Breaking News
Home / Biologia / Vibrio

Vibrio

PUBLICIDADE

O que é

O Vibrio é um gênero bacteriano que se encontra em ambientes aquáticos temperados e quentes em todo o mundo.

A espécie mais famosa deste gênero é provavelmente o V. cholerae, a bactéria responsável pela cólera.

A cólera é uma doença que causa sérios problemas de saúde pública em áreas quentes do mundo, e o estudo da cólera desempenhou um papel crítico no desenvolvimento da teoria dos germes da doença, que afirma que os microrganismos são responsáveis por muitas doenças.

Bactérias neste gênero são Gram negativas, e a maioria requer ambientes salinos para sobreviver, embora isso não seja verdade para todas as espécies. Eles são anaeróbios facultativos, o que significa que eles não precisam de oxigênio para sobreviver, e são altamente móveis, com pequenos flagelos que lhes permitem remover rapidamente através do meio ambiente. Dependendo da espécie, as bactérias podem ser em forma de S ou em forma de vírgula.

Existem várias espécies notáveis dentro do gênero Vibrio.

Algumas espécies demonstram o traço de bioluminescência, e muitas outras podem causar uma variedade de sintomas gastrointestinais semelhantes aos sentidos por pacientes com cólera.

Muitas espécies também são zoonóticas, o que permite que elas saltem de espécie em espécie para garantir que sejam amplamente distribuídas. O marisco, por exemplo, pode abrigar bactérias Vibrio que podem deixar as pessoas doentes.

Vibrio vulnificus, outra espécie notável, é endêmica em vários climas quentes.

Além de causar infecções intestinais, essa bactéria também pode infectar a pele e aproveitar as feridas abertas para se espalhar para a corrente sanguínea, causando septicemia.

Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos têm um risco especialmente alto de contrair uma infecção perigosa desta espécie específica de Vibrio.

Muitas dessas espécies são transmitidas por alimentos, levando alguns médicos a classificar a infecção por Vibrio como uma doença de origem alimentar.

No entanto, por viverem em ambientes aquáticos, eles também podem se espalhar através de suprimentos de água contaminados. Isso pode se tornar um problema especialmente grande quando vazamentos de esgoto ocorrem, pois o esgoto não tratado pode conter bactérias que entrarão no suprimento de água e deixarão as pessoas doentes.

Essas bactérias geralmente precisam de climas quentes para sobreviver, mas muitas podem desenvolver dormência, o que lhes permite hibernar e aparecer novamente na primavera e no verão em áreas com inverno frio.

A habilidade de hibernar é muito útil do ponto de vista das bactérias, porque garante que os organismos sobreviverão em uma variedade de climas.

Para microbiologistas e autoridades de saúde pública, essa característica é extremamente irritante, pois torna extremamente difícil erradicar as bactérias Vibrio.

Vibrio – Gênero

Vibrio é um gênero de bactérias Gram-negativas, possuindo uma forma curva-vírgula (forma de vírgula), várias espécies que podem causar infecção por alimentos, geralmente associada a comer frutos do mar mal cozidos.

Tipicamente encontrados em água salgada, espécies de Vibrio são anaeróbios facultativos que testam positivo para oxidase e não formam esporos.

Todos os membros do gênero são móveis e possuem flagelos polares com bainhas.

As espécies de Vibrio normalmente possuem dois cromossomos, o que é incomum para as bactérias.

Cada cromossomo tem uma origem de replicação distinta e independente, e são conservados juntos ao longo do tempo no gênero.

Filogenias recentes foram construídas com base em um conjunto de genes (análise de seqüência multilocus).

O. F. Müller (1773, 1786) descreveu oito espécies do gênero Vibrio (incluídas em Infusórios), três das quais eram espiriliformes.

Algumas das outras espécies são hoje atribuídas a taxa eucariotas, por exemplo, ao Peranema euglenoidal ou à Bacillaria da diatomácea.

No entanto, Vibrio Müller, 1773 tornou-se o nome de um gênero zoológico, e o nome do gênero bacteriano tornou-se Vibrio Pacini, 1854.

Filippo Pacini isolou microorganismos que chamou de “vibrações” de pacientes de cólera em 1854, devido à sua motilidade.

Vibrio – Espécies

Vibrio, qualquer um de um grupo de bactérias em forma de vírgula da família Vibrionaceae.

Vibrios são microorganismos aquáticos, algumas das quais causam doenças graves em humanos e outros animais.

Vibrios são caracterizados microbiologicamente como anaeróbios facultativos gram-negativos, altamente móveis (não requerendo oxigênio), com um a três flagelos em forma de chicote em uma extremidade.

Suas células são hastes curvas de 0,5 µm (micrometros; 1 µm = 10-6 metros) de diâmetro e 1,5 a 3,0 µm de comprimento, unidas ou unidas em formas em S ou espirais.

Três espécies de vibrio são importantes para os humanos: V. cholerae é a causa da cólera, e V. parahaemolyticus e V. vulnificus agem como agentes de enterite aguda, ou diarréia bacteriana. V. anguillarum é encontrado em enguias doentes e outros peixes.

Sintomas

Quando ingerida, a bactéria Vibrio pode causar diarreia aquosa, muitas vezes acompanhada de cólicas abdominais, náuseas, vômitos, febre e calafrios.

Geralmente estes sintomas ocorrem dentro de 24 horas após a ingestão e duram cerca de 3 dias.

A doença grave é rara e ocorre tipicamente em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.

As bactérias Vibrio também podem causar uma infecção na pele quando uma ferida aberta é exposta a água salgada ou salobra. Água salgada é uma mistura de água doce e salgada.

É freqüentemente encontrado onde os rios encontram o mar.

Diagnóstico

Um clínico pode suspeitar de vibriose se um paciente tiver diarreia aquosa e tiver comido recentemente frutos do mar crus ou mal cozidos, especialmente ostras, ou quando uma infecção de ferida ocorrer após a exposição à água do mar.

A infecção é diagnosticada quando as bactérias Vibrio são encontradas nas fezes, feridas ou sangue de um paciente com sintomas de vibriose.

Tratamento

O tratamento não é necessário em casos leves, mas os pacientes devem ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor os fluidos perdidos pela diarreia.

Embora não haja evidências de que os antibióticos diminuam a gravidade ou a duração da doença, às vezes eles são usados em doenças graves ou prolongadas.

Vibrio – Fotos

Fonte: www.britannica.com/www.wisegeek.org/www.cdc.gov/edition.cnn.com/www.sciencedirect.com/www.foodsafety.gov/www.redgems.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.