Breaking News
Home / Biologia / Sinecologia

Sinecologia

PUBLICIDADE

O que é sinecologia?

A ecologia pode ser dividida em várias áreas, as principais são: autoecologia, demoecologia e sinecologia. A divisão da ecologia nestas três grandes áreas de estudo foi feita no começo do século XX pelo botânico Carl Schroter.

Autoecologia

Ramo científico clássico da ecologia, que estuda as espécies (animal ou vegetal) a partir de suas relações com o meio ambiente, ou seja, como cada espécie interage aos determinados fatores ambientais que os envolvem como um todo.

Demoecologia

Também conhecida como ecologia das populações ou dinâmica das populações, estuda cada população separadamente.

Sinecologia

Conhecida também como ecologia comunitária, a sinecologia estudaas comunidades biológicas dos seres vivose os ecossistemas. Tem como foco a distribuição das populações e, suas relações ecológicas, seja quantidade, deslocamento, sucessões ecológicas, inter-relações entre predadores e presas,cadeias alimentares e conceitos relacionados à transferência de energia.

Analisa as relações existentes entre indivíduos de várias espécies e o meio em que eles vivem. Ao contrário da autoecologia, que é voltada para o estudo dos indivíduos, a sinecologia busca compreender a dinâmica das populações através das relações entre os indivíduos e, os fatores ambientais nos ecossistemas e nas comunidades no qual estão inseridos.

Sinecologia

Na sinecologia o estudo das comunidades é princípio fundamental para a compreensão dos sistemas ecológicos, que possui características existentes em vários níveis, que se deve ser entendido através de estudos de suas partes e, exigem uma abordagem integrada para ser compreender os ecossistemas como um todo.

Atualmente a sinecologia divide-se em: estática e a dinâmica.

A estática, também denominada como sinecologia descritiva, tem seu foco sobre a distribuição e características dos grupos, o que faz através do estudo descritivo destes em um ambiente determinado. A sinecologia dinâmica, ou sinecologia funcional, busca obter conhecimento sobre as inter-relações no estudo da composição e estruturas das comunidades.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

PUBLICIDADE Definição Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma variedade de …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo da botânica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.