Breaking News
Home / Saúde / Vasculite

Vasculite

PUBLICIDADE

O termo vasculite é utilizado em medicina para se referir a doenças que se apresentam com a inflamação dos vasos sanguíneos.

Ele pode afetar qualquer tipo de vaso sanguíneo em praticamente todos os órgãos.

Os dois mecanismos mais conhecidos pelo qual vasculite ocorre são:

Inflamação de origem imunológica
Mediada pelo sistema complemento
Mediadas por anticorpos ( Goodpasture ‘s syndrome )
Mediada imunidade celular

Invasão direta da parede vascular por agentes patógenos

Bactérias: Neisseria
Rickettsia: febre maculosa
Espiroquetas: Sífilis
Fungos: aspergilose
Vírus: o vírus da varicela-zoster

Vasculite possui uma grande variedade de manifestações clínicas com sinais e sintomas gerais, incluindo febre, mialgia, artralgia e mal-estar.

O QUE SÃO AS VASCULITES?

Vasculite significa inflamação dos vasos sanguíneos. Assim como chamamos Apendicite à inflamação do apêndice ou Artrite à inflamação das articulações, também pode haver inflamação dos vasos sanguíneos. É nos vasos sanguíneos que circula o sangue no nosso corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, que levam o sangue do coração para os vários órgãos e tecidos (como o rim, fígado ou a pele); as veias, que levam o sangue destes órgãos para o coração, e os capilares que são vasos sanguíneos muito pequenos, entre as artérias e as veias, onde se dão as trocas de oxigénio e outros materiais do sangue para os tecidos. Para funcionarem de forma correcta, os órgãos do nosso corpo necessitam do fornecimento regular de sangue. Se há inflamação dos vasos sanguíneos pode ocorrer redução ou bloqueio da circulação de sangue dentro destes vasos ou a parede destes pode tornar-se mais fina, provocando dilatações localizadas (os chamados aneurismas). Por outro lado, os aneurismas podem romper, dando origem a vários problemas. As lesões causadas pela vasculite dependem, por um lado, do tamanho do vaso afectado, por outro, do órgão ou órgãos atingidos, dando origem a vários tipos de vasculite. Por exemplo, a lesão de pequenos vasos da pele poderá causar manchas cutâ- neas e pequenas zonas de pele desvitalizada, a qual recuperará com a melhoria da vasculite. Se os vasos atingidos forem os dos rins, poderá haver comprometimento do bom funcionamento destes órgãos, com repercussão grave no organismo e necessidade de intervenção terapêutica urgente. As vasculites podem ser primárias, se aparecem subitamente numa pessoa previamente saudável, ou secundárias, se surgem numa pessoa com doença já conhecida, por exemplo com Lúpus ou Artrite Reumatóide

QUAL A CAUSA DAS VASCULITES?

Não existe uma única causa e, na maior parte dos casos, é desconhecida. Algumas vasculites de pequenos vasos, por exemplo, são causadas por medicamentos ou infecções, como as hepatites. Sabe-se que não são doenças herdadas directamente, embora haja algum componente hereditário, uma vez que acontece serem afectadas várias pessoas da mesma família. As vasculites são doenças auto-imunes. Isto quer dizer que os mecanismos do nosso organismo, que nos deviam proteger de agressões externas, nomeadamente infecções, perdem a capacidade de distinguir entre o que é um agente estranho e um tecido que pertence ao próprio organismo, e começam a atacar órgãos saudáveis do nosso corpo (neste caso os vasos sanguíneos), causando-lhes lesões.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS VASCULITES?

As vasculites, para além de poderem assumir tipos muito diferentes (ver os tipos de vasculite, mais à frente), podem afectar diferentes órgãos e sistemas, dando origem a formas muito diferentes da mesma doença (i.e., os sintomas variam de doente para doente e até, no mesmo doente, de período para período).

Fonte: es.wikipedia.org/www.spmi.pt/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome de Williams

Síndrome de Williams

PUBLICIDADE A síndrome de Williams é um distúrbio do desenvolvimento que afeta muitas partes do …

Líquen Escleroso

Líquen Escleroso

PUBLICIDADE O líquen escleroso é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres após a menopausa …

Irite

Irite

PUBLICIDADE O que é A irite é inflamação da íris (a parte colorida do olho). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.