Breaking News
Home / Biologia / Tubérculo

Tubérculo

PUBLICIDADE

Definição

Algumas fontes definem o termo “tubérculo” para significar apenas estruturas derivadas de hastes; outros usam o termo para estruturas derivadas de caules ou raízes

Tubérculo é um órgão de armazenamento de amido (como uma batata) formado por inchaço de uma haste subterrânea ou a extremidade distal de uma raiz.

Tubérculo – Botânica

Na botânica, um tubérculo é um crescimento, raiz ou caule (sobrecarga ou subterrânea) onde as reservas nutritivas de uma planta se acumulam.

Também é chamado de órgão maciço protuberante que fornece uma função de órgão de reserva, com uma porção abaulada de um tronco subterrâneo ou aéreo ou uma raiz que serve como reserva de carboidratos e pode restaurar um indivíduo por propagação vegetativa.

O que é um Tubérculo?

Um tubérculo faz parte de uma planta que armazena energia para mais tarde e que desempenha um papel na reprodução vegetativa assexuada.

Estritamente falando, é a ponta de um caule subterrâneo, também chamado de rizoma, que incha com nutrientes não utilizados. Muitos tipos são comestíveis, e as pessoas em todo o mundo facilmente cultivam diferentes variedades como principais culturas ou suplementos para sua dieta geral. Provavelmente, as variedades mais conhecidas são batatas, inhame e alcachofras. Algumas pessoas também usam essa palavra ao falar sobre plantas com raízes que se parecem e se comportam de forma semelhante, mas isso não é realmente apropriado.

Funções principais

Uma das principais coisas que esse crescimento faz para uma planta-mãe é manter a comida disponível para o futuro, como uma semente. A planta usa essa energia armazenada para passar por tempos difíceis ou para suportar novos brotos, garantindo assim que a espécie sobreviva, mesmo que a planta principal se apague. Eles também ajudam a ancorar a planta no chão até certo ponto, assim como as raízes.

Características primárias

Esta estrutura é distinguível de muitos bolbos e cormos na medida em que não têm uma túnica, que é um revestimento exterior muito fina que impede a perda excessiva de humidade. Também não tem placa basal plana, que é o que geralmente envia raízes. Algumas áreas de um tubérculo são capazes de crescer em uma nova planta, e as pessoas costumam chamar essas manchas de botões ou olhos – são fáceis de ver em batatas que foram armazenadas um pouco demais.

Tubérculo

As batatas são tubérculos

Propagação

Os tubérculos em crescimento geralmente são muito fáceis, pois são especificamente projetados para gerar novas plantas. Na verdade, isso às vezes pode ser um problema – se uma única batata é deixada para trás em uma cama de jardim, por exemplo, ela produzirá mais plantas no próximo ano, seja ou não um jardineiro quiser. Eles também são famosos por propagação em pilhas de compostagem. O grande número de tipos significa que as pessoas podem cultivá-los em todo o mundo, embora uma pessoa tenha que identificar quais espécies provavelmente fariam melhor no clima e no solo de sua área.

A técnica básica para a propagação é muito semelhante à plantação de uma semente, exceto que uma pessoa primeiro tem que cortar o tubérculo principal em pedaços. Cada seção de corte deve ter pelo menos um olho sobre ele e deve estar quase completamente coberta de solo. Novos brotos devem aparecer dentro de uma a três semanas, embora isso dependa da variedade de plantas, da qualidade do solo e da disponibilidade de luz solar e água suficientes.

Uso como alimento

A quantidade de carboidratos ou amido, vitaminas e tubérculos minerais contém geralmente é extremamente alta, uma vez que as plantas usam-nas como fonte de energia conforme necessário. Eles são um excelente complemento para a dieta humana como resultado, o que provavelmente é a principal razão pela qual eles se tornaram tão importantes em muitas cozinhas regionais. As pessoas também podem prepará-los de várias maneiras, como assar ou fritar, e os indivíduos têm a opção de aromatizá-los com uma variedade de especiarias, ervas ou molhos, tornando-os extremamente flexíveis para a cozinha.

Muitos tipos são muito saborosos por conta própria, mas, em geral, as pessoas os combinam com outros alimentos, particularmente carnes. Duas grandes razões para isso é que os tubérculos muitas vezes não são fontes ideais de proteínas, e porque prepará-las em combinação geralmente fornece uma variedade mais equilibrada de nutrientes. Outro fator é que eles nem sempre estão disponíveis em grandes quantidades, dependendo da variedade, e alguns tipos têm um sabor que é poderoso o suficiente para exigir apenas uma pequena quantidade em uma receita.

Mesmo que funcionem bem como fonte de alimento para a maioria das pessoas, eles não são bons para todos comerem. Os diabéticos, por exemplo, têm problemas com eles devido aos altos níveis de carboidratos. Alguns indivíduos também têm alergias a certas variedades, então isso ocasionalmente limita o tipo de alguém que pode comer cru ou usar na culinária. Uma vez que os tubérculos são tipicamente baixos a moderados em calorias, eles também não são sempre a melhor escolha para as pessoas que precisam ganhar peso, como pessoas que estão gravemente doentes.

Diferenciação

Às vezes, as pessoas usam erroneamente a palavra “tubérculo” para referir plantas que tecnicamente estão em uma classe diferente. As raízes destas plantas são incomuns na medida em que são especializadas e podem armazenar alimentos. Eles são conhecidos como “tubérculos-raízes” ou “raízes tuberosas” porque sua função é tão semelhante a um verdadeiro tubérculo que se forma a partir de uma haste ou rizoma subterrâneo. Dois exemplos comuns deste tipo de planta são a dália e a mandioca.

Tubérculo

Tubérculo

Fonte: Por Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE O que é a síntese de proteínas? A síntese de proteínas é um processo …

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE O que é a teoria do encaixe induzido? A teoria do encaixe induzido foi proposta …

Sinalização Celular

PUBLICIDADE O que é sinalização celular? A sinalização celular é um processo de comunicação entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.