Breaking News
Home / Saúde / Doença de Canavan

Doença de Canavan

PUBLICIDADE

Definição

A doença de Canavan é uma leucodistrofia pediátrica rara causada por mutações inativadoras do gene da aspartoacilase (ASPA), localizadas no cromossomo humano 17p13.2 e codificando para a proteína ASPA.

O que é

A doença de Canavan é uma doença neurológica herdada.

Afeta a mielina, ou bainhas ao redor dos nervos no cérebro.

É parte de um grupo de doenças neurológicas genéticas conhecidas como leucodistrofias.

Cada uma dessas doenças afeta a produção de uma substância química diferente que compõe as bainhas de mielina no cérebro.

A doença de Canavan afeta a enzima aspartoacilase.

O cérebro começa a degenerar após o nascimento na doença de Canavan, tornando-se uma massa esponjosa com bolsas cheias de líquido. A maioria das crianças é diagnosticada com idades entre três e nove meses.

A doença de Canavan geralmente pode ser diagnosticada por um exame de sangue.

A doença de Canavan causa uma série de deficiências neurológicas, incluindo retardo mental, cegueira, paralisia, convulsões e, eventualmente, morte.

Infelizmente, a maioria dos pacientes com doença de Canavan não vive após os 10 anos. Tudo depende da velocidade da progressão da doença.

O tratamento é primariamente favorável e busca manter a criança confortável.

A triagem pré-natal está disponível para a doença de Canavan, com o nome de Myrtelle Canavan, que descreveu a doença em 1931.

As pessoas de ascendência judaica ashkenazi correm maior risco e estima-se que 1 em cada 40 judeus ashkenazi possua o gene da doença. No entanto, os árabes sauditas também correm um risco maior de portar o gene.

Ambos os pais devem ser portadores para que o gene seja transmitido, e toda criança nascida de um casal em que ambos são portadores tem 25% de chance de ter a doença.

A doença de Canavan não tem cura agora, mas a pesquisa está em andamento, principalmente nas áreas de células-tronco e pesquisa genética.

As células-tronco ajudariam a substituir as células defeituosas e produziriam a enzima necessária. A pesquisa genética está focada na transferência de boas cópias do gene através de “vetores virais”.

Os resultados são promissores e alguns dos métodos também podem beneficiar outros com doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Pacientes submetidos à terapia genética para a doença de Canavan mostraram melhora, dando esperança aos pais.

A maioria dos obstetras recomenda que seus pacientes judeus e seus maridos façam uma triagem completa de todas as doenças genéticas mais prevalentes nessa população, particularmente as doenças de Canavan e Tay-Sachs.

Os futuros pais estão melhor equipados para tomar decisões sobre suas futuras famílias.

Descrição

A doença de Canavan é um distúrbio hereditário raro que prejudica a capacidade das células nervosas (neurônios) no cérebro de enviar e receber mensagens.

Esta doença faz parte de um grupo de doenças genéticas chamadas leucodistrofias.

As leucodistrofias interrompem o crescimento ou a manutenção da bainha de mielina, que é a cobertura que protege os nervos e promove a transmissão eficiente dos impulsos nervosos.

A doença neonatal/infantil de Canavan é a forma mais comum e mais grave da doença. Os bebês afetados parecem normais nos primeiros meses de vida, mas aos 3 a 5 meses de idade, os problemas com o desenvolvimento se tornam visíveis. Esses bebês geralmente não desenvolvem habilidades motoras, como virar, controlar o movimento da cabeça e sentar sem apoio.

Outras características comuns dessa condição incluem tônus muscular fraco (hipotonia), tamanho incomumente grande da cabeça (macrocefalia) e irritabilidade. Dificuldades de alimentação e deglutição, convulsões e distúrbios do sono também podem se desenvolver.

A forma leve/juvenil da doença de Canavan é menos comum. Os indivíduos afetados têm um atraso no desenvolvimento das habilidades motoras e da fala a partir da infância.

Esses atrasos podem ser tão leves e inespecíficos que nunca são reconhecidos como causados pela doença de Canavan.

A expectativa de vida das pessoas com doença de Canavan varia.

A maioria das pessoas com a forma neonatal/infantil vive apenas na infância, embora algumas sobrevivam na adolescência ou mais além. Pessoas com a forma leve/juvenil não parecem ter uma vida útil reduzida.

Diagnóstico

A idade de início é mais comum entre 3 e 6 meses.

Embora casos com início tardio tenham sido relatados, eles são extremamente raros.

Pacientes com início precoce experimentam dificuldade crescente na alimentação, letargia progressiva, aumento da rigidez dos membros e convulsões.

Quando a doença surge mais tarde na infância, as crianças desenvolvem respostas sociais, motoras e visuais normais no início, mas são perdidas à medida que a doença avança.

Um atraso importante na cabeça e um tônus muscular baixo estão presentes no início da doença, seguidos por um aumento da rigidez que começa nas pernas e produz uma postura de extensão.

As crianças geralmente desenvolvem uma cabeça grande.

