Breaking News
Home / Saúde / Hemoperitônio

Hemoperitônio

PUBLICIDADE

Definição

O hemoperitônio é uma condição na qual o sangue se acumula na cavidade peritoneal.

No abdome, existe uma fina membrana que envolve a parede abdominal externa chamada peritônio parietal.

Além disso, há uma membrana fina separada que envolve todos os órgãos do abdome, envolvendo todos os órgãos em uma membrana semelhante a uma bolsa. Esta membrana é chamada de peritônio visceral.

O espaço entre o peritônio parietal e o peritônio visceral é um espaço chamado cavidade peritoneal.

O que é

Hemoperitônio refere-se à condição quando há sangue na cavidade peritoneal.

Condições com hemoperitônio associado são consideradas emergências médicas porque o derramamento de sangue na cavidade peritoneal é indicativo de ruptura de órgãos.

Além disso, como o sangue é um irritante tóxico para as células fora dos vasos sanguíneos, ele deve ser limpo imediatamente.

Quando há sangue na cavidade peritoneal, geralmente se manifesta externamente como uma descoloração do abdômen.

Órgãos diferentes estão contidos dentro da cavidade peritoneal.

Esses órgãos incluem partes do trato gastrointestinal, como estômago, intestino, fígado, baço e pâncreas.

Partes do trato reprodutivo, como o útero, ovários e trompas de Falópio, também estão localizadas dentro da cavidade peritoneal.

Vasos sanguíneos, como a artéria celíaca, a artéria mesentérica superior e a artéria mesentérica inferior, fornecem a maior parte do suprimento sanguíneo dentro da cavidade peritoneal.

O hemoperitônio ocorre quando qualquer um dos órgãos ou vasos sanguíneos mencionados perfura, rompe ou é submetido a um trauma.

Por exemplo, com um trauma penetrante ou contuso no abdômen, o baço ou o fígado pode ser lesionado.

Quando ocorre dano mecânico a esses órgãos, a infiltração de sangue se torna inevitável, levando ao Hemoperitônio.

Uma causa comum de Hemoperitônio em mulheres é a gravidez ectópica. Na gravidez ectópica, o embrião se implanta em partes do trato reprodutivo feminino que não são ideais para o crescimento e desenvolvimento.

Os locais mais comuns de gravidez ectópica são as trompas de Falópio e os ovários. Como o embrião sobrecarrega seu suprimento de sangue e aumenta de tamanho, a ruptura torna-se iminente. Após a ruptura, o sangue é derramado na cavidade e resulta em hemoperitônio.

Outro órgão reprodutivo que pode ser afetado pelo Hemoperitônio é o útero, um órgão muscular forte que possui um rico suprimento sanguíneo. Quando se rompe, uma grande quantidade de sangue é derramada na cavidade peritoneal. Uma cesariana anterior é o fator predisponente mais comum de ruptura uterina e subseqüente hemoperitônio.

A perfuração da úlcera gástrica é uma causa gastroenterológica do hemoperitônio, embora seja menos comum.

As causas mais comuns de úlcera gástrica são níveis persistentemente elevados de ácido gástrico e colonização da mucosa gástrica pela bactéria Helicobacter pylori. Com uma úlcera, há uma erosão da mucosa.

Se este processo não é preso ou curado, a erosão atinge as partes externas do tubo gástrico e um buraco é criado. Vasos sanguíneos também são rasgados durante a perfuração, então o hemoperitônio pode seguir.

Quando o hemoperitônio ocorre, a cirurgia imediata é feita para localizar a fonte de sangramento. Se o baço estiver muito envolvido, ele é removido por meio de um procedimento chamado esplenectomia.

Nos casos em que o fígado está envolvido, os cirurgiões podem optar por fazer a limpeza da esponja e administrar a trombina. Se grandes artérias abdominais estiverem envolvidas, estas são pinçadas e ligadas.

O sangue é limpo e os coagulantes do sangue são administrados para evitar mais danos.

Visão global

O hemoperitônio é um tipo de sangramento interno. Quando você tem essa condição, o sangue está se acumulando em sua cavidade peritoneal.

A cavidade peritoneal é uma pequena área localizada entre os órgãos abdominais internos e a parede abdominal interna.

O sangue nesta parte do seu corpo pode aparecer devido a trauma físico, ruptura de um vaso sanguíneo ou órgão, ou devido a uma gravidez ectópica.

Fonte: radiopaedia.org/www.healthline.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/study.com/pubs.rsna.org/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.