Breaking News
Home / Biologia / Zoologia

Zoologia

O que é Zoologia

PUBLICIDADE

Por Zoologia se compreende um ramo da biologia, cujo principal papel é o estudo dos animais, tanto os vivos, quanto os extintos. É um ramo que está dividido em vários outros ramos. Dentro da Zoologia, pode-se estudar os mamíferos (mastozoologia), os peixes (ictiologia), os pássaros (ornitologia), os répteis e anfíbios (herpetologia), os insetos (entomologia), entre outros ramos, incluindo a etologia, cujo objetivo é estudar o comportamento dos animais.

A palavra Zoologia advém do grego. Zoo vem de “zoon”, que significa animal, enquanto que logia, vem de “logos” e significa estudo. Portanto, a Zoologia é o ramo da ciência que se propõe a estudar os animais, como também as relações entre eles e o ambiente no qual eles coexistem.

A Zoologia também pode ter seus estudos focados nas estruturas dos animais, estudando seus tecidos e funções celulares, como também focar nas constituições anatômicas, fisiológicas e genéticas, como também estudar a evolução dos animais, hábitos de reprodução, de alimentação, distribuição das populações pelas áreas do planeta. Além disso, a Zoologia também tem seus estudos podendo abranger animais extintos. Trata-se, portanto, de um ramo da ciência bem diversificado e amplo.

Estimativas apontam que há, no mundo, cerca de 2,4 milhões de espécies, subdivididas em grupos, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos, aracnídeos, peixes, entre outros. Vale ressaltar que os primeiros estudos científicos voltados na área de zoologia tiveram início no século XVIII e, a partir de então, os animais passaram a ser estudados de uma forma mais científica. O maior avanço nesta ciência se deu nos séculos XVII e XIX, graças aos trabalhos do naturalista alemão Alexander Von Humboldt e aos estudos de Charles Darwin, responsável pela criação da teoria da evolução.
Zoologia
O trabalho do zoólogo

Cabe ao zoólogo, dependendo do ramo que ele escolheu se especializar na zoologia, o contato com os animais.Ele pode participar e organizar expedições a áreas naturais para observação e coleta de espécimes. Em laboratório, a pesquisa foca o estudo e classificação destes organismos coletados, como também outras análises, como genética, morfologia, entre outros, buscando ampliar os conhecimentos sobre os animais.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

FIOCRUZ. O que é zoologia? Observatório Juventude C&T. Disponível em: <www.juventudect.fiocruz.br/zoologia>. Acesso em 17/06/17

SIGNIFICADOS. O que é Zoologia. Disponível em: <https://www.significadosbr.com.br/zoologia>. Acesso em 17/06/17

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.