Breaking News
Home / Saúde / Dislalia

Dislalia

PUBLICIDADE

O que é

Dislalia é uma desordem na pronúncia (articulação) causada por deficiências orgânicas ou funcionais dos órgãos periféricos da fala, que consiste na impossibilidade de pronunciar corretamente um ou vários sons (combinações de sons).

Não inclui comprometimento da fala devido a fatores neurológicos ou outros.

No entanto, há uma visão bastante ampla que Dislalia em crianças é um fenômeno transitório que se passa com a idade.

Má Articulação das Palavras

A Dislalia consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas.

É feita uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à articulação das palavras, verifica-se também a mobilidade destes órgãos: palato, lábios e língua, assim como a audição tanto quanto a quantidade como também a qualidade (percepção) auditiva. É importante uma estimulação da percepção auditiva para que a criança ou o adulto possa identificar e corrigir a sua emissão de fonemas, sílabas, palavras e frases.

Definição

A Dislalia é definida como condição para a produção de sons articulados, onde não existe uma base entidade neurológica.

Eles podem ser classificados em dislalia orgânica, quando é determinada por lesão anatômica dos órgãos articulatórias, ou e dislalia funcional, cuja causa reside numa coordenação muscular pobre, devido a diferentes fatores etiológicos

Etimologicamente significa a fala arrastada, os dis em grego significa dificuldade, lalein = palavra, pode ser definida como distúrbios da articulação em sons da fala (pronúncia), onde não é uma base entidade neurológica.

A Dislalia

Dislalia
Dislalia

Você mutas vezes pode se queixar que não compreende a fala do seu filho.

É possível que ele / ela pode estar sofrendo de Dislalia.

Dislalia é um distúrbio articulatório em que, muitas vezes, as crianças não pronunciam os sons de forma clara ou que substitui um som para para outro por exemplo [K] substituído por [t] ou [g] é substituído por [d] .

Isso pode ser devido ao atraso na fala, deficiência auditiva ou deficiência mental. Retardo mental também pode causar Dislalia.

Mas, você não precisa ficar preocupada se a fala do seu filho não estiver claro porque ele não necessariamente significa que está sofrendo das condições acima, porque a Dislalia pode ocorrer mesmo na sua ausência.

Para ajudar um pouco você a seu lidar com o problema, um fonoaudiólogo é o seu médico.

O momento certo seria pela idade de três anos e meio, quando as crianças começam frases que falam. Se você descobrir que é difícil de entender a fala do seu filho, a ajudar deve ser feita imediatamente.

O fonoaudiólogo ensina a criança o som correto com a ajuda de exercícios simples e também ensina a criança a usar o som corrigido em seu discurso.

A Dislalia é totalmente corrigível. Seu filho irá certamente superar sua desvantagem completamente desde que ele não tenha qualquer causa subjacente.

Má formação da articulação de Fonemas

Dislalia
Dislalia

Dislalia é a má formação da articulação de fonemas, dos sons da fala. Não é um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional, referente à forma como estes sons são emitidos”.

Este som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real ; omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra; transposições na ordem de apresentação dos fonemas (dizer mánica em vez de máquina, por exemplo); e, por fim, acréscimos de sons. Estas alterações mais comuns caracterizam uma dislalia.

A maioria das pessoas ainda não tem o hábito de fazer uma avaliação fonoaudiológica preventiva, nos primeiros anos de vida, como ocorre no que diz respeito à Pediatria.

Porém, se deve estar atento também à saúde da voz, da fala e da audição, e acompanhar este desenvolvimento, principalmente quando se pretende expor a criança a uma aprendizagem formal, na idade certa.

Muitos fatores, podem influir para que dislalias venham a surgir: crianças que usam a chupeta por muito tempo, ou que mamam na mamadeira por tempo prolongado, ou mesmo aquelas que mamam pouco tempo no peito terminam por alterar as funções de mastigação, respiração e amamentação. Estas crianças podem apresentar um quadro de dislalia.

Embora não se possa dizer que haja uma relação direta, é inegável que tais crianças acabem apresentando flacidez muscular e postura de língua indevida, o que pode ocasionar dislalia. Sendo assim, a dislalia pode ser prevenida por mães bem orientadas durante a amamentação e o pré-natal.

Tratamento

O tratamento da dislalia varia de acordo com a necessidade de cada criança.

Em primeiro lugar, é feita uma avaliação após um contato com a família, e faz-se um levantamento histórico da criança para, só depois, iniciar o trabalho com a percepção dos sons que ela não executa.

Existem crianças que têm dificuldade de perceber auditivamente os sons.

O fonoaudiólogo deve, então, usar recursos corporais e visuais para chegar ao seu objetivo.

Outras crianças apresentam línguas hipotônicas (flácidas), o que às vezes chega a ocasionar alterações na arcada dentária. Ou ainda, mostram falhas na pronúncia de certos fonemas devido a postura e respiração deficientes.

Para cada criança, tem-se um procedimento diferente, mas, em geral, o fonoaudiólogo atua, na terapia, sobre a falha e a dificuldade, usando, de preferência, meios lúdicos para ampliar a possibilidade de utilização dos sons, até que a criança se sinta segura.

Fonte: www.pediatriconcall.com/br.geocities.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.