Dislalia

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Dislalia – Definição

Dislalia é definida como condição para a produção de sons articulados, onde não existe uma base entidade neurológica.

Dislalia é um distúrbio da fala em que o paciente usa um vocabulário ou uma gama de sons que lhe são peculiares.

Eles podem ser classificados em dislalia orgânica, quando é determinada por lesão anatômica dos órgãos articulatórias, ou e dislalia funcional, cuja causa reside numa coordenação muscular pobre, devido a diferentes fatores etiológicos

Etimologicamente significa a fala arrastada, os dis em grego significa dificuldade, lalein = palavra, pode ser definida como distúrbios da articulação em sons da fala (pronúncia), onde não é uma base entidade neurológica.

A dislexia é um tipo de dificuldade de aprendizagem conhecida por inversões e mudanças espaciais e às vezes é descrita como um distúrbio neurológico. Manifesta-se como dificuldades de leitura, escrita, ortografia e às vezes matemática. Ocasionalmente, o equilíbrio, o movimento e o ritmo são afetados. Pessoas com dislexia frequentemente exibem inteligência acima da média a superior, criatividade e genialidade.

Dislalia – O que é

Dislalia é uma desordem na pronúncia (articulação) causada por deficiências orgânicas ou funcionais dos órgãos periféricos da fala, que consiste na impossibilidade de pronunciar corretamente um ou vários sons (combinações de sons).

Não inclui comprometimento da fala devido a fatores neurológicos ou outros.

No entanto, há uma visão bastante ampla que Dislalia em crianças é um fenômeno transitório que se passa com a idade.

Você muitas vezes pode se queixar que não compreende a fala do seu filho.

É possível que ele/ela pode estar sofrendo de Dislalia.

Dislalia é um distúrbio articulatório em que, muitas vezes, as crianças não pronunciam os sons de forma clara ou que substitui um som para para outro por exemplo [K] substituído por [t] ou [g] é substituído por [d].

Isso pode ser devido ao atraso na fala, deficiência auditiva ou deficiência mental. Retardo mental também pode causar Dislalia.

Mas, você não precisa ficar preocupada se a fala do seu filho não estiver claro porque ele não necessariamente significa que está sofrendo das condições acima, porque a Dislalia pode ocorrer mesmo na sua ausência.

Para ajudar um pouco você a seu lidar com o problema, um fonoaudiólogo é o seu médico.

O momento certo seria pela idade de três anos e meio, quando as crianças começam frases que falam. Se você descobrir que é difícil de entender a fala do seu filho, a ajudar deve ser feita imediatamente.

O fonoaudiólogo ensina a criança o som correto com a ajuda de exercícios simples e também ensina a criança a usar o som corrigido em seu discurso.

Dislalia é totalmente corrigível. Seu filho irá certamente superar sua desvantagem completamente desde que ele não tenha qualquer causa subjacente.

Dislalia – Distúrbio da fala


Dislalia

dislalia é um tipo de deficiência da fala em que os pacientes têm dificuldades visíveis para pronunciar corretamente as palavras e articular claramente sua fala.

Algumas pessoas com esse distúrbio têm problemas para falar apenas alguns sons, enquanto outras têm problemas para falar em geral. Essa condição normalmente não surge de problemas neurológicos, e os médicos atribuem-na a defeitos específicos dos órgãos da fala em muitos casos. Algumas outras causas de dislalia incluem perda auditiva e certas dificuldades de aprendizagem.

O distúrbio geralmente aparece em crianças pequenas quando atingem a idade média de começar a falar.

Quando uma criança tem dificuldade significativa em falar pela primeira vez, o médico geralmente examina primeiro a estrutura geral da língua.

As causas comuns de dislalia podem ser atribuídas à formação inadequada do ligamento que liga a língua ao fundo da boca. Quando este ligamento é muito curto, o movimento adequado da língua pode ser mais problemático do que o normal. Embora a causa exata dessa malformação ligamentar seja desconhecida, ela geralmente pode ser corrigida por meio de uma cirurgia relativamente simples.

A maioria dos médicos recomenda que este procedimento seja feito o mais cedo possível em pacientes jovens com dislalia para permitir que eles desenvolvam mais facilmente hábitos de fala claros após a cirurgia.

A surdez congênita é outra causa de dislalia, e os problemas associados à fala vêm da incapacidade de entender a fala correta de outras pessoas.

