Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Doenças  Voltar

Doenças

O termo doença amplamente refere-se a qualquer condição que prejudica a função normal.

Geralmente, este termo é usado para se referir especificamente a doenças infecciosas, que são doenças clinicamente evidentes que resultam da presença de patogénicos microbianos, incluindo os vírus, bactérias, fungos, protozoários, organismos multicelulares, e proteínas aberrantes conhecidas como priões.

Uma infecção que não e não produzirá prejuízo clinicamente evidente de funcionamento normal, tal como a presença dos normais de bactérias e leveduras no intestino, não é considerada uma doença; pelo contrário, uma infecção assintomática ou seja, durante o seu período de incubação, porém deverá produzir sintomas mais tarde, normalmente é considerada uma doença. Doenças não infecciosas são todas as outras doenças, incluindo a maioria das formas de câncer , doenças do coração e doenças genéticas.

A doença é uma condição anormal que afetam o corpo de um organismo. Muitas vezes, é interpretado de forma a ser uma condição médica associada específicos sintomas e sinais.

Pode ser causada por fatores externos, tais como doenças infecciosas , ou pode ser causada por disfunções internas, tais como doenças auto-imunes.

Nos seres humanos, a "doença" é frequentemente usado mais amplamente para se referir a qualquer condição que causa dor, disfunção, angústia, problemas sociais, ou morte para a pessoa atingida, ou problemas semelhantes para aqueles em contato com a pessoa. Neste sentido mais amplo, por vezes, inclui lesões , incapacidades, doenças, síndromes, infecções, isoladas sintomas desviantes, comportamentos atípicos e variações de estrutura e função, enquanto que em outros contextos e para outros fins estas podem ser consideradas categorias distintas.

Doenças normalmente afetam as pessoas, não só fisicamente, mas também emocionalmente, como contratante e viver com muitas doenças podem alterar a própria perspectiva de vida, e sua personalidade.

Morte devido a doença é chamada morte por causas naturais.

Existem quatro tipos principais de doença: doença patogênica, doença de deficiência, doença hereditária e doença fisiológica.

Doenças também podem ser classificados como doenças transmissíveis e não transmissíveis

Doenças

O que é

A doença é um termo usado para qualquer condição que prejudica o funcionamento normal de um organismo ou corpo. Apesar de plantas e animais também ter doenças de contrato, de longe, os mais significativos relacionados com a doença áreas de interesse são as condições que afligem os seres humanos.

Eles podem ser divididos em três categorias: intrínsecos, ou vindo de dentro do corpo; extrínseca, ou emerge fora dele, e de origem desconhecida.

Até o século XX trouxe mudanças nos padrões de vida e de saúde das sociedades industrializadas, doenças extrínsecos foram a maior ameaça, hoje, no entanto, as doenças de origem intrínseca são muito mais familiar. Entre eles estão relacionados ao estresse, doenças auto-imunes, cancros, doenças hereditárias, glandulares condições, e condições decorrentes da desnutrição. Existem também doenças, tais como a doença de Alzheimer, cujas causas permanecem essencialmente desconhecidos.

Como funciona

Qualquer condição que prejudica o funcionamento normal de um organismo pode ser chamado de uma doença. No organismo humano, tal como em todas as outras, existem certos requisitos básicos, que no corpo humano incluem a necessidade de uma certa quantidade apropriada de oxigénio, a acidez, salinidade (teor em sal), nutrientes, e assim por diante. Estas condições devem ser todas mantidas dentro de um intervalo muito estreito, e qualquer desvio poderá causar a doença.

As doenças podem ser classificadas em três grupos gerais. Existem condições que são infecciosas, ou extrínseco, o que significa que elas são causadas por uma infecção por meio do qual um vírus, bactéria , ou outro parasita entra no corpo. Doenças infecciosas, infecções, eo sistema imunológico que normalmente protege-nos contra eles são discutidos em outra parte deste livro. Nossa atenção no contexto atual será dedicado aos outros dois grandes categorias-não-infecciosas, ou intrínseca, as doenças e as doenças de origem desconhecida.

