou semiaquáticas (castores). Alguns são solitários (marmota), mas a grande maioria forma comunidades enormes e complexas.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe:Mammalia
Ordem: Rodentia

Anatomia

Apesar da variedade dos seus estilos de vida, a anatomia dos roedores é mais uniforme do que a maioria dos outros mamíferos.

Os membros desta ordem apresentam muitas características comuns: como o corpo compacto, grandes bigodes, patas munidas de garras, dentes grandes (em especial os incisivos) e maxilares especializados para roer, permitindo-lhes grande capacidade de adaptação nos mais diferentes habitats.

Possuem um grande músculo no maxilar (masseter) que permite projetá-lo para diante ou para trás.

Os quatro enormes incisivos distinguem os roedores das outras ordens dos mamíferos. Estes dentes são compridos, encurvados e crescem continuamente.

Roedores

Alimentação

A maioria dos roedores tem dieta à base de plantas que pode incluir folhas, frutos, sementes e raízes. No entanto, algumas espécies possuem dietas alternativas, alimentando-se de outros animais e de restos de alimentos.

Para auxiliar na digestão, apresentam um longo ceco, uma estrutura onde termina o intestino grosso, no qual existem bactérias que decompõem a celulose, o principal componente das paredes das células vegetais, em hidratos de carbono digeríveis.

Reprodução

A elevada taxa de nascimentos permite-lhes manter níveis de população estáveis em condições adversas. Isso significa que a predação e o controle pelos seres humanos, pouco tem efeito na sobrevivência de uma espécie e, em condições favoráveis, as populações aumentam rapidamente. Os roedores de menor tamanho produzem mais crias do que as espécies grandes (como a capivara), em consequência, os pequenos roedores são base da alimentação de muitos animais.

Roedores e o homem

Alguns roedores são considerados pragas, devido ao fato de ocuparem os mesmos habitats, comerem os mesmos alimentos e transmitirem doenças. Consomem milhões de toneladas de comida humana por ano, contaminam produtos e são responsáveis pela transmissão de mais de 20 organismos causadores de doenças. No entanto, algumas espécies trazem benefícios, pois consomem insetos, ervas daninhas e mantêm as florestas saudáveis disseminando sementes.

Camila Correia

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.