A gravidade do problema normalmente está intimamente ligada ao grau de perda auditiva existente. Alguns pacientes com surdez parcial podem ouvir sons apenas em frequências altas ou baixas limitadas; essa condição às vezes faz com que certos sons pareçam indistinguíveis para eles. Muitas pessoas com dislalia leve a moderada relacionada à audição têm dificuldade em dizer as diferenças entre os sons “f”, “s” ou “th” em várias palavras.

dislalia às vezes pode ser uma característica de uma dificuldade específica de aprendizagem que afeta a articulação da fala.

Esse tipo de deficiência acarreta dificuldade em aprender a processar mentalmente e recriar verbalmente os sons falados. Outro tipo de problema de aprendizagem que pode levar à dislalia é conhecido como distúrbio fonêmico no qual o paciente tem dificuldade em distinguir entre diferentes sons e selecionar o correto para usar uma determinada palavra.

Os tratamentos para esses tipos de dificuldades de aprendizagem relacionadas à fala geralmente incluem sessões de terapia contínuas.

O objetivo desse tipo de terapia da fala geralmente é ajudar os pacientes a aprender maneiras alternativas de treinar seus cérebros para reconhecer, processar e articular corretamente as partes apropriadas das palavras.

Má Articulação das Palavras


Dislalia

Dislalia consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas.

A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas.

É feita uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à articulação das palavras, verifica-se também a mobilidade destes órgãos: palato, lábios e língua, assim como a audição tanto quanto a quantidade como também a qualidade (percepção) auditiva.

É importante uma estimulação da percepção auditiva para que a criança ou o adulto possa identificar e corrigir a sua emissão de fonemas, sílabas, palavras e frases.

Má formação da articulação de Fonemas


Dislalia

Dislalia é a má formação da articulação de fonemas, dos sons da fala. Não é um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional, referente à forma como estes sons são emitidos”.

Este som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real ; omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra; transposições na ordem de apresentação dos fonemas (dizer mánica em vez de máquina, por exemplo); e, por fim, acréscimos de sons. Estas alterações mais comuns caracterizam uma dislalia.

A maioria das pessoas ainda não tem o hábito de fazer uma avaliação fonoaudiológica preventiva, nos primeiros anos de vida, como ocorre no que diz respeito à Pediatria.

Porém, se deve estar atento também à saúde da voz, da fala e da audição, e acompanhar este desenvolvimento, principalmente quando se pretende expor a criança a uma aprendizagem formal, na idade certa.

Muitos fatores, podem influir para que dislalias venham a surgir: crianças que usam a chupeta por muito tempo, ou que mamam na mamadeira por tempo prolongado, ou mesmo aquelas que mamam pouco tempo no peito terminam por alterar as funções de mastigação, respiração e amamentação. Estas crianças podem apresentar um quadro de dislalia.

Embora não se possa dizer que haja uma relação direta, é inegável que tais crianças acabem apresentando flacidez muscular e postura de língua indevida, o que pode ocasionar dislalia. Sendo assim, a dislalia pode ser prevenida por mães bem orientadas durante a amamentação e o pré-natal.

Dislalia – Causas e Sintomas

Embora uma causa exata não tenha sido identificada, estudos identificaram diferenças na forma como as informações sonoras e visuais são processadas entre pessoas com e sem dislexia. No indivíduo disléxico, essas diferenças criam o que um cientista do NIH chama de “assinatura fisiológica” – um padrão cerebral único – talvez o resultado da atividade enfatizada ao longo das neurovias relacionadas à dopamina.

A dopamina é um neurotransmissor, uma substância química que atua no cérebro e facilita certos tipos de mensagens. Segundo um autor, quando os níveis de dopamina estão altos, a pessoa com dislexia experimenta o tempo como se movendo muito lentamente para fora de si e muito rápido para dentro. Como se o tempo parasse.

Este autor também observa que quando a pessoa com dislexia experimenta episódios de desorientação, quando palavras ou sons não criam uma imagem visual para ela e sua mente continua tentando resolver a confusão visualmente, os níveis de dopamina mudam e mudam.

Isso parece ser consistente com alguns dos sintomas da dislexia, como percepções imprecisas do tempo e muitos devaneios.

