Breaking News
Home / Saúde / Prevenção de Doenças

Prevenção de Doenças

PUBLICIDADE

Prevenção de Doenças – Definição

Atividades destinadas a proteger pacientes ou outros membros do público contra ameaças reais ou potenciais à saúde e suas consequências prejudiciais.

prevenção de doenças abrange medidas não apenas para prevenir a ocorrência de doenças, como a redução dos fatores de risco, mas também para deter seu progresso e reduzir suas consequências, uma vez estabelecidas.

Prevenção de doenças, entendida como intervenções específicas de base populacional e individual para prevenção primária e secundária (detecção precoce), visando minimizar a carga de doenças e fatores de risco associados.

prevenção primária refere-se a ações destinadas a evitar a manifestação de uma doença (isso pode incluir ações para melhorar a saúde por meio da mudança do impacto de determinantes sociais e econômicos na saúde; o fornecimento de informações sobre riscos comportamentais e médicos à saúde, juntamente com consultas e medidas para diminuir pessoal e comunitário; suplementação nutricional e alimentar; educação em higiene bucal e dental; e serviços clínicos preventivos, como imunização e vacinação de crianças, adultos e idosos, bem como vacinação ou profilaxia pós-exposição para pessoas expostas a um doença transmissível).

prevenção secundária trata da detecção precoce quando esta melhora as chances de resultados positivos de saúde (isso inclui atividades como programas de triagem baseados em evidências para detecção precoce de doenças ou para prevenção de malformações congênitas; e terapias preventivas com medicamentos de eficácia comprovada quando administradas precocemente estágio da doença).

Deve-se notar que, embora as atividades de prevenção primária possam ser implementadas independentemente da capacitação em outros serviços de saúde, esse não é o caso da prevenção secundária.

A triagem e a detecção precoce são de valor limitado (e podem até ser prejudiciais para o paciente) se as anormalidades não puderem ser prontamente corrigidas ou tratadas por meio de serviços de outras partes do sistema de saúde. Além disso, um bom sistema de atenção primária à saúde com uma população registrada facilita a organização e a entrega de programas de triagem acessíveis baseados na população e deve ser vigorosamente promovido.

Prevenção de Doenças – Procedimento

prevenção de doenças é um procedimento através do qual os indivíduos, particularmente aqueles com fatores de risco para uma doença, são tratados para prevenir a ocorrência da doença.

O tratamento normalmente começa antes que os sinais e sintomas da doença ocorram, ou logo depois. O tratamento pode incluir educação do paciente, modificação do estilo de vida e drogas.

Prevenir doenças envolve uma ampla gama de programas, ações e atividades inter-relacionadas. Algumas medidas de prevenção estão varrendo iniciativas políticas globais, como ações governamentais nacionais e estaduais para reduzir os riscos à saúde, limitando a poluição do ar e outras exposições ou padrões tóxicos para garantir a segurança do abastecimento de alimentos e água.

Hoje, os problemas de saúde mais prementes nos países desenvolvidos são as doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes, e obesidade.

A prevenção primária de doenças crônicas é mais desafiadora do que a prevenção primária de doenças infecciosas, porque requer mudanças nos comportamentos de saúde.

Esforços para mudar padrões de comportamento profundamente enraizados e muitas vezes culturalmente influenciados, como dieta, uso de álcool e tabaco, e inatividade física, geralmente têm tido menos sucesso do que programas de saúde ambiental e imunização.

Prevenção de Doenças – O que é


Prevenção de Doenças

As doenças infecciosas são causadas por organismos microscópicos que vivem em outras pessoas, animais ou no ambiente e são muito pequenos para serem vistos. Se você não entrar em contato com eles, pode prevenir muitas infecções e doenças. Embora doenças específicas sejam transmitidas de maneiras específicas, existem etapas básicas que você pode seguir para se manter saudável e diminuir o risco de pegar e espalhar qualquer doença infecciosa.

prevenção de doenças é um ramo da medicina que se concentra em ajudar as pessoas a evitar ou contrair doenças, tanto em indivíduos quanto em comunidades.