Classificando doenças intrínsecas

Existem várias variedades básicas de doença intrínseca, ou condições que não são nem contagiosa nem transmissível . Estas variedades estão listados nos próximos parágrafos. O ensaio doenças não-infecciosas inclui a discussão de outros sistemas de classificação das doenças, quer do intrínseca ou extrínseca a variedade.

Doenças hereditárias: doenças que são genética, o que significa que eles são passados de geração em geração. Um exemplo, discutidos em doenças não infecciosas, é hemofilia. Hereditariedade não é uma "causa", e algumas das doenças de origem desconhecida pode ser transmitida de pais para filhos. Algumas formas de câncer são hereditários, assim, como outras condições discutidas em outra parte deste livro.

Doenças glandulares: Condições envolvendo uma glândula, isto é, uma célula ou grupo de células que os filtros de materiais a partir do sangue, processos que materiais e segrega-lo ou para usar novamente no corpo ou pode ser eliminado como um resíduo. Exemplos incluem diabetes mellitus, examinadas em doenças não infecciosas, bem como rins e várias doenças do fígado, entre eles, hepatite e icterícia . Bócio, um inchaço na área do pescoço causado por uma dieta pobre em iodo , é ao mesmo tempo um glandular e uma condição na dieta, o que ilustra a sobreposição entre os tipos de doenças.

Doenças alimentares: Estas são todas as doenças que se relacionam com a deficiência de nutrientes, ou uma total falta de alimentação adequada (isto é, a desnutrição), ou a ausência de um nutriente essencial. Exemplos incluem pelagra , escorbuto, e raquitismo , todos os quais são deficiências vitamínicas, bem como kwashiorkor , o que provoca um inchaço da barriga e é causada por uma falta de proteína.

Cânceres: Câncer não é apenas uma doença, mas cerca de 100 condições. As suas duas características principais são descontrolado crescimento de células doentes no organismo humano e a migração da doença a partir do local de origem para locais distantes no organismo. Se a expansão não é controlada, o cancro pode resultar em morte. (Veja doenças não-infecciosas para mais.)

Relacionados ao estresse: doenças cardíacas são algumas condições hereditárias ou glandular, mas algumas poucas doenças do coração e sistema circulatório são exacerbados pelo estresse. Exemplos incluem sopros cardíacos , endurecimento das artérias e veias varicosas . Vamos examinar doenças do coração e os efeitos gerais de estresse em breve.

Doenças auto-imunes: Esta é uma categoria particularmente assustador da doença, porque envolve uma rejeição do próprio corpo pelo próprio sistema imunológico do organismo. Doenças auto-imunes, cujos exemplos incluem lúpus e artrite reumatóide , são discutidas no sistema imunológico.

Doenças de Origem Desconhecida

Finalmente, há doenças para as quais não há causa conhecida. Em alguns casos, é possível que a hereditariedade , dieta, ou algum outro aspecto da existência humana tem um papel, mas não é certo. E mesmo se, por exemplo, a hereditariedade desempenha um papel, os fatores hereditários exatas não estão estabelecidos. Em qualquer caso, muitas das categorias de doença temos listados não equivalem a "causas", mas são tipos de doença. Além disso, algumas doenças classificadas em uma das categorias listadas também pertence às fileiras das doenças com causas desconhecidas. Por exemplo, muitas doenças auto-imunes são um mistério para os cientistas. Da mesma forma, crônica fadiga síndrome, considerada uma doença de origem desconhecida, é, obviamente, uma desordem relacionada ao estresse, enquanto a fibromialgia , caracterizada por dores músculos e tecidos, podem ser relacionadas com o stress também. Duas doenças cerebrais de origem desconhecida, doença de Creutzfeldt-Jakob e doença de Alzheimer

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal