Breaking News
Home / Saúde / Neonatologia

Neonatologia

PUBLICIDADE

Definição

Neonatologia é a especialidade médica de cuidar de recém-nascidos, bebês doentes e bebês prematuros.

A palavra “neonatologia” é preso junto de várias palavras de raiz e, basicamente, significa “ciência do recém-nascido” – “neo” = novo, “natal” = nascimento, “logia” = ciência.

O que é a Neonatologia?

Neonatologia é uma subespecialidade da pediatria que se concentra principalmente nas necessidades médicas de recém-nascidos. Se um bebê nascer prematuramente ou apresentar um problema médico óbvio ao nascer, ele poderá ser levado diretamente a um centro de neonatologia para tratamentos intensivos.

Equipes de neonatologia geralmente limitam sua prática a bebês nascidos no hospital, mas não liberados, ou aqueles transferidos de outras unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN). Uma vez que a mãe e a criança sejam liberadas do hospital, a maioria dos centros de neonatalogia encaminhará qualquer atendimento de emergência para uma unidade de atendimento pediátrico padrão.

Um pediatra que queira se tornar um especialista em neonatologia deve primeiro obter sua licença médica padrão e depois completar mais três anos de treinamento.

A maioria dos trabalhos de neonatologia é realizada em hospitais maiores, com recursos para fornecer equipamentos e pessoal de última geração para UTIN. A maioria das gestantes com gravidez normal nunca encontraria um neonatologista na maioria das condições, embora uma pessoa possa ser consultada pela equipe de parto caso ocorra uma complicação.

Especialistas em neonatologia estudam coisas como os efeitos do estilo de vida de uma mãe ou do ambiente externo no desenvolvimento de recém-nascidos.

Existem também condições médicas exclusivas para os recém-nascidos, como asfixia do cordão umbilical ou uma doença do sangue que faz com que as mães formem anticorpos contra o tipo sanguíneo do próprio filho. Bebês nascidos de mães dependentes de cocaína ou de álcool também podem ser trazidos diretamente para um centro de neonatologia para posterior observação e tratamento.

Neonatologia
Neonatologia se concentra principalmente nas necessidades médicas de recém-nascidos

Muitos pediatras não entram no campo da neonatologia porque as horas de trabalho podem ser brutais e a faixa salarial nem sempre é proporcional ao nível de responsabilidade.

Neonatologia pode ser um campo excitante para aqueles que são apaixonados por pediatria e cuidados intensivos em geral. Os membros da equipe da UTIN tendem a ser muito compassivos e conhecedores por natureza, e o ambiente de trabalho pode ser muito menos estressante do que a medicina de emergência ou a prática pediátrica em geral.

O que faz um neonatologista?

Neonatologia
Os neonatologistas se concentram no tratamento de bebês, apoiando seu desenvolvimento e
ajudando seus pais a se relacionarem com o novo bebê

Um neonatologista é um médico que cuida de recém-nascidos prematuros e doentes.

Neonatologistas geralmente trabalham em um ambiente hospitalar, na unidade de terapia intensiva neonatal ou unidade de cuidados especiais para bebês. Esses médicos treinam completando uma residência em pediatria e seguindo com uma bolsa de estudos em neonatologia, o ramo da medicina que se concentra em cuidar de recém-nascidos.

O trabalho para neonatologistas é geralmente estável, especialmente se eles estiverem dispostos a se mudar para um emprego.

Quando um paciente é levado a um neonatologista, ele avalia a saúde do paciente e pode realizar uma série de testes para verificar a função do órgão e procurar sinais de infecção.

Uma vez que o paciente tenha sido avaliado, o neonatologista pode decidir que tipo de tratamento ele precisa, e qual o nível de cuidado necessário. Os recém-nascidos costumam passar muito tempo hospitalizados se estiverem gravemente doentes ou muito prematuros, pois os neonatologistas não querem mandar os bebês para casa antes que eles estejam completamente melhores, então os neonatologistas também precisam pensar em questões como garantir que os bebês tenham contato com seus pais. que eles possam se relacionar, proporcionando às crianças estímulo intelectual para promover o desenvolvimento e fornecendo nutrição adequada para bebês na UTIN (unidade de terapia intensiva neonatal) ou em unidades de tratamento pediátrico.

Os recém-nascidos prematuros geralmente são admitidos aos cuidados de um neonatologista por terem algumas necessidades especiais, embora não estejam necessariamente doentes. Os bebês prematuros ainda não terminaram seu desenvolvimento, e seus sistemas orgânicos podem precisar de apoio enquanto terminam o desenvolvimento.

