Breaking News
Home / Saúde / Eupneia

Eupneia

PUBLICIDADE

Definição

Respiração fácil e livre, como é observado normalmente em condições de repouso.

Eupneia é a palavra para uma respiração normal e saudável.

Eupneia é a respiração normal e relaxada; condição saudável de inalação e exalação.

Eupneia é a respiração natural em todos os mamíferos, incluindo humanos.

Eupneia – Respiração Normal

No sistema respiratório dos mamíferos a eupneia é uma respiração normal, boa e não trabalhada, às vezes conhecida como respiração silenciosa ou frequência respiratória de repouso.

Na eupneia, a expiração emprega apenas o recuo elástico dos pulmões.

Eupneia é a respiração natural em todos os mamíferos, incluindo humanos.

Eupneia não requer qualquer esforço volitivo, mas ocorre sempre que um mamífero está em um estado natural de relaxamento, ou seja, quando não há perigo claro e presente em seu ambiente.

Quando um mamífero percebe o perigo potencial, a eupnéia pára e ocorre uma forma muito mais limitada e laboriosa de respiração.

Eupneia é uma forma eficiente e eficaz de respiração, que maximiza a ingestão de ar e minimiza o esforço muscular.

Durante a eupneia, a produção neural para os músculos respiratórios é altamente regular, com explosões rítmicas de atividade durante a inspiração apenas para o diafragma e os músculos intercostais externos.

O que é Eupneia?

Eupneia é o termo médico formal usado para descrever a respiração normal.

As raízes da palavra significam literalmente “boa respiração”.

Se um paciente tiver eupneia, isso significa que a respiração não é motivo de preocupação.

Pacientes que têm dificuldade em respirar são avaliados para determinar por que os tratamentos adequados podem ser oferecidos.

Em pacientes com condições crônicas envolvendo os pulmões e vias aéreas, pode ser difícil estabilizar a respiração para deixar o paciente confortável.

Quando um paciente está respirando normalmente, a respiração não é elaborada.

Os pulmões inflam e desinfla facilmente sem esforço por parte do paciente e a respiração geralmente é silenciosa.

Nenhuma obstrução está presente para limitar o fluxo de ar ou para tornar a respiração barulhenta e o paciente não sente aperto, dor ou outros sintomas no tórax que possam dificultar a respiração.

A eupneia também é estável, com uma frequência respiratória regular.

Eupneia

O sistema respiratório humano, mostrando a traquéia, bronquíolos e pulmões

Pacientes que estão respirando normalmente devem receber oxigênio suficiente para suprir as necessidades do corpo. Eles não sentem falta de ar e não apresentam sintomas como o “bluing” das extremidades.

Em um paciente que está respirando normalmente, mas sente privação de oxigênio ou tem sintomas como um nível alterado de consciência, esses sintomas indicam que algo está errado com o sistema que o corpo usa para transmitir oxigênio para as células.

A Eupneia em combinação com doença cardiovascular, por exemplo, pode significar que o paciente está recebendo oxigênio suficiente através dos pulmões, mas o sistema circulatório não pode transportar o oxigênio para o corpo.

A Eupneia também é conhecida como respiração em repouso ou respiração tranquila.

Ter trabalhado, respiração difícil não significa necessariamente que alguém não é saudável.

As pessoas respiram mais e mais profundamente enquanto se exercitam. Enquanto um praticante estiver respirando regularmente e não sentir falta de oxigênio, isso indica que o exercício está ocorrendo dentro das limitações físicas da pessoa e que ele está saudável. Quanto mais as pessoas se exercitarem, menos elas terão que trabalhar, explicando por que alguns corredores mal respiram em corridas, enquanto pessoas novas na corrida podem lutar pelo ar.

Quando um paciente não está respirando adequadamente, o teste pode ser usado para descobrir por que e desenvolver um plano de tratamento para tratar do assunto.

Os tratamentos podem incluir medicação para controlar a inflamação, suplementação de oxigênio para pacientes que não estão recebendo oxigênio suficiente e exercícios para aumentar a capacidade pulmonar e a aptidão física geral.

As pessoas que notam mudanças súbitas na respiração devem consultar um médico para avaliação, especialmente se a respiração é difícil ou a respiração cria uma sensação de queimação ou aperto no peito.

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/dictionary.webmd.com/www.wisegeek.org/www.definitions.net/en.wikipedia.org/www.collinsdictionary.com

Veja também

Hipertrofia Cardíaca

PUBLICIDADE Hipertrofia cardíaca – Insuficiência Cardíaca A doença cardíaca em adultos é a causa mais frequente de mortalidade …

Insuficiência Cardíaca

Insuficiência Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente …

Síndrome de Hellp

Síndrome de Hellp

PUBLICIDADE Definição A Síndrome de Hellp é uma série de sintomas que compõem uma síndrome que pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.