PUBLICIDADE
Definição de Zigomicetos
Zigomicetos é qualquer uma de uma ampla variedade de fungos comuns que constituem o filo Zygomycota do reino Fungi (ou a classe Zigomicetos do reino Plantae), na qual a reprodução sexual ocorre pela formação de zigospores.
Zigomicetos – Fungos
Zigomicetos não é o nome de um fungo específico, mas o nome de uma classe de fungos.
Esta classe inclui três ordens (Mucorales, Mortierellales e Entomophthorales).
Essas Ordens, por sua vez, contêm vários fungos específicos.
O que é
Zigomicetos é uma classe de fungos com mais de 1.000 espécies conhecidas.
Essa classe de fungos é extremamente diversificada e representantes podem ser encontrados vivendo em todo o mundo em uma variedade de ambientes e circunstâncias.
Os seres humanos geralmente acabam interagindo com os fungos Zigomicetos, geralmente na forma de bolores ou bolores que aparecem em frutas estragadas, como morangos e tomates.
Como principal fonte de deterioração dos alimentos, esses fungos podem ter um tremendo impacto econômico em algumas regiões do mundo.
Os fungos são colocados nessa classe quando se reproduzem sexualmente criando zigósporos.
Os zigosporos são esporos de fungos muito únicos, formados pela fusão de dois esporos.
Outros fungos não são capazes dessa forma de reprodução sexual, tornando os zigomicetos únicos. Esses fungos também podem se reproduzir assexuadamente, geralmente produzindo esporos espalhados pelo vento ou transportados por animais. Algumas espécies podem mirar e disparar esporos em direções específicas, desenvolvendo células sensíveis à luz que acionam a liberação de esporos em uma direção específica. Essa dispersão controlada permite que o fungo aumente sua chance de sucesso.
Algumas espécies de Zigomicetos são parasitárias, vivendo de plantas e animais.
Outros formam relações simbióticas com outros organismos, vivendo em todos os lugares, desde as folhas das plantas até os intestinos de certos animais.
Esses diversos fungos também podem viver com material orgânico morto, como lixo de folhas e alimentos colhidos. Em alguns organismos, eles podem causar infecções e doenças, especialmente em organismos com sistema imunológico comprometido que não podem repelir os fungos.
Esses moldes são conhecidos como moldes de alfinete ou açúcar, referenciando sua aparência distinta e habitats favoritos.
Sob um microscópio, os fungos de Zigomicetos realmente parecem pequenos alfinetes, com uma aparência ligeiramente mais fina e “cabeças” distintamente grandes na ponta de cada fio.
Muitas espécies de zigomicetos também preferem viver em substratos ricos em açúcar, como frutas e pães, convertendo os açúcares em energia. Essa preferência por açúcar é o que causa problemas para as pessoas, pois muitos alimentos são ricos em açúcar que os fungos acham imensamente útil.
Existem alguns usos práticos para esses fungos.
Várias espécies podem ser usadas na fermentação controlada de alimentos e têm sido utilizadas para esse fim há séculos.
Vários alimentos e bebidas asiáticos, em particular, são feitos com o uso de fungos desta classe.
Espécies adicionais de zigomicetos podem ser usadas na fabricação de medicamentos como esteróides, e alguns laboratórios farmacêuticos mantêm os fungos em colônias controladas para esse fim.
Descrição e importância
As espécies da classificação de Zygomycota representam apenas cerca de 1% dos fungos verdadeiros. Existem apenas cerca de 900 espécies.
No entanto, os seres humanos raramente encontram a maioria das espécies.
O mais familiar é o mofo que afeta os morangos e outras frutas.
Este filo abrange pelo menos sete ordens.
Os zygomycota são comumente vistos como mofos, mas existem muitas espécies de fungos nessa classificação que formam relações simbióticas com plantas ou infectam hospedeiros de animais.
Dois outros nomes comuns para Zygomycota são moldes de pinos e moldes de açúcar.
O termo “bolor” se refere à aparência de certas espécies, enquanto “bolores” se refere à fruta rica em açúcar que é freqüentemente afetada pela zigomicota. Eles são considerados os fungos terrestres mais primitivos.
Acredita-se que o Zygomycota tenha surgido entre 600 e 1.400 milhões de anos atrás.
Sugere-se que Zygomycota seja para- ou polifilético, mas isso ainda precisa ser determinado.
Eles compartilham muitas características com fungos flagelados e, portanto, acreditavam-se que estavam relacionados a fungos aquáticos.
No entanto, diferenças na estrutura da parede celular e a falta de esporos ou gametas flagelados indicam que não há relação.
Zigomicetos são frequentemente vistos na forma de bolores encontrados em alimentos como os tomates
Zigomicetos
Fonte: mycology.adelaide.edu.au/www.dictionary.com/nbm-mnb.ca/www.wisegeek.org/drfungus.org/www2.mcdaniel.edu/microbewiki.kenyon.edu