Diversos ramos da ciência e da medicina estão interligados nessa disciplina médica, que vai desde a antropologia até o estudo de práticas culturais que poderiam promover a disseminação de doenças, a epidemiologia, a identificação e o estudo da doença. Muitas nações têm programas de prevenção em sua estrutura nacional de saúde, uma vez que isso beneficia a sociedade como um todo.

Os seres humanos têm lutado contra a doença há milhares de anos, e o problema só se tornou mais pronunciado quando as pessoas começaram a viver em áreas muito populosas.

À medida que as cidades cresciam, também crescia a diversidade de doenças, juntamente com uma variedade de tentativas de evitá-la.

Somente no século XIX as pessoas realmente começaram a entender o processo da doença e começaram a tomar medidas para evitar sua disseminação e promover comunidades saudáveis, desde lavar as mãos entre os pacientes até a pasteurização produtos lácteos.

Diferentes nações atingiram diferentes níveis em suas estratégias de prevenção de doenças.

Nos países desenvolvidos, por exemplo, medidas básicas como sanitizar a água potável, prover condições de vida limpas e usar programas de vacinação difundidos provaram ser muito eficazes na prevenção de certas doenças nas comunidades em geral, deixando os profissionais médicos focados principalmente em pacientes individuais.

No mundo em desenvolvimento, no entanto, os profissionais médicos ainda estão lutando com os elementos básicos da prevenção de doenças, desde encorajar a modificação de valores culturais a reduzir a disseminação da doença até a tentativa de fornecer assistência médica básica.

Nas comunidades, a prevenção de doenças geralmente se concentra em proporcionar condições de vida limpas e promover a educação para que as pessoas compreendam os mecanismos pelos quais adoecem.

Sistemas de esgoto, instalações de purificação de água, códigos de saúde e o estabelecimento de instalações hospitalares estéreis são exemplos de infraestrutura projetada para evitar que doenças se espalhem.

Muitas nações também têm programas comunitários de educação, como a educação sobre HIV/AIDS, que contam aos cidadãos como as doenças se espalham.

Essa abordagem em duas frentes reduz o risco de doenças, eliminando as condições nas quais pode prosperar.


As vacinas são usadas para prevenção de doenças

Para os indivíduos, a prevenção de doenças pode incluir o uso de medicamentos de vacinação e profilaxia e a identificação de fatores de risco que poderiam tornar alguém mais propenso a contrair uma doença.

Bem-estar geral também pode ser promovido, uma vez que indivíduos saudáveis com corpos fortes são menos propensos a contrair doenças.

prevenção de doenças inclui também o trabalho em instituições e laboratórios científicos.

Os cientistas trabalham para identificar doenças e aprender mais sobre como são transmitidas e como podem ser tratadas e prevenidas.

O desenvolvimento de coisas como exames diagnósticos para os primeiros sinais de câncer tem sido uma parte importante desse trabalho em todo o mundo, assim como o foco na identificação de indivíduos em situação de risco e no alcance deles.

Prevenção de Doenças – Tipos

Prevenção de Doenças
A prevenção primária é direcionada para prevenir a ocorrência inicial de um distúrbio

prevenção secundária e terciária busca impedir ou retardar a doença existente e seus efeitos por meio de detecção precoce e tratamento adequado; ou reduzir a ocorrência de recaídas e o estabelecimento de condições crônicas através, por exemplo, de reabilitação efetiva.

prevenção de doenças é por vezes utilizada como um termo complementar ao lado da promoção da saúde. Embora haja sobreposição frequente entre o conteúdo e as estratégias, a prevenção de doenças é definida separadamente.

prevenção de doenças neste contexto é considerada uma ação que geralmente emana do setor de saúde, lidando com indivíduos e populações identificados como exibindo fatores de risco identificáveis, frequentemente associados a diferentes comportamentos de risco.

Fonte: www.encyclopedia.com/www.wisegeek.org/www.emro.who.int/definitionofwellness.com/www.nature.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Saúde

PUBLICIDADE A palavra saúde refere-se a um estado de completo bem-estar emocional e físico. A saúde existe …

Pé de atleta

PUBLICIDADE Pé de atleta – Definição O pé de atleta é uma infecção fúngica comum na qual …

Mucormicose

PUBLICIDADE Mucormicose – Definição A mucormicose é uma doença rara, mas muitas vezes fatal, causada por certos …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.