Um neonatologista avalia bebês prematuros para determinar sua idade gestacional e faz recomendações de tratamento. Durante a sua permanência na UTIN (unidade de terapia intensiva neonatal), os bebês gradualmente se mudam para enfermarias mais gerais à medida que se fortalecem e exigem menos monitoramento e cuidados menos intensivos.

Os neonatologistas também trabalham com bebês que estão doentes ou com baixo peso ao nascer. Eles podem trabalhar com cirurgiões neonatais para atender crianças com defeitos congênitos que requerem cirurgia, e também diagnosticar e tratar bebês doentes. Alguns bebês podem ser levados a um neonatologista no nascimento, à medida que doenças ou defeitos congênitos se tornam óbvios, enquanto outros podem ser trazidos de volta ao hospital depois que eles chegam em casa, quando os pais observam problemas de saúde emergentes que podem exigir tratamento.

Os neonatologistas especializados trabalham com uma equipe de profissionais de saúde, incluindo terapeutas respiratórios, enfermeiras neonatais, cirurgiões neonatais e neonatologistas em treinamento, em alguns hospitais. Ser capaz de trabalhar efetivamente como parte de uma equipe é fundamental para esses profissionais médicos, e eles também devem ter habilidade em se comunicar com os pais e abordar as preocupações dos pais. Os pais de bebês prematuros e doentes são freqüentemente extremamente preocupados, e o neonatologista deve equilibrar suas necessidades com as do bebê em tratamento.

O que é uma UTIN?

Neonatologia
Uma UTIN é uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde muitos bebês prematuros são tratados

Uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é uma unidade hospitalar dedicada ao cuidado de bebês muito doentes. Mais comumente, um bebê é enviado para a UTIN porque é prematuro e propenso a uma variedade de problemas de saúde. As crianças criticamente doentes também podem passar algum tempo na UTIN até estabilizarem-se, quando podem ser transferidas para enfermarias mais gerais ou enviadas para casa. Para os pais, a UTIN pode ser um lugar muito intimidador e assustador, mas os pais devem ter certeza de que seus filhos estão recebendo o melhor atendimento quando são enviados à UTIN.

Os bebês enfrentam uma variedade de problemas de saúde únicos que não afetam os adultos, especialmente quando são prematuros. Bebês prematuros podem ter dificuldade em respirar, engolir ou outros reflexos básicos, porque não estão totalmente desenvolvidos. Eles também são extremamente vulneráveis a infecções, mesmo infecções comuns que normalmente não seriam prejudiciais, mesmo para bebês mais desenvolvidos. O ambiente da UTIN é especialmente projetado para lidar com as necessidades das crianças.

O corolário do adulto para uma UTIN é uma Unidade de Terapia Intensiva.

Em ambos os casos, os pacientes são atendidos por equipes dedicadas que têm treinamento especial em terapia intensiva. Em uma UTIN, um vôo de enfermeiras trabalha para os bebês 24 horas por dia, junto com especialistas como terapeutas respiratórios e cirurgiões. Os médicos podem escolher se especializar em neonatologia, cuidar de bebês muito jovens e doentes, caso em que são conhecidos como neonatologistas; uma UTIN geralmente tem vários desses médicos especializados na equipe.

Enquanto em uma UTIN, os bebês são normalmente mantidos em incubadoras fechadas com almofadas de aquecimento. Eles estão ligados a uma variedade de monitores que monitoram sua saúde e podem também ser conectados a ventiladores, tubos de alimentação e outros dispositivos para ajudá-los a sobreviver. O acesso à UTIN é controlado de perto e o ambiente é mantido meticulosamente limpo. Os pais costumam ser bem-vindos em determinados momentos, e o contato entre pais e filhos é reconhecido na maioria das regiões como um aspecto importante dos cuidados intensivos para bebês.

Você também pode ouvir uma UTIN chamada de Unidade Especializada para Bebês (SCBU) ou uma UTI natal. Geralmente, quando um bebê é enviado para a UTIN, uma enfermeira da equipe é designada para a família; além de cuidar do bebê, ele também mantém os familiares atualizados sobre a condição do bebê.

Muitos hospitais oferecem amplos programas de apoio a pais com bebês na UTIN, reconhecendo que a situação pode ser muito intensa para novos pais, especialmente com bebês gravemente doentes que são levados ao nascimento antes que os pais possam interagir com eles.

Fonte: www.healthychildren.org/neonatology.org/www.wisegeek.org/www.pedsubs.org/www.texaschildrens.org/monbaby.com/www.seattlechildrens.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.