Breaking News
Home / Saúde / Psicose

Psicose

PUBLICIDADE

A psicose é uma condição anormal da mente que envolve uma “perda de contato com a realidade “. Pessoas com psicose podem apresentar alterações de personalidade e transtornos do pensamento.

Dependendo da sua gravidade, isso pode ser acompanhado por um comportamento incomum ou estranho, bem como dificuldade com interação social e comprometimento na realização de atividades da vida diária.
A psicose como sinal de transtorno psiquiátrico é um diagnóstico de exclusão.

Ou seja, um novo episódio de psicose não é considerado um sintoma de um transtorno psiquiátrico até que outras causas relevantes e conhecidas de psicose sejam devidamente excluídas.

Os testes laboratoriais médicos e biológicos devem excluir doenças e lesões de outros órgãos do sistema nervoso central, substâncias psicoativas e toxinas como causas de sintomas de psicose antes de qualquer doença psiquiátrica possa ser diagnosticada.

No treinamento médico, a psicose como sinal de doença é frequentemente comparada à febre, uma vez que ambas podem ter múltiplas causas que não são facilmente evidentes.

O termo “psicose” é muito amplo e pode significar qualquer coisa, desde experiências aberrantes relativamente normais até as expressões complexas e catatônicas da esquizofrenia e do transtorno bipolar de tipo 1.

Em distúrbios psiquiátricos devidamente diagnosticados (onde outras causas foram excluídas por extensos exames laboratoriais médicos e biológicos), a psicose é um termo descritivo para as alucinações, delírios e deficiência mental que podem ocorrer.

Geralmente, o tratamento de primeira linha para muitos distúrbios psicóticos é a medicação antipsicótica.

Sinais e sintomas

Pessoas com psicose normalmente têm um ou mais dos seguintes itens abaixo:
– Alucinações
– Delírios
– Catatonia
– Transtorno do pensamento
– Também ocorrem prejuízos na cognição social

Alucinações

Uma alucinação é definida como percepção sensorial na ausência de estímulos externos. As alucinações são diferentes das ilusões , ou distorções perceptivas, que são a percepção errônea de estímulos externos. [13] As alucinações podem ocorrer em qualquer um dos sentidos e assumir quase qualquer forma, o que pode incluir sensações simples (como luzes, cores, gostos e cheiros) a experiências como ver e interagir com animais e pessoas totalmente formados, ouvindo Vozes e sensações tácteis complexas.

A psicose pode envolver crenças delirantes, algumas das quais são de natureza paranoica . Simplificando, os delírios são falsas crenças de que uma pessoa se apega, sem provas adequadas. Pode ser difícil mudar a crença, mesmo com evidências em contrário.

Os temas comuns de delírios são persecutórios (a pessoa acredita que os outros estão fora para prejudicá-los), grandioso (pessoa que acredita ter poderes ou habilidades especiais), etc. As pessoas com síndrome de Ekbom podem ter crenças delirantes de uma infestação parasitária imaginária.  Enquanto as pessoas deprimidas podem ter delírios consistentes com seu humor baixo (por exemplo, delírios que pecaram ou contraíram doenças graves, etc.).

Karl Jaspers classificou delírios psicóticos em tipos primários e secundários. Os delírios primários são definidos como que surgem de repente e não são compreensíveis em termos de processos mentais normais, enquanto os delírios secundários geralmente são entendidos como sendo influenciados pelos antecedentes da pessoa ou situação atual (por exemplo, etnia, crenças religiosas, supersticiosas ou políticas).

Fonte: en.wikipedia.org

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.