Breaking News
Home / Biologia / Tetrápodes

Tetrápodes

PUBLICIDADE

O que são tetrápodes?

São animais que constituem a superclasse de vertebrados terrestres, que significa animais com quatro membros ou dois pares destes. São constituídos pelos anfíbios, répteis, aves e mamíferos terrestres. De acordo com a ciência os primeiros tetrápodes a surgirem foram os anfíbios, a cerca de 350 milhões de anos.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Tetrapoda

A explicação evolucionista, diz que os tetrápodes teriam surgidos a partir de peixes pulmonados ancestrais de água doce com nadadeiras lobadas (com projeções ósseas), devido à necessidade dos animais de saírem da água em busca de alimentos e melhores condições. Com o efeito gradual da anatomia de suas nadadeiras e órgãos, permitiu sua locomoção no meio terrestre. E através de uma série de fósseis combinados com estudos da sistemática filogenética, surgiu uma das teorias evolutivas mais conhecidas e compreendidas.

As aves são tetrápodes, pois suas asas são consideradas membros.

Tetrápodes

As cobras, serpentes e os anfíbios sem patas, embora não possuam membros, são classificados nesta superclasse dos tetrápodes, pois possuem um ancestral que era um tetrápode, ou seja, no passado estes animais possuíam membros, porém através de um processo lento denominado regressão, estes animais perderam os mesmos.

Exemplos de animais tetrápodes: boi, porco, cavalo, homem, cobra, gato, morcego, cachorro, entre outros.

Usa-se comumente o termo quadrúpede para designar os animais que se apoiam no solo com os quatro membros, o que lhes dá uma excelente estabilidade.

Os bípedes apoiam os dois membros no chão, sistema este mais complexo, pois exige um controle maior da estabilidade. Neste caso a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer a função de equilíbrio, sustentação e movimento.De acordo com a ciência, os ancestrais dos homens, os hominídeos, assumiram a posição de bípedes há cerca de 4,5 milhões de anos.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hemodinâmica

Hemodinâmica

PUBLICIDADE Definição Hemodinâmica é um ramo da fisiologia que lida com a circulação sanguínea. O que …

Cruzamento Cromossômico

Cruzamento Cromossômico

PUBLICIDADE O que é cruzamento cromossômico? Você já ouviu falar em cruzamento cromossômico ou crossing-over? …

Flora do Brasil

Flora no Brasil

PUBLICIDADE Flora Brasileira Quando falamos na flora brasileira, nos referimos a uma das maiores biodiversidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.