Breaking News
Home / Saúde / Xantelasma

Xantelasma

PUBLICIDADE

Definição

Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos das pálpebras superior e inferior.

Em cerca de metade dos casos, eles são causados por altos níveis de colesterol no sangue, caso em que dieta ou medicamentos para baixar o colesterol podem ser recomendados.

Os depósitos de gordura são completamente inofensivos e, se você não for incomodado por eles, a cirurgia não será necessária.

Ocasionalmente, grandes áreas da pele são afetadas para que não seja possível remover completamente o xantelasma, pois isso causaria distorção da tampa. Nesse caso, o cirurgião tomará o máximo possível com segurança.

O xantelasma pode se repetir e a cirurgia não impedirá a recorrência.

O que é

Xantelasma é uma condição em que lipídios, especialmente colesterol, se acumulam sob a pele. O resultado é uma erupção característica de nódulos brancos a amarelos ou marcas em forma de disco.

Essas marcas, chamadas xantelasmata, são removíveis usando uma variedade de tratamentos dermatológicos, mas são motivo de preocupação, pois podem indicar níveis elevados de lipídios na corrente sanguínea.

Isso pode sugerir que o paciente está em risco de doença cardíaca e outras condições relacionadas aos níveis elevados de lipídios no sangue.

Uma forma muito comum é o xantelasma palpebrarum, que aparece ao redor ou nas pálpebras.

Muitas pessoas acham essa forma da condição particularmente embaraçosa e desfiguradora, uma vez que é tão facilmente visível para os observadores.

As pessoas também podem desenvolvê-lo em outras partes do corpo, no entanto, e devem ser verificadas de vez em quando, juntamente com outras alterações na pele que possam indicar problemas de saúde.

Parece haver um componente genético no xantelasma, que é mais comum entre asiáticos e pessoas de extração mediterrânea.

Essa condição provavelmente está ligada geneticamente porque altos níveis de lipídios no sangue podem ter um componente genético; aqueles que estão predispostos a níveis mais altos de colesterol e outros lipídios no sangue podem correr um risco maior de desenvolvê-lo.

Os nódulos são geralmente inofensivos, embora às vezes irritantes.

Os métodos comuns de remoção incluem o uso de dispositivos de eletrocautério ou ferramentas de quimocautério, juntamente com coisas como nitrogênio líquido, que congelam os nódulos.

Também é possível usar lasers, peelings químicos e técnicas de excisão cirúrgica para removê-los.

Os pacientes devem estar cientes de que a recorrência é comum, no entanto, especialmente se o alto nível lipídico subjacente não for abordado.

Um indivíduo que percebe um xantelasmata pode conversar com um dermatologista sobre removê-lo, embora este profissional médico possa enviar o paciente a um especialista se ele aparecer perto dos olhos.

Os pacientes também podem querer discutir o problema com seu clínico geral para verificar os testes de lipídios no sangue elevados, além de maneiras de controlar essas elevações, se elas existirem.

A dieta e o exercício demonstraram ser muito úteis, e alguns indivíduos com predisposição genética também podem considerar medicamentos.

Sinônimo: xantelasma palpebrum

A aparência do xantelasma é de placas planas amarelas sobre as pálpebras superiores ou inferiores, na maioria das vezes próximas ao canto interno.

Eles representam áreas de macrófagos contendo lipídios, mas a fisiopatologia exata não é conhecida.

Em outras áreas do corpo, a lesão individual seria chamada de xantoma; xantelasma é o xantoma mais comum.

Resumo

Xantelasma são placas moles, cheias de colesterol, que se desenvolvem sob a pele, geralmente nas pálpebras ou em torno das pálpebras e mais frequentemente perto do nariz.

Ocorrem principalmente em adultos de meia-idade e idosos – e em mulheres com mais frequência do que em homens.

Xantelasma são sempre benignos; isto é, eles não são cancerígenos e não se espalham da maneira que um câncer pode. Eles raramente prejudicam a visão. Mas eles podem ser um sinal de hiperlipidemia – altos níveis de colesterol, triglicerídeos ou outros lipídios (gorduras) no sangue.

O que são xantelasmas?

Xantelasmas, um tipo comum de xantoma, são placas planas amareladas que se desenvolvem sob as porções inferior e superior da pele das pálpebras.

Um xantoma é uma condição na qual a gordura se deposita sob qualquer superfície da pele do corpo, incluindo cotovelos, mãos, nádegas e pés.

A presença de xantomas e xantelasmas são frequentemente uma indicação de alta quantidade de colesterol ou substâncias gordurosas na corrente sanguínea. A maioria dos xantelasmas são indolores, mas podem causar constrangimento aos indivíduos afetados, porque são frequentemente notados.

Outras causas associadas à formação de xantelasmas incluem deficiência de lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) e hiperlipidemia mista familiar. Um LDL é um tipo de colesterol freqüentemente chamado de colesterol ruim.

A hiperlipidemia mista familiar é uma doença hereditária onde há um aumento nos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos de um indivíduo afetado.

Vários estudos mostraram que as mulheres são mais suscetíveis a xantelasmas do que os homens. Uma vez que eles apareçam, eles podem manter seu tamanho original ou podem crescer lentamente.

A maioria dos xantelasmas localizados ao redor da área ocular geralmente não prejudica as funções oculares ou palpebrais. Há apenas uma chance muito mínima de que essa condição possa resultar em ptose, que é a queda caída ou anormal da pálpebra.

Se não tratados, os xantelasmas geralmente não apresentam complicações.

O problema geralmente está no alto nível de colesterol no sangue, que, quando não tratado, pode levar a várias condições de saúde, como aterosclerose, pressão alta e outras doenças cardíacas.

A aterosclerose é o estreitamento e o endurecimento das artérias devido à deposição de colesterol.

Os dermatologistas, médicos que tratam doenças da pele, frequentemente solicitam exames de lipídios no sangue para pacientes com xantelasmas.

Como os níveis de colesterol no sangue dos pacientes costumam ser altos, muitos médicos recomendam mudanças no estilo de vida.

Essas mudanças incluem redução na ingestão de alimentos gordurosos e queda de excesso de peso corporal.

Eles também podem dar medicamentos para diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Existem várias opções de tratamento que podem ser tomadas para removê-las, como quimioterapia, excisão cirúrgica e crioterapia.

Quimocautério é a aplicação de uma substância química para afetar a remoção da placa.

A excisão cirúrgica é a remoção do tecido usando um instrumento afiado.

A crioterapia é o uso de nitrogênio líquido para congelar as placas, o que acabará por destruir os tecidos adiposos.

Alguns desses procedimentos de tratamento podem causar cicatrizes e alterações de cor na pele.

Xantelasma

Fonte: www.health.harvard.edu/www.winchesterhospital.org/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.uhs.nhs.uk/patient.info/www.gem.clinic/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.