Os sintomas podem incluir:

Baixa capacidade de associar símbolos com sons e vice-versa
Adivinhação frequente de palavras durante a leitura e incapacidade de reter o significado
Confusão quando dadas instruções verbais desacompanhadas de dicas visuais
Senso confuso de orientação espacial, especialmente invertendo letras e números e perdendo o lugar com frequência durante a leitura ou pulando linhas
Ter a percepção de que palavras, letras e números se movem, desaparecem ou ficam maiores ou menores
Ignorando sinais de pontuação ou outros detalhes de linguagem
Leitura e fala lentas e trabalhosas podem ser difíceis de entender, palavras muitas vezes pronunciadas incorretamente e faladas suavemente
Senso confuso de destro e canhoto
Conceitos matemáticos são difíceis de aprender, devaneios excessivos e dificuldade com o tempo
Dificuldade em sequenciar itens
Dificuldade com quebra-cabeças; caminhar uma linha de giz em linha reta ou outras tarefas de habilidades motoras finas.

Outras características mais positivas comuns com a dislexia incluem:

Capacidade primária do cérebro para alterar e criar percepções
Altamente consciente de seu ambiente, inteligente e curiosidade acima da média
Intuitivo, perspicaz e com a extraordinária capacidade de pensar em imagens
Percepção multidimensional (de vários pontos de vista quase simultaneamente)
Imaginação vívida
Experimentando o pensamento como realidade (confundindo o que eles vêem com o que eles pensam que vêem), sendo assim abundantemente criativos.

Dislalia – Diagnóstico

O diagnóstico é difícil em parte porque os sintomas também podem resultar de outras condições e porque não há dois indivíduos que apresentem os mesmos sintomas. Como resultado, a dislexia pode ser vista como uma condição de desenvolvimento, uma “condição autocriada”, e não como uma doença. Como cada bebê individual interpreta os dados visuais e se adapta ao ambiente de acordo, desenvolvendo seus próprios padrões cerebrais individuais e únicos. É esse padrão de desenvolvimento que é consistente entre as pessoas com dislexia. Quando a mente do indivíduo não consegue entender os dados, o resultado é confusão e desorientação; dados incorretos são incorporados, levando o indivíduo a cometer erros que levam a reações emocionais, principalmente frustração.

Adota-se um comportamento que constitui uma dificuldade de aprendizagem porque inviabiliza a aprendizagem futura e, em última análise, afeta a auto-estima.

Dislalia – Tratamento


Dislalia

tratamento da dislalia varia de acordo com a necessidade de cada criança.

Em primeiro lugar, é feita uma avaliação após um contato com a família, e faz-se um levantamento histórico da criança para, só depois, iniciar o trabalho com a percepção dos sons que ela não executa.

Existem crianças que têm dificuldade de perceber auditivamente os sons.

O fonoaudiólogo deve, então, usar recursos corporais e visuais para chegar ao seu objetivo.

Outras crianças apresentam línguas hipotônicas (flácidas), o que às vezes chega a ocasionar alterações na arcada dentária. Ou ainda, mostram falhas na pronúncia de certos fonemas devido a postura e respiração deficientes.

Para cada criança, tem-se um procedimento diferente, mas, em geral, o fonoaudiólogo atua, na terapia, sobre a falha e a dificuldade, usando, de preferência, meios lúdicos para ampliar a possibilidade de utilização dos sons, até que a criança se sinta segura.

Dislalia -Prognóstico

Se não for tratada, uma pessoa com dislexia pode se tornar “analfabeta funcional”, capaz de funcionar limitada por sua capacidade de ler, soletrar, entender sua caligrafia ou fazer aritmética. Reconhecendo que a dislexia é um transtorno de aprendizagem desenvolvido que afeta pessoas de extraordinária curiosidade, imaginação e inteligência – pessoas de gênio, muitas vezes – do ponto de vista produtivo ou funcional, a dislexia pode contribuir significativamente, positiva ou negativamente, para os níveis de desempenho. Do ponto de vista emocional ou psicológico, a dislexia afeta a auto-estima e promove confusão e frustração, o que pode contribuir para o subdesenvolvimento.

Dislalia – Prevenção

Nenhum método de prevenção da dislexia é atualmente conhecido. No entanto, os métodos de tratamento existentes podem prevenir ou reduzir as perdas secundárias ou indiretas para os indivíduos, sociedade e cultura que poderiam ocorrer. À medida que os aspectos genéticos da dislexia são revelados, modificações cromossômicas genéticas podem impedir a expressão da dislexia nas gerações futuras.

Fonte: www.pediatriconcall.com/br.geocities.com/www.encyclopedia.com/www.wisegeek.com/www.audiblox2000.com/galenet.galegroup.com/www.lifestages.com/www.erowid.org

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