Síndrome de Miller Fisher

PUBLICIDADE

Síndrome de Miller Fisher – Definição

síndrome de Miller Fisher é um distúrbio neurológico agudo raro, caracterizado por uma tríade de manifestações clínicas que inclui coordenação anormal associada a danos cerebrais (ataxia), uma condição que envolve paralisia dos olhos chamada oftalmoplegia e ausência generalizada de reflexos (areflexia).

síndrome de Miller Fisher é uma doença rara que faz com que o sistema imunológico ataque os nervos, geralmente no rosto. Pode causar problemas nos movimentos oculares e faciais, na coordenação e no equilíbrio.

A maioria das pessoas se recupera totalmente seis meses após receber o tratamento.

Síndrome de Miller Fisher – O que é

síndrome de Miller Fisher (MFS) é uma doença rara que faz com que o sistema imunológico ataque os nervos, geralmente começando no rosto. Pode afetar os nervos que controlam os músculos oculares, por isso você pode ter problemas para mover os olhos.

síndrome de Miller Fisher também pode causar problemas de coordenação e reflexos. Os sintomas geralmente seguem uma infecção viral ou bacteriana.

Qualquer pessoa pode contrair a síndrome de Miller Fisher, mas é mais comum em:

Pessoas de ascendência asiática.
Homens e pessoas designadas como homens ao nascer (AMAB). A síndrome de Miller Fisher afeta as pessoas AMAB duas vezes mais frequentemente do que as mulheres e as pessoas designadas como mulheres à nascença.
Adultos com mais de 55 anos.

Síndrome de Miller Fisher – Descrição

síndrome de Fisher também é conhecida como síndrome de Miller Fisher, conforme foi descrita em 1956 pelo médico canadense Charles Miller Fisher.

É uma doença nervosa aguda e rara, considerada uma variante da síndrome de Guillain-Barré. Em ambas as síndromes, a doença nervosa associada pode ser adquirida após doença viral.

Uma vez diagnosticado e tratado o distúrbio, os efeitos físicos e mentais podem ser mínimos ou ausentes, enfatizando assim a importância da identificação médica dos indivíduos afetados e do tratamento adequado.

síndrome de Fisher também é conhecida como síndrome de neuropatia oftalmológica idiopática aguda de oftalmoplegia, ataxia e arreflexia.

As condições relacionadas incluem distúrbios chamados encefalopatia do tronco cerebral de Bickerstaff e oftalmoparesia aguda.

Síndrome de Miller Fisher – Causas e Sintomas

Síndrome de Miller Fisher
Síndrome de Miller Fisher

A maioria dos indivíduos afetados com síndrome de Fisher produz um anticorpo pelo sistema imunológico que está relacionado à suscetibilidade de desenvolver a doença após uma doença viral; não está claro como.

Pensa-se que o anticorpo IgG anti-GQ1b esteja associado à paralisia ocular ou oftalmoplegia.

causa da síndrome de Fisher e da síndrome de Guillain-Barré em ambos os casos é devida a uma doença autoimune em que os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do corpo atacam erroneamente um isolante nervoso e transportador de impulsos chamado bainha de mielina.

Isso causa inflamação e danos ao sistema nervoso. A síndrome de Guillain-Barré difere da síndrome de Fisher porque diferentes grupos nervosos são atingidos e a paralisia no primeiro começa nas pernas e sobe.

síndrome de Fisher, por outro lado, começa na cabeça (paralisia dos olhos) e se move em direção ao pescoço e aos braços. Embora a causa direta seja desconhecida, acredita-se que 65% dos casos estejam ligados a doenças virais relacionadas ao herpes (embora outros vírus além do herpes também possam estar envolvidos).

Os primeiros sintomas parecem estar relacionados a um vírus e incluem dor de cabeça, febre e pneumonia. A tríade característica de sintomas que resulta em indivíduos que adquirem a síndrome de Fisher se soma à atrofia muscular generalizada (fraqueza) e complicações respiratórias que podem envolver insuficiência respiratória se não tratada.

É incomum observar um paciente com síndrome de Fisher que não apresente algum grau de fraqueza generalizada. Acredita-se que os danos à função motora estejam associados a danos sofridos pelos nervos cranianos do cérebro, com danos aos nervos sensoriais estendendo-se aos braços e pernas do paciente.

