Breaking News
Home / Saúde / Oftalmia

Oftalmia

PUBLICIDADE

Definição

Oftalmia é uma inflamação severa do olho, especialmente de suas membranas ou estruturas externas do globo ocular.

O que é Oftalmia?

O termo oftalmia pode se referir a qualquer inflamação ou inchaço do olho, embora seja mais comumente usado para descrever inflamação grave associada a uma condição médica subjacente.

Animais, incluindo ovelhas, cabras, cavalos, cães e gatos, também podem apresentar inchaço nos olhos como resultado de uma infecção ou doença.

A oftalmia afeta mais comumente a conjuntiva, a membrana que umedece e protege o olho e a pálpebra interna.

Enquanto muitas pessoas experimentam olhos inchados como resultado de alergias, resfriados, picadas de insetos ou outros problemas menores, a inflamação diagnosticada como oftalmia é tipicamente o resultado de uma condição mais grave.

Qualquer inchaço persistente do olho deve ser avaliado por um profissional médico para um diagnóstico adequado. Isto é especialmente verdadeiro se for acompanhado por alterações de visão ou dor. Inchaço que não é o resultado de uma condição médica pode muitas vezes ser tratado em casa com compressas de gelo ou compressas frias aplicadas ao olho e medicamentos anti-inflamatórios sem receita, como o ibuprofeno.

Oftalmia
A conjuntivite é uma das causas mais comuns de oftalmia

Oftalmia
Vermelhidão do olho é comum com diferentes formas de oftalmia

A conjuntivite, comumente chamada de olho-de-rosa, é uma das causas mais comuns de oftalmia.

O olho rosa geralmente causa vermelhidão e coceira em combinação com inchaço perceptível.

Infecções bacterianas e virais são as causas mais comuns da doença.

A conjuntivite bacteriana pode ser tratada com colírios ou pomadas antibióticas.

As infecções virais devem desaparecer por conta própria, o que geralmente leva duas ou três semanas.

O olho rosa é extremamente contagioso, portanto as pessoas com a infecção devem ser cautelosas para evitar tocar ou esfregar os olhos e lavar as mãos regularmente.

A conjuntivite neonatal, ou oftalmia neonatal, é uma infecção ocular bacteriana que pode ocorrer em recém-nascidos durante o parto. Mães infectadas com clamídia ou gonorreia podem transmitir bactérias através do canal do parto, que pode infectar os olhos do bebê, levando a vermelhidão, inchaço e crostas. A condição geralmente é tratável com colírios receitados, mas pode levar à cegueira se não for prontamente diagnosticada e tratada.

A oftalmia simpática é uma condição rara que ocorre após um trauma no olho.

Os sintomas geralmente não se manifestam até vários meses, ou mesmo anos, após uma lesão. Muitas vezes, os únicos sinais da condição são manchas flutuantes que nublam o campo de visão do indivíduo, o inchaço da úvea ou a camada intermediária do olho.

A oftalmia simpática geralmente leva à perda completa da visão. Cirurgia e medicamentos anti-inflamatórios podem ser usados para reduzir o inchaço e tentar preservar a visão.

Oftalmia neonatal

Oftalmia
Oftalmia neonatal

A oftalmia neonatal, inflamação da conjuntiva com descarga que se manifesta nos primeiros 28 dias de vida, é adquirida pelo neonato durante a passagem pelo canal do parto infectado.

Essa condição, também conhecida como conjuntivite neonatal, pode resultar em complicações visualmente incapacitantes.

O espectro de patógenos infecciosos que causam a conjuntivite neonatal difere em várias partes do mundo, dependendo da prevalência relativa do atendimento materno pré-natal e do uso de tratamento profilático para prevenir infecções na mãe grávida e no recém-nascido.

As causas infecciosas comuns de oftalmia neonatal incluem: Chlamydia trachomatis, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermis, Escherichia coli, Neisseria gonorrhoea, outras bactérias gram-negativas e vírus Herpes Simplex.

Na maioria dos casos, a oftalmia neonatal é uma doença leve. A exceção é devido à infecção gonocócica, que pode progredir rapidamente para danos na córnea e comprometimento visual permanente. Isso também pode causar complicações sistêmicas.

Fonte: www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/patient.info

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.