Breaking News
Home / Saúde / Síndrome do Espelho

Síndrome do Espelho

PUBLICIDADE

Definição

Uma condição que você pode não ter ouvido é a síndrome do espelho, também conhecida como síndrome de Ballantyne ou triplo edema.

A síndrome do espelho acontece quando o feto tem um acúmulo anormal de fluido, enquanto a mãe tem pré-eclâmpsia, uma condição de pressão alta.

Frequentemente é chamada de Síndrome do Espelho por causa da semelhança dos sintomas entre a mãe e o bebê.

O que é

A síndrome do espelho, também conhecida como síndrome de Ballantyne e Hidropisia Materna, é uma condição que afeta mulheres grávidas.

É um distúrbio raro em que a retenção de água em mulheres grávidas espelha as alterações hidrópicas fetais. Isso significa que há um acúmulo de líquido sob a pele ou em uma cavidade na mãe, no feto e, geralmente, também na placenta.

É por vezes referido como edema triplo, que indica a retenção de líquidos em todos os três locais.

A síndrome do espelho está associada à pré – eclâmpsia, o que significa que a retenção de líquidos está ligada à hipertensão ou à hipertensão.

Além da pressão alta e retenção de água, outros indicadores da síndrome do espelho incluem proteína na urina, vômitos e uma sensação geral de doença na gestante.

Essa síndrome é perigosa para a mãe e para o feto e deve ser cuidadosamente monitorada por um médico. A mãe pode experimentar obstrução da bexiga ou uma bexiga rompida, e o feto pode morrer.

Casos extremos justificam uma cesárea de emergência.

Causas da síndrome do espelho incluem distúrbios obstétricos gerais, distúrbios imunológicos, infecções e malformações.

Muitas vezes a causa da hidropisia fetal é desconhecida e sem conhecer a causa, é difícil tratá-la.

Até que a fisiopatologia que causa a hidropisia fetal seja definitivamente conhecida, qualquer tratamento pode ser perigoso e prejudicial, então os médicos devem investigar todas as anormalidades que poderiam desencadear o distúrbio.

Uma vez descoberto o edema fetal, geralmente durante uma ultrassonografia, os médicos testarão a mãe em busca da síndrome do espelho para determinar o melhor recurso.

Dependendo da causa, e se a causa é conhecida ou não, o médico normalmente irá primeiro pedir à mãe um regime de repouso absoluto para reduzir o edema e a hipertensão.

Cada caso de síndrome de espelho é único, portanto, cada instância exigirá um plano de tratamento diferente, se algum plano de tratamento for dado.

A cirurgia fetal é extremamente arriscada nesses casos e muitas vezes não é recomendada. A entrega é sempre a melhor solução, mas dependendo do ponto de gestação, isso às vezes não é uma opção imediata.

Se os médicos são, de fato, capazes de determinar com precisão a causa da hidropisia fetal, o tratamento dependerá da causa.

Os tratamentos podem incluir transfusões para corrigir anemia, medicamentos para arritmia cardíaca, redução de lesões que impedem o retorno venoso ou linfático cardíaco ou procedimentos para impedir a perda de sangue.

Às vezes, a mãe também pode receber medicamentos, mas o melhor curso de ação para a síndrome do espelho é sempre a detecção precoce, para que o edema possa ser controlado antes que ocorram danos demais.

Resumo

A síndrome do espelho também é conhecida como síndrome de Ballantyne, hidropisia materna, edema triplo e pseudotoxemia.

A doença pode ser difícil de diagnosticar, está relacionada à gravidez e pode comprometer gravemente a saúde da mãe e do feto.

A patogênese da doença ainda não foi totalmente elucidada e esta doença pode ser confundida com pré-eclâmpsia, embora características distintivas possam ser identificadas. Neste caso de relato, descrevemos uma gestante que sofria de síndrome do espelho associada à insuficiência cardíaca.

Após o parto, os sintomas de insuficiência cardíaca também desapareceram.

A causa desta síndrome ainda não é entendida, provavelmente, é a hipertrofia placentária, resultando em altos níveis de hCG. Tanto a mãe quanto o feto correm risco nessa condição.

Fonte: share.upmc.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.pathologyjournal.rcpa.edu.au/www.wisegeek.org/biomedres.us/www.longdom.org/radiopaedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.