Nos casos que também incluem anormalidades no tronco cerebral, é mais provável que seja devido a um distúrbio relacionado denominado síndrome de Bicker-staff.

Os sintomas da síndrome de Miller Fisher tendem a surgir repentinamente e se desenvolver ao longo de alguns dias. Os sintomas geralmente começam cerca de 10 dias após uma infecção viral ou bacteriana.

Às vezes, seus sintomas podem demorar várias semanas.

Os sintomas mais comuns da síndrome de Miller Fisher incluem:

Problemas de equilíbrio.
Mudanças na maneira como você anda.
Visão dupla (diplopia) ou visão turva.
Pálpebras caídas (ptose) ou paralisia facial (dificuldade em mover os músculos do rosto).
Perda de reflexos tendinosos no tornozelo, joelho ou braço.
Problemas com movimentos oculares.
Movimentos musculares desleixados ou desajeitados.

Você também pode desenvolver:

Problemas respiratórios.
Fraqueza muscular nos braços e pernas.
Problemas de deglutição.
Fraqueza na língua.

Síndrome de Miller Fisher
Síndrome de Miller Fisher

síndrome de Miller Fisher pode se desenvolver se o seu sistema imunológico reagir a uma infecção e atacar erroneamente os nervos enquanto tenta combater a infecção.

As infecções virais e bacterianas que podem desencadear a síndrome de Miller Fisher incluem:

Infecção por Campylobacter.
Haemophilus influenzae.
Vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Mononucleose (vírus Epstein-Barr).
Vírus Zika.

Síndrome de Miller Fisher – Diagnóstico

Não existe um teste que possa confirmar o diagnóstico de síndrome de Miller Fisher. Seu médico realizará um exame físico, avaliará seus sintomas e revisará seu histórico médico.

Certifique-se de informar o seu médico se você teve uma infecção viral ou bacteriana nos últimos meses.

Se o seu médico suspeitar que você tem a síndrome de Miller Fisher, ele poderá realizar os seguintes testes:

Exames de sangue: Os exames de sangue podem detectar níveis elevados de certos anticorpos no sangue. Os anticorpos são proteínas que o seu sistema imunológico produz para combater infecções.
Eletromiografia: Um eletromiograma é um teste que mede quão bem seus músculos estão respondendo aos sinais dos nervos.
Estudo de condução nervosa: Este teste mede a rapidez com que um sinal elétrico se move através dos nervos.
Punção lombar: Durante uma punção lombar, seu médico remove uma amostra do fluido que envolve sua coluna e examina o fluido em busca de certos anticorpos.

Síndrome de Miller Fisher – Tratamento

Síndrome de Miller Fisher
Síndrome de Miller Fisher

Não há cura para a síndrome de Miller Fisher, mas algumas terapias podem impedir o sistema imunológico de atacar os nervos saudáveis.

Os tratamentos mais comuns incluem:

Terapia com imunoglobulina intravenosa (IVIG): A terapia IVIG utiliza plasma purificado (a porção líquida do sangue) e anticorpos saudáveis de doadores. Pode ajudar a impedir que o sistema imunológico ataque tecidos saudáveis.
Troca de plasma (plasmaférese): A plasmaférese é um procedimento para filtrar o plasma do sangue que pode conter anticorpos prejudiciais.
Reabilitação física: Você pode trabalhar com um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para recuperar a força muscular, flexibilidade e coordenação. Os terapeutas podem ajudá-lo a melhorar o equilíbrio e a marcha (caminhada) e mostrar técnicas para realizar as atividades diárias.

Síndrome de Miller Fisher – Prevenção

Não há como prevenir a síndrome de Miller Fisher. Mas você pode tomar medidas para reduzir o risco de contrair uma infecção viral ou bacteriana.

Tenha certeza de:

Evite contato com pessoas doentes.
Cubra tosses e espirros.
Desinfete as superfícies que você toca com frequência.
Não toque em seu rosto a menos que suas mãos estejam limpas.
Lave as mãos com frequência e use desinfetante para as mãos.

Fonte: www.ninds.nih.gov/www.gbsfi.com/my.clevelandclinic.org/www.gale.com/rarediseases.org/fi-admin.bvsalud.org/www.gbs-cidp.org/www.thelancet.com/samarpanphysioclinic.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …