Breaking News
Home / Saúde / Fluido Cerebral

Fluido Cerebral

PUBLICIDADE

Definição

Um vazamento no líquido cefalorraquidiano (LCR) é uma fuga do líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Este fluido é chamado de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Nomes alternativos

Hipotensão intracraniana ou Vazamento de líquido cefalorraquidiano.

Líquido cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano contém um número aumentado de glóbulos brancos, predominantemente células mononucleares, com níveis normais de glicose e proteína.

O que é o fluido cerebral?

Também conhecido como líquido cefalorraquidiano (LCR), o fluido cerebral é um fluido corporal que normalmente flui através do sistema nervoso central.

Especificamente, pode ser encontrado entre o crânio e o cérebro.

Ele oferece alguns benefícios importantes para o sistema nervoso devido à sua localização, incluindo a circulação de nutrientes e absorção de choque.

O líquido cefalorraquidiano (LCR) auxilia no transporte de nutrientes dos alimentos pelas estruturas do sistema nervoso central, assim como o sangue.

Também filtra os resíduos, como os rins, exceto que limpa a medula espinhal e o cérebro em vez do sangue. Isso permite que o sistema nervoso seja completamente desintoxicado.

O outro benefício importante do fluido cerebral é a absorção de choque. Especificamente, ele protege a medula espinhal e o cérebro de traumatismos prejudiciais que ocorrem de golpes, quedas, movimentos bruscos e muito mais.

Claro, o líquido cefalorraquidiano (LCR) tem suas limitações. Se o trauma for muito grave, a medula espinhal e o cérebro serão afetados por ele. Isso pode causar um vazamento de fluido cerebrospinal.

Pacientes que sofrem de um vazamento espontâneo de líquido cefalorraquidiano experimentam uma dor de cabeça súbita e aguda que é ortostática – pior em pé, melhor enquanto está deitado.

Os sintomas adicionais podem incluir náuseas, vômitos, visão dupla, fraqueza ou dormência facial, vertigem e tonturas graves, além de gosto metálico na boca. Às vezes, o derrame de líquido cefalorraquidiano pode ser observado através de descargas na orelha e no nariz.

Podem ocorrer vários distúrbios em que o fluido cerebral se acumula sem drenar.

A hidrocefalia, também conhecida como “água no cérebro”, ocorre quando o excesso de líquido cefalorraquidiano se infiltra nas cavidades, ou ventrículos, do cérebro. Isso leva a pressão dentro do cérebro, aumentando a cabeça e causando convulsões e incapacidades. Também é conhecido por causar a morte. Os sintomas incluem dores de cabeça, náuseas, vômitos e convulsões.

A meningite é uma doença que inflama as membranas que protegem a medula espinhal e o cérebro, e ocorre quando o fluido cerebral embolsado naquela parte do corpo é infectado por bactérias.

A doença está tão próxima do cérebro que ter meningite é uma emergência médica. Os sintomas mais comuns associados incluem rigidez de nuca e dor de cabeça, mas confusão, febre, fotofobia e fonofobia também podem estar presentes.

Diretamente relacionada à meningite é a encefalite, e é possível ter as duas doenças juntas, uma condição conhecida como meningoencefalite. A encefalite também inflama o cérebro, muitas vezes por causa do vírus herpes simplex.

Esta condição é diagnosticada pelo exame do fluido cerebral do paciente. Os sintomas incluem dor de cabeça, confusão, febre, sonolência e fadiga.

Visão geral

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido límpido e incolor que envolve o cérebro e a medula espinhal.

Enquanto a principal função do líquido cefalorraquidiano (LCR) é amortecer o cérebro dentro do crânio e servir como um amortecedor para o sistema nervoso central, o líquido cefalorraquidiano (LCR) também circula nutrientes e substâncias químicas filtradas do sangue e remove os resíduos do cérebro.

Sintomas de vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR)

Quando ocorre um vazamento no líquido cefalorraquidiano, pode causar algum ou todos os sintomas a seguir:

Dor de cabeça
Drenagem nasal
Meningite
Distúrbios visuais
Zumbido

Fonte: www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/neuropathology-web.org/my.clevelandclinic.org/www.hopkinsmedicine.org/www.nationalmssociety.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Trauma Renal

Trauma Renal

PUBLICIDADE Definição O trauma renal é quando um rim é ferido por uma força externa. Seus rins …

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.