Breaking News
Home / Saúde / Dismorfismo

Dismorfismo

PUBLICIDADE

Definição

Dismorfismo é uma malformação anatômica, facial e outras anormalidades estruturais.

Dismorfismo é a malformação ou deformidade, especialmente como uma condição congênita da face ou cabeça.

Também chamado dismorfia, que em grego significa maldade de forma; isso se refere às malformações ou a uma anormalidade na forma e no tamanho do corpo

Existem muitos fatores envolvidos na formação de estruturas. A interação entre a genética e o meio ambiente é essencial, especialmente durante os primeiros estágios de desenvolvimento.

O que é Dismorfismo?

Dismorfismo refere-se a características físicas, às vezes associadas a condições médicas, presentes desde o nascimento.

Características ou síndromes dismórficas podem ocorrer devido a anormalidades genéticas, infecções pré-natais ou traumas no parto.

A síndrome de Down representa um exemplo bem conhecido de dismorfismo e produz características físicas reconhecíveis e uma variedade de preocupações médicas. Alguns pacientes procuram intervenção médica devido a problemas de auto-estima relacionados a anomalias físicas. Outros pacientes requerem monitoramento médico e cuidado, pois essas síndromes podem criar irregularidades cardíacas ou afetar outros sistemas do corpo.

Os distúrbios do corpo que não ameaçam a vida incluem uma cinta parcial ou completa entre dois ou mais dedos das mãos ou pés, bem como a presença de mais de 10 dígitos nas mãos ou nos pés. Essas anomalias podem ocorrer como características familiares herdadas. Os bebês nascidos com fissura de palato ou com um ou ambos os quadris deslocados também são exemplos de dismorfismo.

As anormalidades podem ser diferenças estruturais visíveis ou relacionadas ao mau funcionamento de um determinado órgão ou sistema do corpo.

Quando várias características ocorrem, os médicos geralmente diagnosticam a criança com uma síndrome dismórfica específica.

As crianças com síndrome de Down, por exemplo, geralmente têm faces dismórficas com aparência achatada e olhos oblíquos, boca pequena e orelhas pequenas e baixas. Essas crianças geralmente apresentam impedimentos à fala e inteligência inferior à média. Freqüentemente, os indivíduos com síndrome de Down também apresentam distúrbios gastrointestinais, defeitos cardíacos, problemas auditivos e respiratórios.

Distúrbios hereditários ou defeitos genéticos que afetam o sangue ou órgãos internos são às vezes considerados condições dismórficas.

A medula óssea que é incapaz de produzir glóbulos vermelhos e brancos, juntamente com plaquetas, ocorre em crianças nascidas com anemia de Fanconi. Bebês com esse distúrbio também podem desenvolver anomalias esqueléticas.

Traços singulares ou síndromes dismorfismo freqüentemente surgem de defeitos genéticos.

Os cromossomos podem se alinhar ou se conectar de maneira inadequada em algum lugar durante o desenvolvimento fetal.

Normalmente, os cromossomos ocorrem em pares, mas ocasionalmente aparecem cromossomos isolados, uma condição conhecida como monossomia. Em certos casos, um trio ou trissomia pode substituir um par cromossômico, resultando em tendências dismórficas. Os médicos sugerem que as mulheres com mais de 35 anos têm um risco maior de passar anormalidades cromossômicas para um bebê, já que os ovos geralmente se deterioram com a idade. Os problemas também podem surgir durante o trabalho de parto e parto, que resultam em um recém-nascido recebendo pouco oxigênio, o que pode induzir trauma e dismorfismo em uma criança normalmente desenvolvida.

dismorfismo também pode ocorrer em bebês cujas mães abusam do álcool, usam certos medicamentos prescritos e de venda livre, ou usam drogas ilícitas durante a gravidez.

Algumas pessoas muito famosas viveram vidas bem-sucedidas apesar de terem dismorfismo.

Dismorfismo
Os pesquisadores acreditam que a aparência estranhamente alta e magra de Abraham Lincoln foi causada por dismorfismo

Dismorfismo
Alguns dizem que o crânio de forma incomum de Mozart era dismorfia

Considerado extremamente desinteressante por muitos em sua época, os pesquisadores atribuem a aparência angular alta e magra de Abraham Lincoln a uma forma de dismorfismo.

O famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart tinha um crânio de formato incomum, que muitos acreditam ser uma característica dismórfica.

Característica dismórfica

Uma característica do corpo que é formada anormalmente. Uma orelha malformada, por exemplo, é uma característica dismórfica.

Visão geral – Transtorno dismórfico corporal

Transtorno dismórfico corporal é um transtorno mental em que você não pode parar de pensar em um ou mais defeitos percebidos ou falhas em sua aparência; uma falha que, para os outros, é menor ou não é observável. Mas você pode se sentir tão envergonhado e ansioso que pode evitar muitas situações sociais.

Quando você tem transtorno dismórfico corporal, você fica obcecado intensamente com a aparência e a imagem corporal, checando repetidamente o espelho, cuidando ou buscando tranquilidade, às vezes por muitas horas todos os dias. Sua falha percebida e os comportamentos repetitivos lhe causam sofrimento significativo e afetam sua capacidade de funcionar em sua vida diária.

Você pode procurar inúmeros procedimentos cosméticos para tentar “consertar” sua falha percebida. Depois, você pode sentir uma satisfação temporária, mas muitas vezes a ansiedade retorna e você pode retomar a busca por uma maneira de corrigir sua falha percebida.

O tratamento do transtorno dismórfico corporal pode incluir terapia cognitivo-comportamental e medicação.

Transtorno dismórfico corporal

Transtorno psiquiátrico caracterizado por preocupação excessiva com defeitos imaginados na aparência física. É classificado como um transtorno de ansiedade, e acredita-se ser uma variante do transtorno obsessivo-compulsivo. Também conhecido como transtorno somatoforme e dismorfofobia.

Fonte: www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/en.oxforddictionaries.com/www.mayoclinic.org

Veja também

Ossificação

PUBLICIDADE Definição A Ossificação é o processo de criação do osso, que é a transformação da cartilagem …

Trissomia

Trissomia

PUBLICIDADE Definição A Trissomia é a presença de três cópias de um cromossomo em vez …

Endocardite

Endocardite

PUBLICIDADE O endocárdio é o revestimento interno do músculo cardíaco, que também cobre as válvulas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.