O envolvimento do nervo óptico ocorre em uma grande proporção de casos. Muitos pacientes morrem antes dos 10 anos de idade.

Tratamento

Não há cura para esta doença.

A doença de Canavan foi a primeira leucodistrofia para a qual foi realizado um ensaio clínico de terapia genética.

No entanto, essa abordagem ainda está sob investigação. Ensaios com drogas, incluindo lítio e acetato, também estão sob investigação.

A doença de Canavan causa atrofia cerebral progressiva. Não há cura, nem existe um curso padrão de tratamento. O tratamento é sintomático e de suporte.

Prognóstico

O prognóstico para a doença de Canavan é ruim.

A morte geralmente ocorre antes dos 10 anos, embora algumas crianças possam sobreviver até a adolescência e os vinte anos.

Resumo

A doença de Canavan é um distúrbio progressivo e herdado do sistema nervoso central causado por uma deficiência da enzima aspartoacilase.

Os sinais que aparecem em crianças entre 3 e 6 meses de idade incluem atraso no desenvolvimentomau controle da cabeça e problemas alimentares graves, lentidão motora significativa, aumento da cabeça (macrocefalia), perda de tônus muscular (hipotonia).

À medida que a doença progride (refluxo gastrointestinal) e a deterioração da capacidade de deglutição, convulsões, encolhimento do nervo ocular (atrofia óptica) e freqüentemente cegueira se desenvolvem, assim como a azia.

A doença de Canavan é herdada como uma condição autossômica recessivacom ambos os pais carregando silenciosamente um único gene Canavan e cada um de seus filhos correndo um risco de 25%, de receber os dois genes e ter a doença.

A doença de Canavan é mais prevalente entre indivíduos de origem judaica da Europa Oriental (Ashkenazi) do que em outros.

Atualmente, não existe tratamento eficaz e as crianças afetadas morrem na primeira década de vida. Também conhecida como degeneração esponjosa do sistema nervoso central e doença de Canavan-Van Bogaert-Bertrand..

O que é leucodistrofia?

Leucodistrofia é um termo genérico que se refere a uma família de condições genéticas que envolvem mielina, uma gordura que envolve as células nervosas.

O termo, derivado do grego, significa “mau crescimento da substância branca “. Nos pacientes com leucodistrofia, a mielina se degrada ou deixa de crescer adequadamente, e o paciente desenvolve distúrbios do sistema nervoso.

As leucodistrofias podem ser caracterizadas como centrais ou periféricas, dependendo da parte do sistema nervoso envolvido, e podem ser muito graves.

Algumas leucodistrofias incluem: doença de Canavan, ataxia infantil com hipomielinização do sistema nervoso central, doença de Alexander, doença de Refsum, doença de Pelizaeus-Merzbacher, leucodistrofia metacromática, xantomatose cerebroteninosa e adrenoleucodistrofia.

Algumas condições parecem estar ligadas à herança étnica, como na leucodistrofia metacromática e na adrenoleucodistrofia em pessoas de herança escandinava e a doença de Canavan é dos judeus asquenazes, enquanto outras aparecem espontaneamente em muitas populações diferentes.

Pessoas com leucodistrofia carecem de enzimas que ajudam o corpo a regular a mielina. Em alguns casos, isso significa que a mielina se degrada ou não é construída adequadamente pelo corpo, enquanto em outros casos, o corpo pode demorar a crescer mielina, o que significa que, ao ser decomposto, não é substituído. Normalmente, os pacientes começam saudáveis e experimentam um declínio neurológico lento, o que os leva a procurar tratamento com um neurologista que pode diagnosticar leucodistrofia após realizar alguns testes de diagnóstico. A leucodistrofia geralmente surge em bebês e crianças pequenas.

Os sintomas da leucodistrofia podem variar, dependendo da condição do paciente, mas podem incluir dificuldade em comer ou engolir, marcha desconcertante, má coordenação, confusão e tremores.

Algumas formas causam cegueira, surdez e outros problemas à medida que progridem.

Como outras desordens genéticas, a leucodistrofia não pode ser curada, pois envolve um erro fundamental no DNA do paciente, mas pode ser gerenciada.

Tomar medidas antecipadamente pode melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar o conforto do paciente.

Pessoas em populações associadas a distúrbios genéticos, incluindo leucodistrofias, podem querer fazer testes genéticos para verificar se eles carregam genes perigosos.

O aconselhamento genético é especialmente aconselhável para pessoas que desejam ter filhos, pois o teste genético avançado pode ajudar os pais a tomar decisões informadas e pode ajudar os pais a evitar a concepção de uma criança com um distúrbio genético grave como a leucodistrofia.

Os casais que experimentaram problemas repetidos na concepção ou múltiplos abortos também podem querer explorar as opções de testes genéticos para ver se estão carregando genes que resultam em defeitos congênitos incompatíveis com a vida.

Fonte: ghr.nlm.nih.gov/www.canavanfoundation.org/www.wisegeek.org/rarediseases.org/www.ntsad.org/ulf.org/www.childneurologyfoundation.org/www.kennedykrieger.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.